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Como o endomarketing pode ajudar na gestão da minha clínica?

Publicado em 17.01.2018

Como o endomarketing pode ajudar na gestão da minha clínica?

A meta do endomarketing é entrelaçar os objetivos pessoais dos colaboradores com a missão da clínica, a fim de manter o público interno engajado, enquanto o marketing interno tem como foco a comunicação visual voltada para a equipe de trabalho.

Quer saber mais sobre esse importante recurso para desenvolver o marketing para clínicas médicas? Então continue lendo este post e confira informações preciosas!

Os benefícios do endomarketing

Quando se trata de marketing para a atração de pacientes, os métodos já são relativamente conhecidos. Em linhas gerais, uma estratégia de marketing (digital ou não) voltada para o público externo abrange diversas ações e formatos: marketing de conteúdo, vídeo marketing e publicações em redes sociais, entre outros.

Da mesma forma, o endomarketing reúne um conjunto de práticas que leva as pessoas que colaboram de alguma forma com a empresa a se sentirem mais estimuladas a trabalhar para atingir objetivos. Esses estímulos partem da motivação pessoal e resultam em colaboradores mais comprometidos em atender bem e em encantar.

Funcionários engajados transmitem uma imagem positiva da clínica. Assim, os pacientes sentem-se mais seguros em relação aos tratamentos prescritos — o que é sempre indicado para aumentar as chances de sucesso — e, consequentemente, com uma boa experiência no atendimento, a tendência é que eles indiquem a clínica para amigos e conhecidos.

Como funciona o endomarketing em clínicas médicas

Vimos que uma boa estratégia de endomarketing começa por estimular os colaboradores a dar seu melhor. Isso funciona porque rende benefícios reais para o público interno, nos aspectos individuais e coletivos. Trata-se de encontrar meios de mantê-los sempre motivados, fazendo-os vestir a camisa da clínica.

Para isso, a gestão da clínica pode tomar iniciativas simples, como premiar os funcionários bem avaliados pelos pacientes. Uma dica importante para garantir a eficácia da estratégia é não deixar que essas premiações se tornem conhecidas entre os colaboradores.

O que fazer para implementar

Assim como o marketing voltado às pessoas de fora, o endomarketing deve ser pensado e executado de acordo com o perfil das pessoas para quem se destina. Qual a faixa etária dos funcionários? Onde vivem? Do que falam em suas redes sociais?

O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é conhecer as pessoas. Nessa etapa, é indicado realizar uma pesquisa para que as ações sejam assertivas. Depois de mapear o público interno, é hora de comunicar o que se espera deles e mostrar as vantagens caso alinhem seus objetivos pessoais com os da clínica.

Uma ótima ferramenta para criar esse engajamento e promover ações de endomarketing são as redes sociais. Outro recurso que pode ajudar é a criação de grupos no WhatsApp, que permitem uma maior interação entre colaboradores e servem também para divulgar as ações.

Como podemos ver, quando utilizado com sabedoria e criatividade, o endomarketing é uma excelente maneira de aumentar a satisfação de funcionários e de pacientes. Sendo assim, invista nessa estratégia e veja os benefícios que ela pode trazer para a sua clínica.

Agora que você sabe do que se trata o endomarketing, que tal sair na frente da concorrência ficando por dentro também das últimas notícias e tendências de marketing para clínicas médicas? É simples: basta assinar nossa newsletter para receber tudo no seu e-mail!

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