Facebook Pixel 5 estratégias de marketing essenciais para clínicas de oncologia - E-saúde

Artigo

5 estratégias de marketing essenciais para clínicas de oncologia

Publicado em 21.06.2017

5 estratégias de marketing essenciais para clínicas de oncologia

De que maneira você costuma conduzir as estratégias de marketing da sua clínica de oncologia? Uma das maiores características do marketing digital é a possibilidade de conseguir promover com eficiência qualquer tipo de trabalho.

Isso também vale para clínicas de oncologia: uma área da saúde que exige uma atenção bastante especial no cuidado com as pessoas — e que pode gerar retorno positivo com a estratégia adequada para fortalecer sua imagem e aumentar o número de pacientes.

Um dos pontos mais importantes que precisa ser levado em consideração é a abordagem: ela condiz com o perfil do paciente? De que maneira você irá conversar com essas pessoas? Lembre-se de que pacientes de oncologia passam por um momento bastante delicado e, portanto, a comunicação precisa ser mais do que cuidadosa.

Conheça 5 estratégias de marketing essenciais para clínicas de oncologia:

1. Conteúdo de qualidade

A área da saúde é uma das que mais desperta curiosidade no público. Procure adaptar essa premissa para a área de oncologia. Que tal dar dicas de maquiagem para melhorar a autoestima dos pacientes? Ou desmistificar alguns termos relacionados ao câncer de maneira lúdica?

Experimente vários formatos de conteúdo até chegar naqueles que funcionam melhor para o seu público — que, acima de tudo, deve ser humanizado.

2. Presença nas redes sociais

Hoje em dia, as pessoas passam boa parte do dia conectadas às redes sociais. Portanto, a sua clínica de oncologia tem muito a ganhar ao estar presente por lá, também.

O Facebook, por exemplo, conta com 1,8 bilhão de usuários, e é a rede social mais popular da atualidade. Trata-se de um ótimo lugar para publicar o conteúdo de qualidade discutido no item anterior, além de se mostrar à disposição para receber comentários e dúvidas do público.

3. Envio de e-mail marketing

Comece a captar os e-mails dos seus pacientes e a impactá-los com conteúdo de qualidade. O e-mail precisa fazer parte das estratégias de marketing porque entrega uma comunicação altamente direcionada e demonstra um alto interesse daquele público de ter contato com a sua clínica. Não se deixe levar pela insatisfação ao ver uma lista pequena: ela deve ser construída com o tempo.

4. Atendimento de qualidade

Tanto as redes sociais como os contatos feitos por meio do seu site são ótimas oportunidades para a sua clínica oncológica oferecer um bom atendimento.

É essencial lembrar-se, novamente, que pacientes dessa área passam por um momento delicado e precisam de uma atenção diferenciada ao entrarem em contato com a clínica.

E isso também precisa valer para os seus canais de marketing digital, como e-mail, redes sociais e um possível chat no site. Adote um discurso adequado para seus pacientes e nunca deixe ninguém esperando por uma resposta. Seja sempre empático!

5. Monitoramento de resultados

Tudo o que você implementar de estratégias de marketing digital precisa ter os resultados devidamente acompanhados. Somente assim é possível ter certeza sobre quais abordagens foram corretas e quais necessitam de ajustes. Além disso, é desses números que você consegue aprender mais sobre os seus pacientes e suas preferências de conteúdo.

Uma clínica de oncologia pode se beneficiar bastante de estratégias de marketing eficientes. No entanto, é preciso se lembrar de ter uma abordagem sensível e delicada para que os pacientes se sintam acolhidos ao entrar em contato com uma clínica verdadeiramente humana, certo?

Como em qualquer outro tipo de planejamento, é essencial que você conheça bem o seu público e a imagem que sua clínica deseja projetar. Depois, fique de olho nos resultados para sempre encontrar formas de melhorar — querendo ou não, essas pessoas dependem de você.

Fique por dentro de mais tendências do marketing focado na área de saúde: cadastre o seu e-mail na nossa newsletter!

Inbound marketing: O que é isso?

Artigo

Inbound marketing: O que é isso?

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP