Artigo

CTA no marketing médico: o que é e para que serve


Publicado em 04/06/2016

CTA no marketing médico: o que é e para que serve

Antes de você começar a ler este texto para compreender exatamente o que é um CTA, observe a imagem da página abaixo. É um dos posts que fizemos no blog da E-saúde sobre satisfação do paciente. Há o título, a imagem, o texto e, no fim, a sugestão para acessar a Planilha de Cálculo – Satisfação do Paciente (NPS) com o botão Baixe Aqui. Todos esses elementos (imagem, texto e cores) compõem o CTA (sigla em inglês para Call to Action) ou uma chamada para a ação.

Só com esse exemplo já é possível entender o que é e para que serve um CTA. Mesmo assim, vamos defini-lo melhor para você: um CTA é um botão que promove uma oferta e direciona quem clica nele para uma landing page. No exemplo que demos do blog da E-saúde, ao clicar no botão Baixe Aqui, o direcionamento leva para esta landing page. E essa é apenas uma das formas de uso da chamada para a ação. A mesma sugestão e direcionamento podem ser inclusos em outras páginas do site relacionadas ao assunto, ou nos e-mails que envia periodicamente para a sua base de contato ou seus leads.

O CTA no marketing médico é útil?

As chamadas para a ação são uma forma de atrair audiência para você, como médico ou clínica. Tanto que no inbound marketing frequentemente são usados justamente na fase da estratégia definida como atração. A partir dele, é possível formar uma base de contatos, caso não possua uma, aumentar o número de leads e gerar engajamento.

Na prática, funciona assim: imagine que você é um médico que realiza um tratamento inovador no país para um tipo específico de câncer e quer se tornar referência neste segmento da saúde para ajudar um número maior de pessoas a se recuperar da doença, porém enfrenta um problema, contatos de e-mail insuficientes para enviar informações. Como resolver isso? Com uma boa estratégia de inbound marketing que inclua bons CTAs.

Para funcionar, é preciso que você tenha, no mínimo, um blog onde possa ser publicado o conteúdo que você vai disponibilizar para captar mais contatos. Providenciado isso, o próximo passo requer o planejamento do conteúdo que você vai oferecer. Digamos que seja um e-book sobre as causas do câncer que você trata, prevenção e tratamento. Pronto este material, é hora de oferecer ao seu público (supondo que você já saiba qual é ele). E aqui entra o CTA, que vai estar lá no blog, aguardando o clique dos visitantes.

A estratégia que você vai utilizar é a mesma que mostramos que a E-saúde e muitas outras empresas usam:

  1. Fazer um post no blog informando sobre o e-book, mais ou menos assim: Informações gerais sobre câncer. Tire todas as dúvidas com nosso e-book.
  2. Disponibilizar na postagem um resumo do que contém o e-book: Informe-se sobre as as causas do câncer, como prevenir a doença e os tratamentos possíveis.
  3. Incluir o CTA que pode ser: Baixe aqui, Download Gratuito, Saiba mais, Informe-se, etc.
  4. Redirecionar a pessoa que clicar no CTA para a landing page, onde ela terá de preencher um formulário, em que precisará informar pelo menos nome e e-mail para poder fazer o download.

Cada pessoa que preencher o formulário e baixar o e-book se torna um contato e a comprovação de que sua estratégia de uso do CTA está funcionando. O importante ao conquistar esses leads é manter o contato com eles para estreitar o relacionamento e conservar ativa em suas mentes sua disposição em colaborar quando precisarem de ajuda médica.

É um processo que demanda tempo, conhecimento e planejamento, mas com resultados efetivos quando bem feito. Faça um teste e depois conte-nos como foi. Ou obtenha auxílio de um de nossos consultores para desenvolver a melhor estratégia para você. Também estamos aqui para ajudar. 🙂

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.

Como atrair pacientes de sua região por meio do marketing digital?

Artigo

Como atrair pacientes de sua região por meio do marketing digital?

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde

E-book

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde

Receba nosso conteúdo VIP