Como conseguir pacientes ideais: dicas para gestores e médicos

Como conseguir pacientes ideais: dicas para gestores e médicos

Atualizado em: 27/10/2022 | Publicado em: 09/04/2021

Isso é um fato: não existem gestores ou médicos que não desejem saber como conseguir pacientes ideais, ter a agenda sempre cheia e ainda oferecer um atendimento de valor para todos. Mas como conseguir tudo isso? É necessário ir além das campanhas generalistas, o segredo é focar em um perfil específico traçando metas para alcançá-lo e melhorar os resultados.

Por meio das estratégias corretas, pensadas especialmente para o seu público-alvo, torna-se possível unir todos os esforços para trazer resultados reais. Dessa forma, os investimentos serão mais assertivos e a comunicação da clínica ficará mais personalizada, aumentando a sua relevância e reputação no mercado.

Mas como fazer tudo isso? É realmente possível criar campanhas para conseguir pacientes ideais? Continue lendo e confira as respostas dessas perguntas.

Dicas de como conseguir os pacientes ideais

Confira nossas dicas que ajudarão você a conseguir os pacientes ideais para a sua clínica!

Conheça seu paciente ideal

O primeiro passo para aumentar sua agenda e concentrar seus esforços em estratégias eficientes é conhecer o perfil do paciente que você deseja atrair. Para isso, deve-se elaborar algumas perguntas que vão te ajudar a entendê-lo melhor, como:

  • O que eles estão procurando?

  • Como consomem informações sobre saúde?

  • Priorizam baixo custo ou alta qualidade?

  • Quais as principais dores/necessidades que possuem?

  • Quais as principais motivações para buscar atendimento médico?

  • A qual classe social eles pertencem?

Esses são apenas alguns exemplos das diversas questões que podem ser feitas para os seus pacientes atuais para encontrar características em comum entre eles. A partir disso, você pode traçar a persona do seu negócio.

Saiba mais sobre persona aqui

Invista em estratégias de marketing para saúde

A confiança sobre a clínica e equipe médica é um dos fatores determinantes na hora do paciente escolher onde deseja se consultar. Para que sua instituição de saúde tenha mais reputação no mercado, é necessário demonstrar autoridade na área de atuação.

Como estamos vivendo na era do paciente digital, nada melhor do que investir em estratégias de marketing que vão auxiliar no aumento de agendamentos. Veja o que você pode fazer:

Crie um blog

A criação de um blog é uma das estratégias mais eficazes para demonstrar sua autoridade e ser encontrado por um número maior de possíveis pacientes. A partir de conteúdos relevantes e educativos, você pode demonstrar sua expertise e oferecer informações úteis que solucionem alguma dor do seu paciente.

Mas um blog pode mesmo auxiliar você a como conseguir pacientes ideais? Sim, esse é um dos primeiros passos para o início de uma relação de confiança e proximidade. Ao notar sua autoridade sobre seu segmento, as chances de alguém lembrar de você quando estiver pronto para escolher uma clínica serão muito mais altas.

Se você dseja saber mais sobre o uso de conteúdos para a sua estratégia de marketing médico, dê play no nosso vídeo abaixo!

Aposte em mídia paga

A mídia paga é uma estratégia para aumentar o número de consultas na sua clínica a curto prazo. A grande vantagem é que você pode criar anúncios segmentados para que eles atinjam somente o perfil do paciente que você deseja atrair. Assim, você concentra esforços e investimentos somente no que, de fato, irá trazer retorno.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são importantes aliadas para promover o relacionamento com possíveis pacientes. Isso porque mais de 159 milhões de brasileiros utilizam esses canais digitais diariamente, de acordo com a Statista.

Para que você consiga alcançar o seu público nas redes sociais, é preciso criar estratégias de posicionamento envolvendo publicações orgânicas, assim como anúncios, que aumentam a quantidade de pessoas atingidas.

Uma ótima ideia é gravar vídeos, esse um conteúdo que é valorizado não apenas pelos usuários, mas também pelo próprio algoritmo das mídias sociais. Você pode dar dicas sobre saúde, falar sobre doenças ou ainda mostrar sua clínica de perto.

Dê play na nossa live abaixo e saiba tudo sobre o uso de vídeos nas redes sociais.

Fidelização: uma aliada estratégica na retenção de pacientes

É impossível falar sobre como conseguir pacientes ideais sem mencionar a importância da fidelização dos atuais.

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que os já existentes. E claro que isso também serve para as instituições de saúde.

Por isso, não basta apenas investir em estratégias para atrair mais pacientes, é preciso fidelizar aqueles que você já conquistou. Isso traz diversas vantagens para o seu negócio, como:

  • redução dos custos;

  • melhor gerenciamento de tempo, já que fidelizar leva menos tempo que a atração;

  • aumento do lucro;

  • maior nível de contentamento de forma geral.

Para que tudo isso seja possível, é necessário utilizar as estratégias corretas. O e-mail marketing é uma ótima alternativa. Ao enviar conteúdos personalizados você demonstra que continua preocupado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de cada paciente, mesmo após uma consulta ou procedimento.

O e-mail também é o melhor canal para enviar pesquisas de satisfação. Avaliar a experiência do paciente é essencial para descobrir possíveis pontos de melhorias e, assim, oferecer uma experiência cada vez mais positiva, além de colocar isso em prática para conquistar e fidelizar novos pacientes.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre o uso desse canal para fidelizar os seus pacientes.

Vale ressaltar que, assim como qualquer outro método, as estratégias de fidelização devem ser avaliadas de forma constante para ver se elas realmente estão tendo o efeito esperado. Uma forma de fazer isso é por meio do acompanhamento de retornos. Outra maneira é aplicar o Net Promoter Score, também conhecido como NPS.

Dê play no vídeo abaixo e saiba como utilizar NPS para avaliar a satisfação dos seus pacientes.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como conseguir pacientes ideais para a sua clínica? Então, entre em contato conosco e converse com um especialista.

E se deseja ver mais conteúdos desse tipo, nos siga no Facebook e Instagram.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato