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Como fidelizar o paciente: 4 estratégias que podem ajudar

Publicado em 28.07.2016

Como fidelizar o paciente: 4 estratégias que podem ajudar

A Lei da Oferta e da Procura há muito tempo deixou de se aplicar apenas a bens de consumo. Atualmente, também rege os serviços, inclusive da área da saúde. Embora haja uma demanda espontânea no setor, é difícil reter essas pessoas. Por quê?

Existe uma série de fatores que influenciam na obtenção da lealdade de um paciente. Escolhemos quatro que podem ajudar a fidelizar o paciente e fazem parte de uma boa estratégia de marketing médico.

Estratégias para fidelizar o paciente

Coisas simples e fáceis de serem inclusas na rotina da clínica ou consultório que fazem a diferença na hora de fidelizar o paciente são:

1. Oferecer um ambiente em que o paciente se sinta confortável

Faça uma avaliação atenta do local onde os pacientes são atendidos. A recepção, o consultório a sala de procedimentos são lugares em que você se sente confortável? A partir desse exercício simples, já é possível ter uma noção de qual é o olhar do paciente para a estrutura que oferece a ela. E isso é tão importante quando a sua qualificação como médico.

Qual pessoa gosta de ficar em um ambiente que considera desagradável e mal arrumado? Nenhuma. Então, para fazer com que o paciente volte para ser atendido por você, cuide do seu espaço de trabalho. Tanto da limpeza quanto do conforto.

Aproveite o momento em que esperam pela consulta para permitir que os pacientes conheçam mais sobre você e seu trabalho. Uma boa alternativa é ter um vídeo institucional para rodar com frequência na televisão, inclusive com dicas sobre saúde relacionadas à sua área de atuação. É bem melhor do que manter o aparelho ligado em um único canal que ninguém assiste.

2. Estar atento à forma como os pacientes são atendidos

Pessoas gostam de ser bem atendidas, principalmente pela equipe do médico. Recepcionistas, secretárias, farmacêutico, técnico de enfermagem, enfermeiros e higienizadoras ou copeiras mau humoradas, pouco disponíveis para tirar dúvidas e pouco ou nada simpáticas podem prejudicar todo o seu trabalho como médico.

Recepcionistas e secretárias estão na primeira etapa do atendimento e devem estar bem preparadas para lidar com o público, assim como as outras pessoas que fazem parte da equipe. Profissionais qualificados e agradáveis ajudam a fidelizar o paciente.

3. Mostre que você se importa e também possui conhecimento

Pessoas gostam de receber atenção do médico. Ao interagir com o profissional, esperam perceber nele um verdadeiro interesse por elas, suas angústias e preocupações. Invista tempo ouvindo o paciente, invés de perder tempo em escutá-lo. Há uma enorme diferença entre as formas de se comportar que é nitidamente percebida pelo paciente e determinante em sua decisão de voltar.

Não deixe o paciente sair do consultório com dúvidas. E abra um canal de comunicação com ele para o caso de precisar de você em outro momento. Explique tudo com detalhes pertinentes à compreensão da situação. A confiança e a credibilidade são fortalecidas pela forma como a interação médico e paciente transcorre.

4. Planeje bem as etapas do atendimento

Há muitas maneiras disponíveis para promover o contato e relação com o paciente. Planeje bem como será usada cada uma delas para evitar deixar o paciente à espera de uma resposta de um pré-agendamento de consulta feita por e-mail pela ferramenta disponibilizada em seu site, por exemplo.

Algumas pessoas veem como vantagem o médico atender consultas pagas por convênios de planos de saúde. Já para as que realizam as consultas particulares, pode ser vantajoso ter à disposição mais de uma forma de pagamento (cartões de crédito e débito, cheque e dinheiro).

Há um consenso que afirma que a diferença está nos detalhes. E é verdade. Às vezes, o pouco que se faz é o suficiente para obter um grande retorno e fidelizar o paciente. Invista nisso e conte com a nossa ajuda se precisar de auxílio.

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