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Como gerenciar seu planejamento de marketing em saúde

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Publicado em 12/09/2019 - Atualizado 04/09/2019

Como gerenciar seu planejamento de marketing em saúde

O marketing digital demonstra sua importância para estratégias de vendas dos mais variados segmentos empresariais há décadas. Apesar de os números comprovarem sua eficácia, o marketing em saúde vem ganhando adeptos gradativamente, enfrentando a resistência médica ao marketing tradicional, ainda muito forte nesta área. 

Em pleno século XXI não dá mais para ignorar a importância do marketing em saúde para instituições médicas. Mais do que uma opção, o marketing médico tem se tornado uma necessidade para ampliar a visibilidade e aumentar o número de consultas de clínicas, laboratórios, hospitais e consultórios.

Mas isso só é possível se suas estratégias de marketing em saúde estiverem muito bem estruturadas desde o começo. É por isso que a etapa inicial – o planejamento – é tão importante para obter os resultados desejados. Continue a leitura e saiba como fazer um planejamento eficiente!

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Qual a importância do planejamento?

Não é raro encontrar médicos autônomos e até mesmo instituições médicas que apostam no marketing em saúde, mas não possuem uma linha estratégica traçada desde o início. E aí os resultados não aparecem e muitos ficam se perguntando onde foi que erraram ou passam a questionar a eficácia do marketing.

O grande erro, nesses casos, é não possuir um planejamento. No marketing, o planejamento é um recurso utilizado para definir e organizar as estratégias que serão usadas para alcançar um determinado objetivo. É por meio dele que você irá se guiar para executar todas as ações pertinentes à sua estratégia. 

Como fazer um planejamento eficiente?

A seguir, preparamos 3 dicas que vão te ajudar a realizar um planejamento eficiente para sua instituição de saúde. Acompanhe!

Defina seus objetivos

O marketing em saúde pode ser utilizado para diversos objetivos, e definir quais você deseja alcançar é o primeiro passo do planejamento. Quais são seus reais objetivos? Aumentar sua visibilidade? Educar seu público-alvo? Conquistar mais pacientes? Fidelizar os pacientes atuais? Enfim, tenha em mente seus objetivos muito bem definidos, afinal são eles que irão ditar as melhores estratégias a serem utilizadas.

Conheça sua persona

A persona é uma representação semi-fictícia do seu paciente ideal. Para conhecê-las, o ideal é realizar entrevistas, captar dados por meio de landing pages e pesquisar fontes secundárias, por exemplo. Somente após saber quem é seu paciente ideal é que você irá definir a melhor linguagem, os formatos e as estratégias para colocar em prática.

Faça uma Análise SWAT

A Análise Swat visa identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de sua instituição médica. Antes de partir para a parte prática, é fundamental fazer uma análise interna (Forças e Fraquezas ) e externa (Oportunidades e Ameaças), que será utilizada como base para gestão e planejamento estratégico. Afinal, conhecendo seu cenário fica muito mais fácil pensar nas estratégias que irão trazer os melhores resultados.

A importância de acompanhar os resultados

Por mais que seu planejamento esteja muito bem definido e fundamentado, é preciso acompanhar de perto os resultados de todas as ações executadas para saber se você realmente está no caminho certo. Para executar essa tarefa com êxito, você deve definir KPIs relevantes e mensuráveis, que irão mostrar o desempenho de todas as estratégias utilizadas.

Dessa forma, você pode investir ainda mais em ações que estão trazendo retorno positivo e otimizar aquelas que não estão saindo como o esperado. Não tenha medo de fazer modificações no planejamento quando for preciso, uma vez que os ajustes são necessários e fazem parte de uma estratégia de sucesso.

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Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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