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Marketing médico: como utilizar a internet para divulgar seus serviços

Publicado em 17.11.2015

Marketing médico: como utilizar a internet para divulgar seus serviços

A internet mudou a economia e as relações de consumo. Desde que surgiu, correspondências não precisaram mais ser enviadas por meio postal, as pessoas podem se comunicar sem o telefone e trabalhar em casa para uma empresa em qualquer lugar do mundo. Do conforto do lar, conseguem fazer compras de utensílios e objetos de decoração para a casa, comprar alimento e procurar um médico.

Sim, foi-se o tempo em que a lista telefônica, hospitais ou a publicidade em jornais e revistas eram os meios de encontrar um profissional da medicina. Atualmente, antes mesmo de procurar ajuda especializada, as pessoas pesquisam na rede mundial de computadores o que significa a dor ou o mal-estar que sentem. Depois, pensam em buscar um médico. Na internet mesmo.

Esse novo jeito de agir fez surgir o marketing digital e acender o alerta de quem quer ser visto e lembrado para a importância de usar as ferramentas disponíveis online para obter notoriedade. As possibilidades na internet são muitas e quem souber usá-las da forma correta, sai na frente.

Primeiro passo

Muitas das ferramentas de marketing digital disponíveis na internet são gratuitas ou de baixo custo. Isso cria a ilusão de que é fácil e barato utilizá-las. Porém, a presença na web também exige uma boa gestão de marketing digital para criar oportunidades. E isso requer a construção de estratégias éticas de marketing digital para levar o nome ou a marca a potenciais consumidores.

Quando usado de forma adequada, o marketing digital é muito vantajoso. Os resultados não são eficazes somente quando o médico ou serviço em saúde faz mau uso das ferramentas disponíveis. A escolha dos canais certos é que é o desafio.

Como divulgar a sua marca

Antes de tudo, saiba qual é o seu público

A dúvida é quantos canais utilizar para divulgar os serviços? Quanto maior a quantidade de canais, maior é a cobertura de mercado e mais altos os índices de conversão. O acréscimo de canais propicia visibilidade, desde que a informação que conste neles seja atual e de credibilidade.

Qualquer que seja a quantidade de canais empregados, é preciso integrá-los para construir um sistema eficiente. O uso, ou não, de cada um deles vai depender do perfil do público alvo que precisa estar bem definido antes de se iniciar qualquer campanha na internet.

Depois, ofereça bom conteúdo

A qualidade da informação também importa. No estágio inicial de escolha de um serviço de saúde, a oferta de conteúdos educativos ou informativos atrai o público, que acessa o site ou a rede social em busca de um número maior de informações, até realizar o agendamento da consulta ou do serviço em saúde.

Disponibilizar um bom conteúdo, com informações relevantes, gera compartilhamentos e possíveis acessos aos canais de divulgação. Esses ‘consumidores de informação’ podem tornar-se os novos frequentadores assíduos das consultas médicas ou procedimentos. Quando isso acontece, é porque a estratégia de marketing digital foi bem elaborada e está sendo bem empregada.

E mantenha o público engajado

O que não dá para fazer é deixar de lado a oferta de bom conteúdo ou a comunicação com os usuários depois de tê-los conquistado. Preservar o bom relacionamento com que já tem o hábito de ir ao consultório ou clínica é tão importante quanto cativar novos frequentadores. Assim, é preciso estar preparado tanto para desenvolver e operar canais de forma eficiente, quanto para renová-los periodicamente, aderindo a novas alternativas e abandonando as que deixaram de ser eficientes.

As possibilidades da internet são várias e estão em constante mutação. A cada dia surgem novidades para facilitar o dia a dia de todos nós, otimizar o nosso tempo. E, como tudo na vida, dão o melhor retorno quando empregadas de forma correta. Tem mais conteúdo sobre marketing para clínicas médicas no E-book “Guia de Marketing para Clínicas Médicas” . E caso ainda queira saber mais , entre em contato conosco para conversarmos sobre as melhores soluções em marketing digital para a área da saúde.

Marketing médico: como gerar resultados?

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