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Gestão de clínica: entenda como administrá-la de maneira eficiente

Publicado em 15.09.2016

Gestão de clínica: entenda como administrá-la de maneira eficiente

Uma gestão de clínica eficiente muitas vezes não é fácil, visto que a maioria dos profissionais de saúde não tem qualquer base ou conhecimento em administração de empresas. Mas, com alguns recursos apropriados e a ajuda da tecnologia, o gerenciamento de sua clínica pode ser bastante fácil e rápido. Entenda agora como você pode administrá-la de maneira eficiente, seja na área financeira, de divulgação de serviços, e principalmente, no bom atendimento aos pacientes.

Existem algumas etapas que podem organizar de forma eficiente a parte administrativa de sua clínica médica. Veja abaixo 5 dicas de como você pode manter o controle do seu consultório no dia a dia:

1. Manter um controle preciso da parte financeira da clínica

É extremamente importante para a gestão da clínica manter um controle rigoroso sobre as finanças, as contas a pagar e a receber, a compra de material, equipamentos, aparelhos, entre outras transações financeiras de sua clínica, mesmo as que pareçam irrelevantes. Registrar todas as receitas e despesas é indispensável para o fluxo de caixa e para a avaliação de resultados obtidos com as contas da clínica.

2. Dê prioridade à forma como atende

O sucesso de qualquer clínica está na boa relação médico-paciente. Ter os dados dos pacientes sempre ao alcance, não apenas no computador do consultório, mas também em tablets e celulares para acesso remoto, por meio de aplicativos para dispositivos móveis que tenham esta função, é uma forma de oferecer um bom, personalizado e humanizado atendimento.

3. Faça uma boa gestão do marketing de sua clínica

Para captar clientes novos, ou para fidelizar os já existentes, é importante pensar em estratégias e ideias de divulgação para implementar em sua clínica. Algumas delas podem ser:

Blogs

Uma boa presença online com um blog pode fazer a diferença para educar clientes e captar novos por meio da produção de textos relevantes, dicas, tira-dúvidas entre outras formas que possam levar o seu leitor a ser um futuro paciente de sua clínica.

Mídias Sociais

Ter uma conta no Twitter, no Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras redes, é uma forma econômica de fazer sua empresa ser reconhecida por muitas pessoas, criando assim um engajamento.

Prefira usar em seus canais de conteúdo mensagens informativas e verdadeiras, sempre direcionando suas estratégias para agregar valor ao paciente e à clínica, para que ambos possam se beneficiar.

4. Otimize o tempo dos funcionários

Informatizar sua clínica ou consultório — evitando o uso de agendas de papel e usando softwares de gerenciamento completos para marcação e reagendamento de consultas, por exemplo — fará com que os funcionários tenham seu tempo otimizado para focar no paciente que já está na clínica e outras tarefas mais urgentes.

5. Mantenha todos os dados de sua clínica unificados

Clínicas e consultórios com salas cheias de arquivos e gavetas para armazenar cadastros em pastas e fichas de papel já são coisa do passado. Hoje, tudo pode ser informatizado e armazenado em nuvem, um ambiente virtual seguro, acessado de qualquer lugar e dispositivo ligado à Internet.

Com uma correta gestão da clínica, você poderá conquistar seus pacientes a cada dia, e também poderá aproximar-se melhor dos novos pacientes, gerando cada vez mais resultados para sua empresa.

Essas informações poderão ser úteis para a gestão ou marketing de sua clínica? Então compartilhe nas suas redes sociais e mostre para todos o seu interesse em otimizar o atendimento aos pacientes!

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