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Como as clínicas médicas podem mensurar o resultado do investimento em marketing?

Publicado em 29.11.2015

Como as clínicas médicas podem mensurar o resultado do investimento em marketing?

A conquista do mercado depende de um bom planejamento em marketing para definir no que, onde e como investir recursos para atingir os objetivos desejados, levando em consideração aspectos culturais, ambientais, sociais, entre outros fatores.

Tão importante quando ter uma boa estratégia de marketing, porém, são as clínicas e consultórios deter estratégias próprias e análises constantes dos resultados para adotar os direcionamentos mais adequados. Para tomar decisões acertadas, é importante saber mensurar os resultados que estão sendo obtidos com o investimento em marketing.

O marketing é necessário e deve ser incluído nesse cálculo, pois serve para captar os primeiros pacientes e auxiliar no crescimento do consultório. A mensuração de resultados é extremamente necessária para identificar quais os próximos passos a serem dados no planejamento. O cálculo avalia se os investimentos geraram lucros ou prejuízos ao negócio.

Ferramentas para mensurar o resultado do investimento

Pesquisa de satisfação

As formas de identificar se a divulgação é eficaz para criar consciência sobre a proposta do serviço e atende às expectativas das pessoas que o utilizam requer a análise de alguns indicadores. Por exemplo:

  • % de novos atendimentos em relação à média total de atendimentos;
  • % de atendimentos perdidos em relação à média total de atendimentos;
  • % de atendimentos recuperados em relação à média total de atendimentos;
  • % de pessoas atendidas muito insatisfeitas, insatisfeitas, neutras, satisfeitas e muito satisfeitas em relação à à média total de pessoas atendidas;
  • % de pessoas que se dizem dispostas a voltar;
  • % de pessoas que se dizem dispostas a recomendar;
  • % de pessoas que declaram preferir ser atendidas em outro local;
  • percepção média a respeito da qualidade do serviço em comparação com os dos principais concorrentes.

Uma ferramenta que pode ser utilizada para obter essas informações é a pesquisa de satisfação, uma das ferramentas do marketing médico de baixo custo e simples de aplicar. Os resultados podem auxiliar na avaliação do serviço prestado pelo profissional da área de saúde e, em conjunto com outras ferramentas, melhorar os resultados da clínica ou consultório. Sugerimos o uso do método NPS, veja mais sobre ele aqui.

ROI

Uma delas é o ROI (sigla em inglês que significa Return On Investiment ou Retorno sobre Investimento). Para clínicas, é uma forma simples de saber sobre o desenvolvimento do consultório e se as estratégias adotadas estão surtindo efeito ou não. Incluindo o ROI como parte do planejamento, os investimentos se tornam mais precisos e produtivos.

É importante mensurar os resultados para saber exatamente onde investir o capital, melhorar a experiência do paciente e orientar as mudanças necessárias. A mensuração auxilia no planejamento de estratégias para melhorar o serviço e evoluir de maneira geral. Requer tempo e dedicação. Nossa expertise pode ajudar nesse processo. Conheça nossas soluções em marketing ou fale com um consultor.

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