
Acho que não é necessário ressaltar a importância de se pensar fora do quadrado. Todo mundo sabe que pensar fora dos padrões convencionais pode nos ajudar a encontrar soluções criativas e talvez até mesmo bastante simples para problemas do nosso quotidiano e do nosso trabalho.
Confira algumas dicas para pensar fora do quadrado:
1: Escreva uma poema
Saia do campo lógico do seu cérebro e tente pensar de outra maneira. Se está com um problema, tente escrevê-lo como um poema. Assim, você irá enxergá-lo de outra maneira e poderá te ajudar a encontrar a solução! Ah, e não se preocupe, ninguém precisa ler seu poema depois!
2: Peça um conselho a uma criança
Crianças pensam de maneira menos convencional. Pedir conselho a uma ou então tentar pensar como uma também pode te ajudar a achar uma solução criativa para uma situação.
3: Faça algo quotidiano de uma forma diferente
Fazendo isso você estimula seu cérebro a gerar novas conexões e ser mais criativo. Por exemplo: se você está fazendo um sanduíche de presunto e queijo, coloque a manteiga no presunto e no queijo e não no pão; incentivando seu cérebro a não depender de apenas uma maneira de fazer as coisas. Essa dica é apoiada pelas pesquisas do psiquiatra Dr. Simone Ritter da Radboud University Nijmegen.
4: Faça anotações e desenhos
Esse é o que vemos nos cadernos de Da Vinci: notas, desenhos, esquemas, ideias… Observe, reflita, contemple e anote! O processo de anotar nos ajuda a formaliza pensamentos intangíveis.
Aprender a pensar fora do quadrado é indispensável para encontrar soluções e melhorias.
Marketing = melhoria contínua