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É permitido fazer marketing odontológico? Entenda como funciona

Publicado em 24.04.2015

É permitido fazer marketing odontológico? Entenda como funciona

A área da saúde tem buscado oferecer cada dia melhores serviços e levar informação com qualidade aos pacientes, e, para fortalecer essa relação, o marketing odontológico tem sido um aliado. De acordo com Phillip Kotler, mundialmente conhecido por ser um dos maiores especialistas no assunto, marketing é tanto uma filosofia quanto um conjunto de ferramentas. Se fossemos simplificar o conceito, poderíamos dizer que marketing em saúde é prestar serviços com um grau de excelência cada vez mais maior, de forma orientada às necessidades do paciente, dos profissionais e da organização.

Dentistas também precisam de marketing

Dentro da área da saúde os serviços odontológicos estão em constante crescimento e buscam atender e fidelizar pacientes. Os serviços oferecidos pelos dentistas vão além de resolução de problemas pontuais: os profissionais da odontologia devolvem ao paciente o bem estar, por isso seu atendimento é tão especial.

O crescimento neste ramo exige mais do que excelência técnica, é preciso conhecer o mercado, saber de que maneira outros profissionais oferecem serviços e, principalmente, elaborar um planejamento de ações, afinal, são as estratégias do negócio que permitem a expansão de maneira estruturada.

Marketing odontológico autorizado e eficaz: ferramentas para um bom trabalho

O marketing odontológico pode ser estruturado através de várias ferramentas como a publicidade, ações de fidelização e satisfação do paciente, construção de uma identidade de marca e do relacionamento com parceiros, por exemplo.

Em especial, cada vez mais a presença na internet se torna fundamental, pois muitas pesquisas sobre serviços são efetuadas nos sites de busca. Portanto, uma estratégia de presença digital é também muito relevante para se tornar conhecido e lembrado, o que inclui ter um site bem estruturado e com conteúdo informativo constantemente atualizado e compartilhado nas redes sociais, através de uma linguagem clara e acessível.

Código de Ética: os cuidados que devem ser observados

Contudo, os profissionais da área odontológica precisam estar atentos às normas de divulgação de seu trabalho, uma vez que o Código de Ética Odontológica do Conselho Federal de Odontologia (CFO) é bastante rigoroso a respeito de propaganda e marketing neste segmento: “Podem ser divulgadas as áreas de atuação, os procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral. Para isto é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas. No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico”, define o Capítulo XVI do documento.

Todo profissional bem intencionado deve estar atento ao que é permitido e saber que, de acordo com o Código de Ética, são consideradas infrações:

  • divulgação de publicidade enganosa;
  • expressão ou imagens de antes e depois; preços e formas de pagamento;
  • especialidades que o profissional não possua ou que não esteja registrado junto ao CFO;
  • técnicas e tratamentos não comprovados cientificamente;
  • referir-se à técnicas de outros profissionais como ultrapassadas;
  • divulgar dados dos pacientes sem a prévia autorização dele, desde que não caracterize autopromoção; concorrência desleal ou a utilização da expressão “popular” com o intuito de atrair pacientes;
  • oferecer algum procedimento gratuito com objetivo de autopromoção;
  • troca de favores como, por exemplo, oferecer algum procedimento gratuito em troca de indicação de novos pacientes;
  • serviços profissionais como prêmio ou concurso;
  • serviços odontológicos com finalidade mercantil através de cartão de descontos e qualquer outro meio ou veículo que se caracterize como concorrência desleal.

Se acontecerem casos deste tipo, além do profissional, a agência responsável pela publicidade ou campanha está sujeita a penas previstas do artigo 18 da Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, segundo o Código de Ética Odontológica, que vão desde advertência confidencial, com aviso reservado, até cassação do exercício profissional.

Marketing ético e eficaz para dentistas

Existem formas de realizar o marketing odontológico sem ferir o Código de Ética, beneficiando o dentista e seus pacientes. É fundamental lembrar que anúncios e propagandas são ferramentas do marketing, é possível criar mais do que campanhas publicitárias, oferecer conteúdo relevante e informação, além de apenas vender os tratamentos oferecidos em um espaço.

Ficou interessado? Para saber mais sobre o conjunto de estratégias ideais para sua necessidade, fale com um consultor.

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