A importância da identidade visual para minha clínica e consultório

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Você conhece a importância da identidade visual em instituições de saúde? Sabe como esse cuidado pode atrair ou afugentar pacientes? Confira!

Atualizado em: 19/12/2023 | Publicado em: 09/09/2023

Quem decide empreender quer se diferenciar do que já existe no mercado e isso não é diferente no mundo competitivo da saúde. É assim que entra em cena a importância da identidade visual no momento de comunicar valores.

A grande quantidade de fornecedores de serviços de saúde estimula a concorrência entre as unidades de saúde e, para se destacarem, os profissionais devem investir em aspectos que convençam o futuro paciente a escolher aquela instituição. Obviamente, serviços de qualidade são essenciais, mas também é preciso esse apelo estético para atrair.

Você sabe como fazer isso? É o iremos explicar neste material. Venha com a gente!

Por que focar na importância da identidade visual?

A principal função da identidade visual é definir graficamente o perfil de uma empresa ou de um profissional. Por meio de uma marca, são transmitidas suas qualidades, que ajudam a criar vínculos com o público-alvo.

A criação dessa identidade envolve a elaboração de um logotipo, que representará o profissional ou a clínica em itens como o receituário, cartões de visita, sinalização da clínica, decoração, uniformes, assinatura de e-mail, conceito do site e outros elementos visuais. O estudo para desenvolvimento dessa identidade avalia símbolos, cores e tipografias que sejam coerentes com a marca para transmitir a mensagem que o profissional deseja passar.

Veja a seguir alguns aspectos que não podem faltar neste planejamento.

Análise das cores

As cores são um importante elemento na transmissão de ideias. Estudos a respeito da utilização delas e o resultado da aplicação indicam aos profissionais do design quais são as melhores opções de acordo com a mensagem desejada, que deve estar sempre alinhada aos valores da empresa.

Cores “quentes”, vermelho e laranja, por exemplo, remetem a sentimentos como paixão e alegria. Já as “frias”, como azul e verde, são mais recomendadas para profissionais de saúde, pois são associadas à calma e confiabilidade. Enquanto isso, os tons pastel podem ser utilizados se a intenção é comunicar elegância e delicadeza, por exemplo.

Tipografia

O tipo de letra que será usado na construção da identidade visual é parte fundamental dessa criação, uma vez que também auxiliará na compreensão do negócio e de seus valores. Ao ser vista, a marca precisa ser imediatamente compreendida e graficamente compatível com o serviço oferecido.

Letras com serifa (o pé da letra) são usadas por quem precisa transmitir credibilidade e sobriedade. Por outro lado, as fontes sem serifa são indicadas para comunicar valores como agilidade, modernidade e juventude.

O diretor de arte da E-Saúde, Deivid Silvestre, explicou mais sobre a tipografia e as cores em meio a importância da identidade visual. Confira na live o conteúdo completo:

Os elementos visuais

Cada forma e imagem utilizada no logotipo, nos materiais publicitários, nos objetos de papelaria (blocos de receitas e canetas, por exemplo) e até mesmo as cores do prédio da clínica ou hospital informam algo. Então, o primeiro passo é se perguntar: o que você quer “dizer” ao seu paciente?

Os valores estarão nos detalhes e, mesmo que inconscientemente, a pessoa perceberá e levará em consideração na hora de decidir marcar uma consulta ou não. Sendo assim, quando um médico ou instituição de saúde não transmite sua identidade da maneira apropriada, perde a oportunidade de atrair seu público-alvo e de ser reconhecido por sua competência e seu estilo de trabalho.

A importância da identidade visual no marketing na área da saúde

No meio da saúde, é bastante comum os pacientes chegarem ao médico ou outro profissional a partir de pesquisas e indicações. A visualização da identidade visual é, via de regra, o primeiro contato dessa pessoa.

Por meio dela, a instituição forma os laços iniciais de afinidade, que deverão se estreitar conforme a relação médico-paciente evolui, o que chamamos de “jornada”. Dessa forma, ao utilizar as ferramentas de marketing aplicadas à área da saúde, desde que observada a ética médica, os profissionais e gestores de clínicas têm a chance de se diferenciar entre os concorrentes e conquistar um número maior de pacientes.

O que engloba a identidade visual do médico

A criação da identidade visual deve compor o planejamento estratégico da clínica. É importante, antes mesmo de selecionar cores, tipografias e elementos visuais, compreender como os detalhes gráficos serão inseridos no contexto dos objetivos propostos.

Vamos supor que a clínica deseja oferecer serviços médicos a preços mais baixos. Neste caso, usar cores que sejam mais palatáveis ao gosto popular é o mais indicado. Uma recomendação seria utilizar uma paleta de tons mais simples. Todavia, deve-se ter atenção: simplicidade não é sinônimo de mau gosto e desleixo!

Já caso o foco da clínica for pacientes de um segmento premium, a identidade visual deverá ser pautada em outro escopo. Afinal, quanto mais restrita for a abrangência, mais sofisticados deverão ser os elementos gráficos e visuais.

Em geral, instituições de saúde usam as cores da gama verde, azul ou tons pastel para compor suas identidades visuais. É fundamental não fugir muito dessa orientação, já que existem diversas pesquisas que comprovam que a maioria das pessoas toma decisões baseadas nas cores que determinado produto ou serviço ostenta.

Isso é conhecido como “psicologia das cores”, que analisa como o cérebro humano interpreta esse elemento visual. Um estudo do Quicksprout, por exemplo, revelou que 93% dos consumidores considera a aparência do local um dos fatores que mais contribui para a compra, sendo a cor a responsável por 85% da escolha.

Portanto, a identidade visual não será apenas uma questão de adequação ao gosto dos profissionais, mas parte fundamental na comunicação com pacientes, parceiros e colaboradores da clínica. Você pode entender mais sobre os aspectos que moldam a experiência do paciente neste programa de podcast que preparamos.

A padronização

A competitividade entre clínicas médicas cria um ambiente em que, se os detalhes forem negligenciados, a retração dos pacientes é iminente. Para evitar que a identidade visual jogue contra, a atenção deve recair sobre toda a infraestrutura do ambiente.

Para os pacientes, a percepção aos detalhes comunica que a clínica se preocupa em oferecer o melhor atendimento possível. Ao chegar a uma recepção e identificar secretárias e recepcionistas uniformizadas no mesmo padrão visual da clínica, o paciente certamente terá a sensação de conforto e acolhimento.

Por outro lado, se não forem observados os padrões estéticos e visuais em todo o local e nos materiais, corre-se o risco de criar ruídos na comunicação. A longo prazo, as discrepâncias causam desconforto e o risco de afugentar o paciente.

Então, deve-se compreender a importância da identidade visual pelo conjunto de elementos de atração e retenção. A competência médica é sempre o fator mais importante, mas não se pode desconsiderar os aspectos subjetivos que induzem as pessoas a procurarem a assistência profissional.

O marketing digital também deve estar alinhado

O padrão de identidade visual deve se estender às mídias digitais da clínica. Site, redes sociais, anúncios e blog deverão preservar, nas suas composições gráficas, as mesmas cores e tipografias que foram usadas em materiais físicos.

Portanto, investir em design é parte importante ao dar vida à identidade visual. Assim como decoradores, arquitetos e artistas gráficos são imprescindíveis ao preparar materiais e ambientes, um designer é o principal responsável pela “cara” da clínica na web.

Afinal, a identidade visual deve ser observada em todos os aspectos relacionados à comunicação. Ao comunicar, são criadas oportunidades de se fazer presente na vida das pessoas.

Leia também: Como qualificar a presença digital e atrair mais pacientes?

A importância da identidade visual indica que a evolução deve ser constante

Não pense que, após definidos os aspectos visuais da sua instituição de saúde, o trabalho está completamente feito. Tudo na administração de uma empresa é constante e requer evoluções periódicas. Com a importância da identidade visual, isso fica bem explícito.

É normal que, com o tempo, você perceba que a sua clínica não está mais “conversando” com os valores que o seu público-alvo deseja. Nesses momentos, vale a pena fazer uma revisão e adequar a rota, mas, é claro, sem ter que mudar todo o espírito da sua marca.

Você precisa de uma ajuda para essa reformulação? Venha conversar com os nossos especialistas. É só entrar em contato.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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