
Muitos fatores podem desencadear uma queda na produtividade de qualquer clínica de saúde. Entre as principais causas do problema estão o acúmulo de afazeres diários e a alta demanda de agendamentos.
Para evitar situações como essas, é fundamental implementar ações que ajudem na produtividade. Nesse contexto, contar com uma estratégia de gestão de equipe é uma boa solução: ao oferecer um ambiente mais dinâmico ao estabelecimento, impacta-se diretamente na qualidade dos serviços médicos, agradando aos pacientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora algumas dicas exclusivas para melhorar a produtividade na clínica.
Troque o prontuário de papel pelo eletrônico
Os prontuários de papel já estão ultrapassados, e continuar a utilizá-los apenas atrasará os processos rotineiros da sua clínica.
Um prontuário eletrônico traz muito mais agilidade ao dia a dia do seu estabelecimento. Além de serem mais seguros e eficientes do que as fichas de papel, que demandam muito espaço para arquivamento, eles estão menos suscetíveis a erros humanos.
Com um software de prontuário, fica ainda mais fácil organizar dados da clínica e de pacientes, bem como ter um acesso mais eficiente a essas informações.
Melhore a comunicação com seus funcionários
A comunicação é essencial em qualquer área, principalmente na área da saúde. Ter uma forma de se comunicar com seus colaboradores de maneira rápida e simples traz grandes benefícios relacionados ao tempo e economia de recursos financeiros.
Por isso, escolha o melhor meio de comunicação possível para utilizar com toda a sua equipe. Teste as opções disponíveis atualmente, como os aplicativos de mensagens instantâneas, e escolha a que melhor supre as necessidades da clínica.
Mapeie os processos internos
Toda clínica tem seus processos internos que fazem o estabelecimento funcionar diariamente, desde o atendimento ao paciente na recepção até o arquivamento de seu prontuário.
Para aumentar a produtividade na clínica, é importante mapear todos esses processos, verificando quanto tempo cada um leva para ser realizado e quais profissionais são envolvidos.
Com esse mapeamento em mãos, é possível reconhecer as possíveis falhas e implementar medidas para corrigi-las, otimizando as atividades. Além disso, você também poderá descartar processos que não dão resultados e ocupam muito tempo de seus colaboradores.
Invista em um sistema de gestão
Usar exclusivamente o telefone para agendar ou confirmar consultas dos pacientes é, hoje, uma característica exclusiva de clínicas que não procuram se modernizar.
Agendamento de consultas via telefone é importante, mas pode consumir muito tempo. Portanto, melhor do que manter contato telefônico exclusivamente para consultas e retornos, é ter um software que, além de lembrar o paciente de suas consultas, ainda mande mensagens em datas especiais, promovendo a fidelização dos pacientes.
Os sistemas de gestão ajudam as clínicas a se diferenciar ao manter um contato personalizado com seus pacientes, além de disponibilizarem opções para a automatização de outros processos necessários para o bom funcionamento do estabelecimento.
Como você viu, incorporar a tecnologia nos processos internos é indispensável para melhorar a gestão de equipe e maior produtividade na clínica. A informatização e automatização dessas atividades garante maior agilidade e melhor desempenho das tarefas diárias do estabelecimento.
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