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Como um sistema médico ajuda sua secretária?

Publicado em 19.07.2018

Como um sistema médico ajuda sua secretária?

Ter um sistema médico na clínica não é vantajoso apenas para o profissional de medicina, pois ele também ajuda no dia a dia da secretária, trazendo muita praticidade e organização. Com a recepção mais ágil e bem gerida, os pacientes ficarão impressionados desde o primeiro contato.

Se sua dúvida é: “O que vai mudar na recepção se eu adotar um sistema médico?”, então leia o artigo e veja se vale a pena investir em software para sua clínica.

Mais organização e produtividade

O primeiro ponto que muda, quando a secretária começa a usar um sistema médico, é o claro aumento da organização e da produtividade. A recepção não fica mais cheia de bilhetes e papéis. A secretária não tem mais que lidar com agendas rabiscadas e nem gastar tempo procurando fichas e dados de pacientes.

Isso tudo porque um bom sistema possui agenda eletrônica fácil de usar, possibilitando uma alteração rápida de horários e criação de uma lista de espera. O cadastro de pacientes fica centralizado e pode ser alterado com apenas alguns cliques.

Além disso, como o médico pode anexar exames, documentos e fotos ao prontuário do paciente, não é mais necessário manter um arquivo cheio de pastas e papeis na clínica. Tudo fica arquivado em nuvem, com maior segurança e facilidade de acesso.

Poder acessar o sistema médico pelo celular, notebook, computador ou tablet e de onde estiver, é outro fator que deixa as secretárias mais produtivas! Afinal, fazer agendamentos pelo celular é muito prático e rápido.

Menos burocracia

A informatização da recepção com um sistema médico vai liberar espaço físico na sua clínica, reduzindo, ou, até mesmo, eliminando a necessidade de arquivos, gavetas, repartições e prateleiras com documentos. Essa mudança se reflete em uma rotina mais fluída e menos burocrática.

Utilizar um arquivo físico exige muito esforço para buscar fichas, organizar pastas e levar para a mesa do médico, por exemplo. Todo esse trabalho operacional se torna desnecessário com um sistema de gestão, pois ele permite que, tanto a secretária quanto o médico, tenham acesso simultâneo à agenda e ao cadastro do paciente.

Os prontuários também ficam disponíveis com poucos cliques. Dessa forma, o médico torna-se muito mais autônomo na hora da consulta e também diminui as falhas de comunicação com a secretária, pois o médico passa a ter acesso às informações de sua clínica.

Fidelização de pacientes

A maior vantagem de usar um software médico na recepção é o aumento na fidelização de pacientes. E isso ocorre em decorrência de todos os fatores citados anteriormente.

O paciente percebe o aumento na qualidade do atendimento da clínica, pois nota que todos os seus dados estão organizados e seguros e que o atendimento é sempre rápido e eficiente.

Como a secretária consegue realizar os processos de cadastro, agendamento e suporte ao médico com maior agilidade, “sobra” mais tempo para investir no que realmente importa para o paciente: a sua satisfação.

Com um atendimento qualificado e eficiente, o paciente tem uma percepção positiva de sua experiência na clínica e fica muito mais propenso a voltar para uma próxima consulta e para indicar o serviço para amigos e familiares.

Não restam dúvidas de que um sistema médico realmente ajuda na rotina da secretária e da clínica, como um todo. Agora, só falta você descobrir qual é o melhor software para você! Baixe a checklist Como Escolher o Sistema Ideal para sua Clínica e tome a melhor decisão.

Sobre o autor:

Julia Pinhabel é especialista em Marketing de Conteúdo na iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

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