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Como montar um plano de marketing para minha clínica?

Publicado em 01.08.2016

Como montar um plano de marketing para minha clínica?

Antes de saber como montar um plano de marketing para sua clínica, você, talvez, precise entender o que é o marketing e para que serve. E mesmo que saiba o que é e qual é a sua função, vale a pena relembrar. Então, vamos lá!

A American Marketing Association dá a seguinte definição para marketing: “é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e fornecer valor para clientes e para gerenciar as relações com clientes de modo que beneficiem a organização e os principais envolvidos”.

Segundo o autor do livro “Marketing Estratégico para a área da saúde”, Phillip Kotler, “a função do (…) marketing é criar um relacionamento de longo prazo, de confiança e de valor com os clientes, o que significa levar toda a organização a pensar sobre os clientes e a servir a eles e a seus interesses”.

Na prática, é mais ou menos assim: uma clínica quer atrair novos pacientes e coloca um anúncio no Google, por exemplo, descrevendo seus serviços na expectativa de conseguir novos pacientes. Nesse exemplo temos:

– um propósito para o marketing: conseguir novos pacientes;

– uma ferramenta de marketing: anúncio;

– um meio de atingir o público: o digital, nesse caso representado pelo Google.

Ao decidir anunciar os serviços na internet para atrair novos pacientes, quase instintivamente a clínica usou uma estratégia de marketing para atingir um objetivo. E é basicamente isso que se faz ao montar um plano de marketing.

Passo a passo de como montar um plano de marketing para a clínica

Agora que você já compreendeu mais ou menos como é o processo, vamos ao passo a passo para você montar um plano de marketing para a sua clínica.

1º passo: definição do objetivo

Comece se perguntando o que está motivando a elaboração de um plano de marketing para a clínica: a necessidade de aumentar o número de pacientes ou a satisfação deles, ou o desejo de tornar a clínica uma referência na área? Todo o planejamento é elaborado de acordo com o objetivo, por isso, invista um tempo definindo isso antes de partir para o próximo passo.

2º passo: definição do perfil do paciente

Pense no tipo de paciente que se encaixa no objetivo traçado. Digamos que a intenção seja aumentar o número de atendimentos. Baseado nisso, responda: quem pode se interessar pelos serviços da clínica? É o momento de ser criterioso e específico. Quanto maiores forem os detalhes (homem, mulher, idade, classe socioeconômica, estado civil, etc), mais assertivo será o seu plano de marketing.

3º passo: alcançar o público

Definidas as pessoas que é preciso alcançar, é hora de pensar nos meios de obter este alcance. Alguns deles podem requerer um certo investimento e quais usar pode ficar restrito ao orçamento disponível.

Há muitas ferramentas disponíveis, mas as utilizadas pelo inbound marketing têm se demonstrado muito eficazes. Vale a pena conhecê-las.

4º passo: avaliar os resultados

Ter um plano de marketing e colocá-lo em ação é muito importante para as clínicas médicas. Acompanhar os resultados também. A partir da avaliação do retorno dado pelas estratégias aplicadas é possível saber se o objetivo está sendo alcançado, reforçar as que estão sendo positivas e reestruturar as que precisam ser melhoradas.

Um plano de marketing não é definitivo. Pode e deve ser alterado para ser adaptado às necessidades da clínica. Por isso é importante fazer o acompanhamento e a revisão periodicamente. Sabemos que há certa dificuldade em realizá-lo em função do tempo. Por isso existem agências de marketing, para planejar, aplicar e mensurar tudo para sua clínica enquanto você faz o que mais importa: cuidar das pessoas.

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