
O comportamento do consumidor mudou, hoje ele quer aprender sobre seu problema antes de decidir o que fazer
Foi-se o tempo em que o que o médico dizia era “lei”. O “se o médico falou, tá falado” quase não existe mais. Agora o paciente chega ao consultório dizendo: “Dr. eu estou com essa mancha na pele que coça muito e pelo que andei pesquisando, parece muito com …”. Sabe porque isso acontece? Porque o comportamento das pessoas mudou. Hoje o paciente quer aprender sobre o que está afetando sua saúde antes de decidir o que fazer. E oferecer conteúdo que forneça as respostas que procura é uma forma de ser encontrado por ele. Afinal, se este médico está compartilhando comigo esse conhecimento, é porque entende minha necessidade, não?
Sim, esse é o pensamento da maioria das pessoas. Porque todas gostam de ter opção de escolha e todas preferem acessar informações que são compartilhadas. Ao mesmo tempo, gostam da sensação de que o conteúdo que estão consumindo foi produzido de forma praticamente exclusiva para elas. Esse dinamismo é possível a partir do momento que você entende como o seu paciente se comporta e do que ele precisa. Algumas estratégias do Inbound Marketing podem ajudar nisso.
Defina quem é o seu paciente para ser encontrado por ele
Qualquer estratégia de divulgação começa com a definição do público que se quer atingir a partir das ações que serão planejadas. Para definir isso, pense qual é o perfil de paciente que quer ajudar. Querer apenas ser encontrado pelo paciente não é um objetivo muito claro. Pode custar tempo e investimento sem retorno. As chances de sucesso são maiores quando você sabe exatamente com qual público quer “conversar”. Então, dedique tempo para a visualização do seu perfil de paciente. Responder a estas simples perguntas pode ajudar:
- Qual é o gênero? Feminino, masculino ou ambos?
- Idade?
- Têm filhos? Em qual faixa etária?
- Profissão? Cargo?
- Quais são suas metas, objetivos e desafios?
- Quais são suas dúvidas, problemas e soluções para seu estado de saúde?
- O que o motiva?
- Qual é sua forma de lazer?
- Classe socioeconômica?
- Como procura se informar sobre o que tem interesse?
Para facilitar o processo ou torná-lo mais real, é possível pedir a alguns dos atuais e potenciais pacientes para que respondam a estas questões. As semelhanças entre as respostas são a chave para identificar o perfil real do seu paciente.
Agora que você já compreendeu a mentalidade do pacientes que espera poder atender, já pode criar o conteúdo correto (aquele que vai satisfazer suas necessidades e fazê-los aprender sobre seus problemas antes de deliberarem sobre o próximo passo) e disponibilizar na internet. Assim, quando a pessoa com a maior parte das características definidas no perfil traçado fizer uma pesquisa sobre um tema relacionado em um site de busca, a sua oferta de conteúdo estará lá para ser acessado por ela. E caso a satisfaça e ela entre em contato para marcar uma consulta, significa que o tempo dedicado ao planejamento e produção foi bem aplicado. Você deu a ela o que queria (aprendizado) e recebeu em troca alguém a quem poderá ajudar.
Ah! Também estamos aqui para colaborar. Caso precise, estamos à disposição para auxiliar em suas estratégias de marketing médico.