Está procurando por dicas para usar o Instagram de forma profissional para aumentar os resultados da sua instituição de saúde? Então, este artigo é para você! Essa rede social não para de crescer e, atualmente, não é apenas um canal para se manter entretido e contatar os amigos e familiares. Atualmente, essa ferramenta é utilizada para se manter informado, cuidar da saúde e criar uma conexão mais forte com as marcas e empresas de interesse.
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Por isso, há muitas oportunidades nessa rede social que a sua clínica, laboratório ou outra instituição de saúde pode explorar para conquistar novos pacientes e criar uma reputação no mercado.
Mas, para isso, é preciso entender um pouco mais sobre a ferramenta, saber como utilizá-la e ter todos os conhecimentos necessários para traçar uma estratégia. Pensando em ajudar você nisso, criamos este post com diversas dicas para usar o Instagram profissionalmente. Continue lendo e confira.
Como o Instagram pode ser usado na saúde?
O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e pequenos vídeos. No caso da área da saúde, ele pode ser usado para diversos tipos de publicações, para:
- trazer informações sobre saúde;
- apresentar as instalações;
- mostrar a equipe em ação;
- inspirar com mensagens motivacionais e
- celebrar datas comemorativas relacionadas com a área.
A ideia é que essa rede auxilie a sua marca a transmitir os seus valores e diferenciais para atrair, encantar e fidelizar seus pacientes.
O aumento da popularidade da rede
Antes de conferir as nossas dicas para usar o Instagram, é importante conferir os principais motivos para inserir essa rede social na sua estratégia de marketing digital. O maior deles é a alta popularidade da ferramenta.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, o Brasil é o 2º país com mais usuários nessa rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, 92% dos usuários utilizam essa ferramenta ao menos uma vez por dia, 53% afirmam usar várias vezes por dia e 22% dizem que mantém o aplicativo aberto o dia todo.
Isso por si só já mostra a força dessa rede social, mas não é apenas isso. Segundo uma pesquisa realizada entre os leitores da Revista Exame, o Instagram é a ferramenta preferida dos brasileiros, ultrapassando até mesmo o WhatsApp.
E não acaba aí! A própria rede afirma que 90% dos usuários seguem uma empresa e 66% acham que esse aplicativo favorece a interação com as marcas.
Quem usa o Instagram?
Para saber como usar o Instagram profissionalmente, é preciso entender quem está do outro lado da tela. Atualmente, essa rede é muito mista. Mas, de acordo com o Website Rating, empresa especializada em avaliações de sites, os usuários:
- são majoritariamente homens (51,6%);
- têm entre 25 e 34 anos (32% dos usuários) e
- são mais ativos entre 18 e 34 anos.
Mas vale ressaltar que, apesar da maior parte das pessoas na rede serem mais jovens, também há a presença de outras faixas etárias e, consequentemente, oportunidades para todos os tipos de empresas.
5 dicas para usar o Instagram
Agora vamos ao que importa: as nossas dicas para usar o Instagram profissionalmente em instituições de saúde. Confira quais são as nossas principais recomendações no vídeo abaixo!
Veja mais dicas exclusivas:
Configure sua conta e defina sua estratégia no Instagram
Nossa primeira dica para usar o Instagram é simples e consiste em criar sua conta e realizar as configurações básicas de perfil. Para isso, basta seguir as orientações da própria rede social.
Após esse passo, é preciso configurar o nome e o username, assim como inserir o seu site e colocar uma pequena descrição na “Bio”, o que pode ser feito a partir da aba “editar perfil” nas configurações.
Lembre-se de inserir um nome que facilite a procura da sua empresa e uma bio que realmente resuma o que você faz. Veja o nosso perfil para se inspirar.
No caso de instituições de saúde, é obrigatório inserir na bio:
- dados técnicos do responsável;
- área de atuação e
- dados do registro do conselho da sua especialidade.
O próximo passo é definir uma personalidade para a sua conta. Qual tom de voz e imagens serão utilizados nas suas publicações? O que o seu público-alvo precisa ouvir? Se a sua marca busca transmitir seriedade, cuidado com publicações como a imagem de uma cerveja e o texto “E aí pessoal, já tomaram uma cervejinha hoje?”. Isso poderia passar uma imagem casual e descontraída demais.
Seria mais adequado algo como: “O Outubro Rosa é um período para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção. Faça o exame regularmente”, acompanhado por uma imagem da campanha; um tom muito mais formal e menos casual.
Conecte o Instagram com outras redes sociais
O Instagram pode auxiliar na dinamização do seu site e de várias outras redes sociais. Isso porque ele permite o compartilhamento das fotos via Facebook, Tumblr, Twitter, Flickr e Foursquare. Além disso, ele pode ser integrado ao seu site. Por isso, integre sua conta às demais ferramentas que a sua marca usa.
Apenas adicionando esses compartilhamentos você já aumentará muito a sua visibilidade e poderá conseguir novos seguidores e mais engajamento em todas essas redes.
Veja aqui o passo a passo dessa integração.
Produza conteúdo relevante
Uma das dicas para usar o Instagram profissionalmente é: produza conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Apesar das várias restrições da publicidade médica, você pode combinar publicações éticas e interessantes.
O conteúdo – tanto visual quanto textual – é o grande responsável pelo sucesso da sua estratégia. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial para conseguir atingir os objetivos desejados.
Alguns tipos de publicações que podem ser interessantes para instituições de saúde são:
- diagnóstico, sintomas e tratamento de doenças;
- mitos e verdades sobre enfermidades;
- principais dúvidas sobre algum procedimento ou especialização;
- indicações de tratamentos;
- quando procurar um médico e
- dicas de saúde de forma geral.
Cuide com as regras do Conselho Federal de Medicina
Muitas empresas utilizam o Instagram como uma ferramenta extremamente comercial. Contudo, precisamos lembrar que na área da saúde, o Instagram – assim como as demais redes sociais – devem ser utilizados com cautela, uma vez que estamos dialogando com pacientes e não com clientes.
Por isso, uma das dicas para usar o Instagram é conhecer algumas ações proibidas, tais como:
- publicar imagens dos seus pacientes;
- publicar fotos de antes e depois;
- publicar descontos ou preços;
- promover equipamentos da clínica e
- utilizar expressões adjetivadas.
Use hashtags
As hashtags são termos que as pessoas utilizam para pesquisar mais informações sobre algum tema. Para isso, é preciso inserir o símbolo “#” na caixa de busca. Veja um exemplo abaixo e confira como funciona.
Quando alguém buscar por essa palavra, todas as publicações com essa hashtag aparecerão nos resultados. Então, quando for postar uma imagem, aproveite e pense nos termos relacionados, de preferência amplamente pesquisados, que podem levar uma pessoa até a sua página.
Mas é preciso ter cuidado! Se você criar uma postagem sobre a importância de beber água, por exemplo, não cabe usar #mundoazul, que conta com publicações sobre gravidez.
Dica extra: use vídeos
Essa é mais uma dica para usar Instagram profissionalmente. Os vídeos estão ganhando cada vez mais destaque nessa rede social e são uma ótima forma de engajar os seus seguidores e criar uma conexão mais forte com eles.
Basicamente, esse conteúdo pode ser publicado em duas abas: no IGTV, voltado a vídeos maiores, e Reels, semelhante ao TikTok.
Saiba mais sobre a importância dos vídeos para a estratégia de marketing na nossa live sobre o tema.
Independente do formato escolhido, é importante criar conteúdos consistentes, que demonstrem a sua autoridade e expertise na sua área de atuação. Isso ajuda a gerar maior valor para seu público-alvo, além de permitir que eles criem uma maior relação de proximidade e confiança com sua instituição de saúde.
Ah, e não se esqueça dos demais elementos para publicar um vídeo atrativo, como:
- crie um título chamativo;
- grave com uma câmera de qualidade;
- verifique a luminosidade e o fundo do cenário;
- mantenha o foco do vídeo no centro da tela e
- mude a posição da câmera dependendo de onde o vídeo for postado.
Veja mais dicas para gravar vídeos para as redes sociais no vídeo abaixo.
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