
Com o crescimento cada vez mais acelerado do Instagram em todo o mundo, a rede social já deixou de ser apenas sinônimo de entretenimento e interação entre amigos e familiares. Com novos usuários conectados a cada dia, apostar na ferramenta como uma das estratégias digitais da sua instituição de saúde está deixando de ser uma opção para se tornar uma necessidade. E se você ainda não sabe utilizá-lo da maneira correta, não se preocupe: vamos compartilhar 5 dicas para o usar o Instagram profissionalmente!
Em 2018, o Instagram anunciou que havia chegado a marca de 1 bilhão de usuários ativos. No Brasil, a pesquisa “Digital 2019 Brazil” revelou que o Instagram havia chegado a marca de 69 milhões de usuários em nosso país. E mais: a rede social era a preferida por 47,1% dos entrevistados da pesquisa Social Trends 2018, deixando até mesmo o Facebook para trás, que ficou com apenas 29,6% da preferência.
Com cada vez mais formatos de conteúdos e anúncios, o Instagram vem apresentando uma adesão cada vez maior das empresas. Ainda de acordo com a pesquisa Social Trends 2018, o número de empresas que estavam presentes na rede social cresceu 16,9% entre 2017 e 2018, representando o maior crescimento observado no relatório.
Para que serve o Instagram?
O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e pequenos vídeos. No caso da área da saúde, o Instagram pode ser usado para publicações com informações sobre saúde, ou ainda que apresentem suas instalações, sua equipe em ação, mensagens inspiradoras, datas comemorativas relacionadas, campanhas, etc. A ideia é que te auxilie a transmitir sua marca, com seus valores e diferenciais, para atrair, encantar e fidelizar seus pacientes.
Quem usa o Instagram?
De acordo com dados divulgados pelo Facebook (sim, o Mark Zuckerberg, criador do Facebook comprou o Instagram), 49,7% dos usuários são do sexo masculino e 50,3% são sexo feminino. Em relação à faixa etária, 33% dos usuários possui entre 25 e 34 anos. Confira as demais faixas etárias e sua porcentagem:
6% entre 13 e 17 anos;
16%, entre 35 e 44 anos;
9%, entre 45 e 54 anos;
3%, entre 55 e 64 anos;
2%, acima de 65 anos.
Vale ressaltar que, embora seja minoria, o número de usuários que possui entre 55 e 75 anos de idade cresceu 59% desde 2016, de acordo com os resultados de um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial em 2019..
5 dicas para usar o Instagram
Abaixo, preparamos 5 dicas para usar o Instagram profissionalmente em sua instituição de saúde. Acompanhe!
DICA 1: CONFIGURE SUA CONTA E DEFINA SUA ESTRATÉGIA NO INSTAGRAM
O primeiro passo é criar sua conta e realizar as configurações básicas de perfil. É importante inserir o link de direcionamento para seu site na bio – aquele texto que aparece no seu perfil logo abaixo da foto – e informar dados do técnicos do responsável pela sua instituição, como área de atuação e dados de registro do Conselho de sua profissão (é obrigatório!)
O próximo passo é definir uma personalidade para a sua conta. Qual tom de voz e imagens serão utilizados nas suas publicações? O que o seu público-alvo precisa ouvir? Se a sua marca busca transmitir seriedade, cuidado com publicações como a imagem de uma cerveja e o texto “E aí pessoal, já tomaram uma cervejinha hoje?”; isso poderia passar uma imagem casual e descontraída demais. Seria mais adequado algo como: “O Outubro Rosa é um período para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção. Faça o exame regularmente”, acompanhado por uma imagem da campanha; um tom muito mais formal e menos casual.
Além disso, também é importante encontrar instagrammers para seguir. Neste link, você encontra mais informações sobre essa tarefa
DICA 2: CONECTE O INSTAGRAM COM OUTRAS REDES SOCIAIS
O Instagram pode auxiliar a dinamização do seu site e de várias outras redes sociais. Isso porque ele permite o compartilhamento das fotos via Facebook, Tumblr, Twitter, Flickr e Foursquare. Além disso, ele pode ser integrado ao seu site. Por isso, integre sua conta às demais redes sociais que sua marca usa.
Apenas adicionando esses compartilhamentos você aumentará muito a sua visibilidade e poderá conseguir novos seguidores em todas essas redes, além do possível resultado de aumento do engajamento dos usuários. Veja como fazer.
DICA 3: DIVULGUE CONTEÚDO VARIADO
Apesar das várias restrições da publicidade na área da saúde, você pode combinar publicações éticas e interessantes. O conteúdo – tanto imagético quanto textual – é o grande responsável pelo sucesso da sua estratégia. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial para que você consiga atingir os objetivos desejados. Alguns tipos de conteúdos que você pode publicar são:
Artigos informativos
Dicas e orientações gerais sobre sua área de atuação
Imagens com mensagens e frases inspiradoras
Fotos da sua equipe em ação
Fotos da sua estrutura
DICA 4: O QUE EVITAR
Muitas empresas utilizam o Instagram como uma ferramenta extremamente comercial. Contudo, precisamos lembrar que na área da saúde, o Instagram – assim como as demais redes sociais – devem ser utilizados com cautela, lembrando que estamos dialogando com pacientes e não com clientes. Por isso, uma das dicas para usar o Instagram é conhecer algumas ações devem ser evitadas, tais como:
Publicar imagens dos seus pacientes;
Publicar fotos de antes e depois;
Publicar selfies em ambiente de trabalho;
Publicar seu endereço ou telefone;
Publicar descontos ou preços;
Promover equipamentos da clínica;
Utilizar expressões adjetivadas.
DICA 5: USE HASHTAGS
Talvez você já tenha ouvido falar das tags. Tags são palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Essas palavras-chave se tornam hashtags quando inseridas depois do símbolo “#”, que designa a palavra-chave que está sendo usada no Instagram. Quando alguém buscar por essa palavra, se a sua publicação tiver ela marcada, ela aparecerá nos resultados. Então, quando for postar uma imagem, aproveite essa dica para usar Instagram e pense nos termos relacionados que você pode utilizar. O recomendável é até 5 hashtags por publicação.
DICA EXTRA: USE O IGVT
Essa é mais uma das dicas para usar Instagram profissionalmente! O IGTV é uma plataforma de vídeos do Instagram que permite a publicação de vídeos com mais de 1 minuto de duração. Como os conteúdos em vídeo são a grande tendência do momento e devem crescer ainda mais nos próximos anos, apostar nessa ferramenta pode fazer uma grande diferença na sua estratégia.
É importante criar conteúdos consistentes, que demonstrem a sua autoridade e expertise em sua área de atuação. Isso ajuda a gerar maior valor para seu público-alvo, além de permitir que eles criem uma maior relação de proximidade e confiança com sua instituição de saúde. Ah, e não se esqueça dos demais elementos para publicar um vídeo atrativo: crie um título chamativo, grave com uma câmera de qualidade, verifique a luminosidade e o fundo do cenário, mantenha o foco do vídeo no centro da tela e sempre grave na vertical.
Gostou das nossas dicas para usar o Instagram? Agora, que tal aprimorar ainda mais seus conhecimentos em marketing médico? Conheça os cursos on-line que oferecemos na área!