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Como estruturar a recepção da clínica

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Publicado em 08/10/2019

Como estruturar a recepção da clínica

Se você ainda acha que somente a qualificação do médico e o momento da consulta são importantes para o paciente, é hora de se atualizar sobre as novas preferências e exigências do consumidor atual. Quando um paciente busca por serviços médicos, sua experiência só é totalmente positiva se ele contar com qualidade e compromisso em todas as fases do processo, desde o primeiro contato digital ou por telefone, passando pela recepção da clínica até a pós-consulta.

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Neste artigo, iremos focar na importância da recepção da clínica e como você pode estruturá-la para garantir que seus pacientes estejam sempre satisfeitos com os serviços prestados. Vamos lá?

Qual a importância da recepção para a clínica?

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”, certo? E quando falamos em recepção de clínicas, esse ditado se encaixa perfeitamente. O paciente até pode ter tido um contato anterior com seu estabelecimento – por meio dos canais digitais, por exemplo – mas o primeiro contato físico ocorre quando ele entra na recepção.

Nesse cenário, um ambiente agradável atua em diversos aspectos da relação entre a sua clínica e os pacientes. Isso porque a percepção do ambiente influencia diretamente como os pacientes enxergam sua clínica; e um local bonito e com atendimento de qualidade é sempre mais satisfatório e bem avaliado.

5 dicas para melhorar a recepção da clínica

Para que a recepção de sua clínica possa contar com um ambiente que cause boa impressão aos pacientes, reunimos 5 dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira!

Capriche na organização e limpeza

Em se tratando da área da saúde, o mínimo que o paciente espera é que a recepção da clínica esteja sempre limpa e organizada, certo? Um pequeno detalhe – seja de objetos espalhadas ou um canto com poeira acumulada – já é o suficiente para causar uma má impressão. Por isso, é importante caprichar na limpeza e na organização da recepção. O ideal é limpar o local todos os dias e criar uma disposição funcional dos móveis e objetos para mantê-los sempre organizados.

Crie uma TV corporativa

A TV corporativa é uma importante estratégia para otimizar a comunicação de sua clínica com os pacientes que estão aguardando a consulta na recepção. Esse tipo de mídia exibe animações e vídeos pré-gravados com conteúdos informativos e relevantes, de maneira dinâmica e interativa. Trata-se de uma importante ferramenta para entreter os pacientes e fazer com que o tempo de espera passe mais rápido, além de aumentar sua credibilidade e transmitir informações para gerar mais valor ao seu público.

Aposte no SAC 2.0

Para acompanhar a evolução da tecnologia e os novos comportamentos dos usuários, vale a pena investir em SAC 2.0 para a recepção de sua clínica. Esse tipo de atendimento oferece a possibilidade de marcar consultas via internet e obter informações de forma rápida e prática pelas ferramentas digitais, reunindo uma série de recursos – como chat online, e-mail e redes sociais – que visam trazer meios integrados para o contato entre paciente e clínica.

Priorize o atendimento de qualidade

Considerado um grande diferencial na área médica, o atendimento pode ser a peça-chave para garantir a satisfação do paciente, afinal esse primeiro contato é fundamental para que ele se sinta bem e acolhido. E para que isso seja possível, sua equipe de atendimento precisa estar muito bem preparada para oferecer a educação, cordialidade e simpatia que o paciente está esperando.

Invista no treinamento de sua equipe

Cumprir todas as dicas acima só é possível quando você conta com uma equipe qualificada para oferecer a melhor experiência aos pacientes. Por isso, é importante investir em cursos, treinamentos e capacitações com o objetivo de deixar seus colaboradores prontos para fazer a diferença. E nós podemos te ajudar nessa missão: a E-saúde Marketing preparou um curso de secretárias com módulos completos para otimizar o atendimento de sua clínica e encantar seus pacientes. Clique aqui e confira mais informações! 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas o curso!

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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