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Como usar as datas da saúde para fidelizar seus pacientes

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Publicado em 24/01/2020 - Atualizado 03/08/2020

Como usar as datas da saúde para fidelizar seus pacientes

Aproveitar as datas comemorativas para promover ações publicitárias sempre foi uma estratégia muito utilizada pelo setor comercial. Na área médica – apesar de ainda serem pouco trabalhadas – as ações focadas nas datas da saúde também podem ser uma excelente forma de atração, captação e fidelização de pacientes.

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Trabalhar as datas da saúde de maneira estratégica ajuda a criar uma proximidade e confiança maior com seus pacientes. Contudo, é preciso tomar cuidado para as ações não possuírem caráter comercial, já que viola as regras de publicidade do manual de marketing médico. O grande foco das ações publicitárias na área da saúde devem sempre visar a humanização e prestação de serviços à população.

Mas, afinal, como aproveitar as datas da saúde de maneira estratégica? Abaixo, apresentamos 6 dicas que vão te ajudar nessa missão!

Mapeie as datas mais importantes

Antes de tudo, é preciso entender que nem todas as datas da saúde merecem uma atenção especial. O ideal é trabalhar as datas de maneira estratégica, visando somente aquelas que realmente estejam relacionadas com seu segmento de atuação. Vamos exemplificar: se você possui uma clínica de cardiologia, vale a pena realizar uma ação para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial; se atua na área oftalmológica, pode realizar uma ação para o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e assim por diante.

Planeje com antecedência

Toda ação de marketing digital de sucesso começa com um bom planejamento das estratégias e ações. Por mais que sua rotina seja corrida, o ideal é começar a planejar o que será colocado em prática com bastante antecedência. Deixar para a última hora pode fazer com que as ações sejam mal planejadas e executadas, comprometendo a eficácia dos resultados. 

Crie conteúdos especiais em seu blog

As datas da saúde sempre têm como objetivo conscientizar a população, principalmente, sobre cuidados, riscos e formas de prevenção de uma determinada doença ou problema de saúde. Dessa forma, você pode aproveitar as datas para criar conteúdos em seu blog para informar e educar a população sobre um determinado tema. Se você atua na área de endocrinologia, por exemplo, pode utilizar o Dia Mundial do Diabetes – celebrado em 14 de novembro – e aproveitar todo o mês para abordar diferentes conteúdos que tratem dos riscos, causas, tratamentos, complicações e demais assuntos relacionados à doença.

Aproveite o poder das redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação que você tem com seus pacientes. E com cada vez mais usuários presentes nas redes sociais, utilizá-las de maneira estratégica pode fazer toda a diferença na hora da fidelização. Aqui, a dica também é criar conteúdos relevantes sobre uma determinada data da saúde. Mas, as redes sociais permitem que você vá além: no Facebook, por exemplo, você pode criar uma imagem de perfil e uma imagem de capas alusivas à data; no Instagram, pode aproveitar o poder das imagens ou Stories esclarecendo o tema para impactar ainda mais os usuários sobre a importância daquela data.  

Distribua brindes para seus pacientes

Por fim, vale destacar que a distribuição de pequenos brindes relacionados a uma determinada data da saúde também contribui para a fidelização de pacientes. Por isso, prepare algum tipo de brinde para distribuir após uma consulta. Por mais simples que sejam, faz com que os pacientes se sintam mais valorizados e percebam que você realmente está preocupado em oferecer uma experiência agradável a eles.

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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