Artigo

Como realizar uma boa gestão de funcionários em clínicas?

Publicado em 26.10.2016

Como realizar uma boa gestão de funcionários em clínicas?

Todas as empresas precisam realizar uma gestão eficiente de funcionários para conseguir alcançar a excelência operacional e proporcionar mais motivação aos seus colaboradores. Para uma clínica, não é diferente. Cada negócio deve adaptar sua maneira de agir de acordo com o perfil de pessoas de sua equipe e conforme as dificuldades encontradas.

Existem algumas ações que são imprescindíveis para o sucesso dessa missão. Você sabe quais são? Continue a leitura e descubra como fazer a gestão de funcionários em clínicas.

Forme um bom time

Para conseguir manejar de uma forma mais eficiente sua equipe, o gestor deve investir no processo de recrutamento e garantir que os funcionários atendam aos requisitos exigidos e estejam de acordo com a cultura organizacional.

Além disso, para formar um bom time o recrutador deve inserir na equipe profissionais com características e habilidades distintas, porém complementares. Isso permite a formação de uma equipe mais forte e capaz de suprir as necessidades da empresa.

Comunique-se claramente

O gestor deve adequar sua maneira de conversar com cada perfil de colaborador, pois cada funcionário recebe a mensagem de forma diferente, e é a forma como a mensagem é recebida que vai direcionar o trabalho da equipe.

A boa comunicação também abrange o relacionamento entre gestor e subordinados, em que o primeiro deve utilizar da comunicação para se aproximar da equipe e o segundo precisa ter liberdade e segurança de se manifestar e propor melhorias.

Tenha uma cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto das características e normas que norteiam a ação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. A empresa deve investir no fortalecimento dessa cultura e garantir que seus funcionários estejam alinhados com a missão, visão e valores internos.

A cultura pode ser entendida como o DNA da empresa e é fundamental que seus funcionários entendam esse DNA para conseguirem agir em prol dos objetivos de crescimento da organização.

Estabeleça metas

As metas ajudam na mensuração do desempenho dos colaboradores e permite que o gestor identifique qual é o setor de sua empresa que necessita de mais investimento e mais atenção em um determinado momento.

O estabelecimento de objetivos também traz maior motivação para os colaboradores, que passam a entender melhor a sua função dentro da organização e qual sua importância para o crescimento da empresa.

Mantenha a equipe unida

O gestor deve proporcionar a união do grupo para conseguir manter um clima organizacional harmonioso. Quando a empresa investe no bom relacionamento entre os colaboradores, ela consegue reter seus funcionários e manter sua equipe motivada.

Essa integração pode ser feita de várias maneiras e o gestor deve se adaptar ao perfil dos colaboradores para conseguir encontrar o método mais eficiente de unir o time.

Invista em tecnologia

A empresa precisa investir em tecnologia para proporcionar um melhor atendimento ao seu público e fornecer mais recursos para seus profissionais aumentarem a produtividade.

A tecnologia permite que o funcionário realize seu trabalho com mais qualidade e de maneira menos desgastante, fazendo com que sua satisfação com a empresa e motivação aumentem. É importante procurar as tecnologias utilizadas pelas líderes de mercado para conseguir competir com as melhores e valorizar sua marca.

Gostou das nossas dicas de como realizar uma gestão de funcionários em sua clínica de forma eficiente? Então, compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude a divulgar essa informação. 😉

Pesquisa aponta principais fatores que prejudicam a imagem do médico

Artigo

Pesquisa aponta principais fatores que prejudicam a imagem do médico

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

E-book

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

Receba nosso conteúdo VIP