Facebook Pixel Quais as ferramentas para gestão de clínicas e consultórios? - E-saúde

Artigo

Quais as ferramentas para gestão de clínicas e consultórios?

Publicado em 29.08.2017

Quais as ferramentas para gestão de clínicas e consultórios?

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. As ferramentas para gestão têm facilitado as atividades e as tornado mais práticas. Sua utilização pode fazer uma grande diferença na gestão de clínicas, especialmente para a implementação de softwares integrados, tornando o serviço mais eficiente e ágil.

Um sistema de gestão é uma maneira de gerir as informações relacionadas aos processos financeiros, administrativos e de informação de uma clínica, utilizando um software. Esse sistema possibilita reunir todo o fluxo de informações durante a realização dos serviços que são prestados, além de integrar os setores de sua clínica, permitindo maior interação e acesso.

Você conhece as principais ferramentas de um sistema de gestão? Sabe quais possibilidades um software permite a sua clínica?

Agendamento de consultas é uma das ferramentas para gestão

Alguns médicos, além de trabalharem em clínicas particulares, também possuem o próprio consultório.

Quanto mais estabelecimentos, mais complexo torna-se o gerenciamento da agenda desse profissional, pois cada local conta com sistemas, secretárias, horários e procedimentos diferentes.

A melhor forma de lidar com esses fatores é utilizar uma das ferramentas para gestão existentes, como um software que integre todos os atendimentos em um único lugar, envie lembretes por SMS automaticamente e seja acessível por meio de vários sistemas, como: Windows, Mac e smartphones.

Dica: O uso de SMS para confirmação de consulta e atualização de status diretamente na agenda é um recurso que reduz em até 30% as faltas.  Conheça a pesquisa aqui.

Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico pode ser definido como um registro eletrônico criado especificamente para cada usuário. Ele oferece acesso prático a inúmeras informações dentro de um banco de dados, apoio nas decisões e diagnósticos, entre diversos outros recursos.

As principais vantagens no uso do prontuário eletrônico na gestão de clínicas são:

  • a otimização dos recursos por computador;
  • o melhoramento do processo de tomada de decisão;
  • mais agilidade e precisão nos diagnósticos;
  • o acesso ao histórico médico em menos de três cliques e sempre atualizado;
  • a melhora na leitura dos dados e a segurança das informações registradas.

É importante, sempre, escolher um sistema de prontuário eletrônico que realize backups constantes e com alta tecnologia em nuvem, assim,  todos os dados de seus pacientes ficam salvos e com possibilidade de recuperação em caso de perda.  Para saber como escolher o melhor sistema siga esta checklist.

Gestão financeira

Utilizar um software de gestão ajuda muito a registrar e acessar os dados financeiros da sua clínica ou consultório. E isso, por sua vez, torna o controle e administração financeira bem menos complexa, permitindo a você utilizar seu tempo para atender mais pacientes, dedicar-se à família, aos estudos, entre outras atividades.

A melhor ferramenta é aquela que oferece os recursos de gestão financeira da clínica, como registro de despesas, fluxo de caixa, gráficos de entradas e saídas de dinheiro.

Utilizar softwares de gestão de clínicas facilita, até, o atendimento ao paciente. Lembre-se de pesquisar entre as opções disponíveis no mercado, avaliando, além do custo-benefício, a segurança das informações, o serviço de manutenção e o suporte técnico de qualidade.

Ao começar a pesquisar o melhor sistema para sua clínica, antes, é preciso saber quais são as principais necessidades de gestão do seu consultório e escolher as funcionalidades ideais para a sua  rotina.

Sobre o autor:

*Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Artigo

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Guia financeiro para clínicas: as melhores dicas para uma gestão otimizada

E-book

Guia financeiro para clínicas: as melhores dicas para uma gestão otimizada

Receba nosso conteúdo VIP