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CTA no marketing médico: o que é e para que serve

Publicado em 04.06.2016

CTA no marketing médico: o que é e para que serve

Antes de você começar a ler este texto para compreender exatamente o que é um CTA, observe a imagem da página abaixo. É um dos posts que fizemos no blog da E-saúde sobre satisfação do paciente. Há o título, a imagem, o texto e, no fim, a sugestão para acessar a Planilha de Cálculo – Satisfação do Paciente (NPS) com o botão Baixe Aqui. Todos esses elementos (imagem, texto e cores) compõem o CTA (sigla em inglês para Call to Action) ou uma chamada para a ação.

Só com esse exemplo já é possível entender o que é e para que serve um CTA. Mesmo assim, vamos defini-lo melhor para você: um CTA é um botão que promove uma oferta e direciona quem clica nele para uma landing page. No exemplo que demos do blog da E-saúde, ao clicar no botão Baixe Aqui, o direcionamento leva para esta landing page. E essa é apenas uma das formas de uso da chamada para a ação. A mesma sugestão e direcionamento podem ser inclusos em outras páginas do site relacionadas ao assunto, ou nos e-mails que envia periodicamente para a sua base de contato ou seus leads.

O CTA no marketing médico é útil?

As chamadas para a ação são uma forma de atrair audiência para você, como médico ou clínica. Tanto que no inbound marketing frequentemente são usados justamente na fase da estratégia definida como atração. A partir dele, é possível formar uma base de contatos, caso não possua uma, aumentar o número de leads e gerar engajamento.

Na prática, funciona assim: imagine que você é um médico que realiza um tratamento inovador no país para um tipo específico de câncer e quer se tornar referência neste segmento da saúde para ajudar um número maior de pessoas a se recuperar da doença, porém enfrenta um problema, contatos de e-mail insuficientes para enviar informações. Como resolver isso? Com uma boa estratégia de inbound marketing que inclua bons CTAs.

Para funcionar, é preciso que você tenha, no mínimo, um blog onde possa ser publicado o conteúdo que você vai disponibilizar para captar mais contatos. Providenciado isso, o próximo passo requer o planejamento do conteúdo que você vai oferecer. Digamos que seja um e-book sobre as causas do câncer que você trata, prevenção e tratamento. Pronto este material, é hora de oferecer ao seu público (supondo que você já saiba qual é ele). E aqui entra o CTA, que vai estar lá no blog, aguardando o clique dos visitantes.

A estratégia que você vai utilizar é a mesma que mostramos que a E-saúde e muitas outras empresas usam:

  1. Fazer um post no blog informando sobre o e-book, mais ou menos assim: Informações gerais sobre câncer. Tire todas as dúvidas com nosso e-book.
  2. Disponibilizar na postagem um resumo do que contém o e-book: Informe-se sobre as as causas do câncer, como prevenir a doença e os tratamentos possíveis.
  3. Incluir o CTA que pode ser: Baixe aqui, Download Gratuito, Saiba mais, Informe-se, etc.
  4. Redirecionar a pessoa que clicar no CTA para a landing page, onde ela terá de preencher um formulário, em que precisará informar pelo menos nome e e-mail para poder fazer o download.

Cada pessoa que preencher o formulário e baixar o e-book se torna um contato e a comprovação de que sua estratégia de uso do CTA está funcionando. O importante ao conquistar esses leads é manter o contato com eles para estreitar o relacionamento e conservar ativa em suas mentes sua disposição em colaborar quando precisarem de ajuda médica.

É um processo que demanda tempo, conhecimento e planejamento, mas com resultados efetivos quando bem feito. Faça um teste e depois conte-nos como foi. Ou obtenha auxílio de um de nossos consultores para desenvolver a melhor estratégia para você. Também estamos aqui para ajudar. 🙂

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