Facebook Pixel Como profissionalizar o setor de RH da minha clínica? - E-saúde

Artigo

Como profissionalizar o setor de RH da minha clínica?

Publicado em 16.06.2017

Como profissionalizar o setor de RH da minha clínica?

Os primeiros anos de uma clínica certamente são focados na consolidação da reputação dos médicos e na fidelização de pacientes por meio do melhor atendimento.

No entanto, conforme a expansão vai acontecendo e o quadro de profissionais da clínica vai aumentando, a necessidade de focar em um setor de RH estruturado passa a se tornar inegável.

Desenvolvemos este post justamente para ajudar você a profissionalizar o setor de recursos humanos da sua clínica, focando em pontos que merecem ser considerados. Vamos lá?

Elabore um planejamento estratégico para o setor de RH

Toda e qualquer mudança dentro de uma estrutura corporativa exige, fundamentalmente, um bom planejamento. Com o setor de RH de uma clínica não é diferente.

Desde a contratação de recrutadores, a definição da cultura organizacional e a criação de um regulamento interno até o momento de traçar metas e objetivos para tornar o RH estratégico, é importante pensar em cada detalhe antes de colocar em prática as mudanças na estrutura propriamente ditas.

Até porque, realizar mudanças, sem antes ponderá-las, pode acabar causando mais danos do que benefícios a longo prazo!

Estruture e padronize processos e rotinas

O próximo passo é criar uma estrutura e definir padrões de realização de processos e rotinas. Desde as tarefas mais simples até as mais burocráticas devem ter um passo a passo bem definido e check-lists.

Essa é uma maneira eficiente de acompanhar e medir resultados, e de facilitar a integração e os treinamentos de novos colaboradores.

Analise o clima organizacional da clínica

Outra medida necessária para tornar o RH da sua clínica mais profissional é realizar uma análise detalhada do clima organizacional. Observe a rotina da equipe, aplique questionários e peça feedbacks aos colaboradores.

Partindo dos resultados dessa abordagem, ficam mais claras quais são as medidas de otimização necessárias em prol das relações interpessoais, da produtividade, da motivação e da retenção de talentos.

Trabalhe a comunicação interna

O setor de recursos humanos deve estar sempre conectado a todos os outros setores de maneira sistêmica, já que parte do trabalho dos profissionais dessa área está ligado ao acompanhamento da equipe.

Sendo assim, é preciso estimular o diálogo entre os colaboradores da clínica e implementar meios de comunicação interna de qualidade para que essa valiosa ferramenta seja uma facilitadora do trabalho e da interação de todos.

Considere, com objetividade, agendar reuniões frequentes, instalar um programa de intranet, sistemas de chats corporativos ou mesmo a implementação de aplicativos de comunicação on-line como o Hangouts, o Skype ou mesmo o WhatsApp.

Realize treinamentos

Por último, mas igualmente importante, assegure-se de que os profissionais da área de RH da sua clínica estejam sempre a par das mudanças e das novas tendência do setor.

Para tanto, é importante incentivar a busca pelo conhecimento, seja por meio da realização de cursos, contratando coachings, inscrevendo-os em palestras, fornecendo materiais de estudo sobre o assunto ou promovendo a participação da sua equipe em eventos para que eles tenham contato com profissionais da mesma área.

Agora que você sabe como profissionalizar o setor de RH da sua clínica, fica fácil começar, certo? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais e permita que outros profissionais também tenham acesso as nossas dicas. 😉

Como as clínicas médicas podem mensurar o resultado do investimento em marketing?

Artigo

Como as clínicas médicas podem mensurar o resultado do investimento em marketing?

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

E-book

7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica

Receba nosso conteúdo VIP