5 dicas para usar o Instagram profissionalmente em instituições de saúde

5 dicas para usar o Instagram profissionalmente em instituições de saúde

Atualizado em: 14/06/2023 | Publicado em: 05/08/2020

Está procurando por dicas para usar o Instagram de forma profissional para aumentar os resultados da sua instituição de saúde? Então, este artigo é para você! Essa rede social não para de crescer e, atualmente, não é apenas um canal para se manter entretido e contatar os amigos e familiares. Atualmente, essa ferramenta é utilizada para se manter informado, cuidar da saúde e criar uma conexão mais forte com as marcas e empresas de interesse.

Por isso, há muitas oportunidades nessa rede social que a sua clínica, laboratório ou outra instituição de saúde pode explorar para conquistar novos pacientes e criar uma reputação no mercado.

Mas, para isso, é preciso entender um pouco mais sobre a ferramenta, saber como utilizá-la e ter todos os conhecimentos necessários para traçar uma estratégia. Pensando em ajudar você nisso, criamos este post com diversas dicas para usar o Instagram profissionalmente. Continue lendo e confira.

Como o Instagram pode ser usado na saúde?

O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e pequenos vídeos. No caso da área da saúde, ele pode ser usado para diversos tipos de publicações, para:

  • trazer informações sobre saúde;
  • apresentar as instalações;
  • mostrar a equipe em ação;
  • inspirar com mensagens motivacionais e
  • celebrar datas comemorativas relacionadas com a área.

A ideia é que essa rede auxilie a sua marca a transmitir os seus valores e diferenciais para atrair, encantar e fidelizar seus pacientes.

O aumento da popularidade da rede

Antes de conferir as nossas dicas para usar o Instagram, é importante conferir os principais motivos para inserir essa rede social na sua estratégia de marketing digital. O maior deles é a alta popularidade da ferramenta.

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, o Brasil é o 2º país com mais usuários nessa rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, 92% dos usuários utilizam essa ferramenta ao menos uma vez por dia, 53% afirmam usar várias vezes por dia e 22% dizem que mantém o aplicativo aberto o dia todo.

Isso por si só já mostra a força dessa rede social, mas não é apenas isso. Segundo uma pesquisa realizada entre os leitores da Revista Exame, o Instagram é a ferramenta preferida dos brasileiros, ultrapassando até mesmo o WhatsApp.

E não acaba aí! A própria rede afirma que 90% dos usuários seguem uma empresa e 66% acham que esse aplicativo favorece a interação com as marcas.

Quem usa o Instagram?

Para saber como usar o Instagram profissionalmente, é preciso entender quem está do outro lado da tela. Atualmente, essa rede é muito mista. Mas, de acordo com o Website Rating, empresa especializada em avaliações de sites, os usuários:

  • são majoritariamente homens (51,6%);
  • têm entre 25 e 34 anos (32% dos usuários) e
  • são mais ativos entre 18 e 34 anos.

Mas vale ressaltar que, apesar da maior parte das pessoas na rede serem mais jovens, também há a presença de outras faixas etárias e, consequentemente, oportunidades para todos os tipos de empresas.

5 dicas para usar o Instagram

Agora vamos ao que importa: as nossas dicas para usar o Instagram profissionalmente em instituições de saúde. Confira quais são as nossas principais recomendações no vídeo abaixo!

Veja mais dicas exclusivas:

Configure sua conta e defina sua estratégia no Instagram

Nossa primeira dica para usar o Instagram é simples e consiste em criar sua conta e realizar as configurações básicas de perfil. Para isso, basta seguir as orientações da própria rede social.

Após esse passo, é preciso configurar o nome e o username, assim como inserir o seu site e colocar uma pequena descrição na “Bio”, o que pode ser feito a partir da aba “editar perfil” nas configurações.

Lembre-se de inserir um nome que facilite a procura da sua empresa e uma bio que realmente resuma o que você faz. Veja o nosso perfil para se inspirar.

No caso de instituições de saúde, é obrigatório inserir na bio:

  • dados técnicos do responsável;
  • área de atuação e
  • dados do registro do conselho da sua especialidade.

O próximo passo é definir uma personalidade para a sua conta. Qual tom de voz e imagens serão utilizados nas suas publicações? O que o seu público-alvo precisa ouvir? Se a sua marca busca transmitir seriedade, cuidado com publicações como a imagem de uma cerveja e o texto “E aí pessoal, já tomaram uma cervejinha hoje?”. Isso poderia passar uma imagem casual e descontraída demais.

Seria mais adequado algo como: “O Outubro Rosa é um período para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção. Faça o exame regularmente”, acompanhado por uma imagem da campanha; um tom muito mais formal e menos casual.

Conecte o Instagram com outras redes sociais

O Instagram pode auxiliar na dinamização do seu site e de várias outras redes sociais. Isso porque ele permite o compartilhamento das fotos via Facebook, Tumblr, Twitter, Flickr e Foursquare. Além disso, ele pode ser integrado ao seu site. Por isso, integre sua conta às demais ferramentas que a sua marca usa.

Apenas adicionando esses compartilhamentos você já aumentará muito a sua visibilidade e poderá conseguir novos seguidores e mais engajamento em todas essas redes.

Veja aqui o passo a passo dessa integração.

Produza conteúdo relevante

Uma das dicas para usar o Instagram profissionalmente é: produza conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Apesar das várias restrições da publicidade médica, você pode combinar publicações éticas e interessantes.

O conteúdo – tanto visual quanto textual – é o grande responsável pelo sucesso da sua estratégia. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial para conseguir atingir os objetivos desejados.

Alguns tipos de publicações que podem ser interessantes para instituições de saúde são:

  • diagnóstico, sintomas e tratamento de doenças;
  • mitos e verdades sobre enfermidades;
  • principais dúvidas sobre algum procedimento ou especialização;
  • indicações de tratamentos;
  • quando procurar um médico e
  • dicas de saúde de forma geral.

Cuide com as regras do Conselho Federal de Medicina

Muitas empresas utilizam o Instagram como uma ferramenta extremamente comercial. Contudo, precisamos lembrar que na área da saúde, o Instagram – assim como as demais redes sociais – devem ser utilizados com cautela, uma vez que estamos dialogando com pacientes e não com clientes.

Por isso, uma das dicas para usar o Instagram é conhecer algumas ações proibidas, tais como:

  • publicar imagens dos seus pacientes;
  • publicar fotos de antes e depois;
  • publicar descontos ou preços;
  • promover equipamentos da clínica e
  • utilizar expressões adjetivadas.

Use hashtags

As hashtags são termos que as pessoas utilizam para pesquisar mais informações sobre algum tema. Para isso, é preciso inserir o símbolo “#” na caixa de busca. Veja um exemplo abaixo e confira como funciona.

Quando alguém buscar por essa palavra, todas as publicações com essa hashtag aparecerão nos resultados. Então, quando for postar uma imagem, aproveite e pense nos termos relacionados, de preferência amplamente pesquisados, que podem levar uma pessoa até a sua página.

Mas é preciso ter cuidado! Se você criar uma postagem sobre a importância de beber água, por exemplo, não cabe usar #mundoazul, que conta com publicações sobre gravidez.

Dica extra: use vídeos

Essa é mais uma dica para usar Instagram profissionalmente. Os vídeos estão ganhando cada vez mais destaque nessa rede social e são uma ótima forma de engajar os seus seguidores e criar uma conexão mais forte com eles.

Basicamente, esse conteúdo pode ser publicado em duas abas: no IGTV, voltado a vídeos maiores, e Reels, semelhante ao TikTok.

Saiba mais sobre a importância dos vídeos para a estratégia de marketing na nossa live sobre o tema.

Independente do formato escolhido, é importante criar conteúdos consistentes, que demonstrem a sua autoridade e expertise na sua área de atuação. Isso ajuda a gerar maior valor para seu público-alvo, além de permitir que eles criem uma maior relação de proximidade e confiança com sua instituição de saúde.

Ah, e não se esqueça dos demais elementos para publicar um vídeo atrativo, como:

  • crie um título chamativo;
  • grave com uma câmera de qualidade;
  • verifique a luminosidade e o fundo do cenário;
  • mantenha o foco do vídeo no centro da tela e
  • mude a posição da câmera dependendo de onde o vídeo for postado.

Veja mais dicas para gravar vídeos para as redes sociais no vídeo abaixo.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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