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5 estratégias de e-mail marketing para utilizar em sua clínica

Publicado em 24.10.2016

5 estratégias de e-mail marketing para utilizar em sua clínica

Você utiliza o e-mail para conquistar e fidelizar pacientes? Esse é um dos canais de marketing mais promissores em múltiplas áreas. Existem cerca de 3,9 bilhões de contas de e-mail no mundo — muito mais do que qualquer rede social, por exemplo —, além de tratar-se de um meio que traz bastante sucesso para os negócios. Segundo índices da indústria, a taxa de conversão de um e-mail é de 3%, a maior que se tem ao comparar com os outros meios.

Mas para aproveitar todos os benefícios do e-mail marketing para a sua clínica, é preciso acertar na abordagem. Afinal, o público que tem uma experiência negativa nesse meio não pensa duas vezes antes de se descadastrar.

Veja a seguir 5 estratégias de e-mail marketing para utilizar em sua clínica:

1. Faça segmentações inteligentes

Graças aos avanços da tecnologia, você não precisa mais mandar o mesmo e-mail marketing para toda a sua base de pacientes e de leads (potenciais pacientes). Que tal dividi-la em várias listas menores, separando os contatos por critérios distintos?

Por exemplo, você pode separar aqueles que não visitam a clínica faz tempo, ou que requisitaram serviços específicos. Depois, dá para desenvolver um conteúdo focado em cada um desses segmentos.

2. Considere datas estratégicas

Para uma clínica ter um relacionamento significativo com os seus pacientes, é preciso ser próxima deles. Uma das estratégias de e-mail marketing mais promissoras é realizar envios em ocasiões especiais, como em aniversários.

Outro caminho é usar datas comemorativas como um gancho para se comunicar com elas. Que tal fazer um disparo sobre os perigos do inverno para a saúde quando essa estação começar, por exemplo?

3. Acerte no layout

Assim como no caso de outras comunicações da sua clínica, é essencial que você não deixe o visual para segundo plano. Certifique-se de que o layout do seu e-mail marketing está adequado e condizente com a identidade da clínica.

É possível explorar diversas possibilidades diferentes no espaço de uma mensagem de e-mail, então use a criatividade para incluir ali tudo o que você julga importante, só que amarrado por um visual adaptado ao seu público-alvo.

4. Use uma redação adequada

Em estratégias de e-mail marketing focadas em trazer mais público, a linguagem empregada nos envios tem grande importância para potencializar o sucesso. Analise o perfil dos pacientes que você está atingindo e empregue o tom adequado, que pode ser mais formal ou informal dependendo do caso.

Isso vale principalmente para o campo de assunto, que é o primeiro elemento do seu disparo que o público vê e pode ser determinante para a abertura ou descarte dele.

5. Mensure seus números

De nada adianta acertar nas estratégias de e-mail marketing e não ter certeza de que as suas iniciativas estão dando certo. Crie o hábito de conferir os números dos seus disparos e acompanhe a evolução deles. Alguns indicadores importantes incluem a taxa de abertura, quantos cliques levaram até seu site, quantas consultas foram marcadas a partir dos envios, entre outros.

Tudo preparado para começar a atrair mais pacientes com as estratégias de e-mail marketing certeiras? Siga essas sugestões para maximizar o seu potencial de sucesso e produzir um material que as pessoas terão prazer em receber e ler. Um bom relacionamento com o público é essencial em qualquer tipo de clínica e o e-mail marketing é uma ótima forma de mantê-lo.

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