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Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo em saúde?

Publicado em 23.01.2014

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo em saúde?

Comenta-se atualmente que uma estratégia vencedora de marketing digital está fundamentada na produção de marketing de conteúdo de qualidade. É verdade. Publicar bom conteúdo pode educar seus pacientes, tornar sua marca referência, dar boa reputação aos seus serviços e atrair novos pacientes: isso se chama marketing de conteúdo.

Por ser prioritariamente digital, as fronteiras de espaço e tempo são rompidas. Assim, qualquer pessoa, em qualquer local e a qualquer hora pode ler e compartilhar seu conteúdo, dando ainda mais crédito e visibilidade à sua marca.

Vantagens

Conteúdo = credibilidade. Se você divulga conteúdo de bom nível (isso inclui uma boa apresentação visual também) deve ser porque entende do que fala. Não é uma relação consciente, mas é a associação direta que as pessoas fazem: bom conteúdo = bom profissional.

Dar = receber. Ao oferecer um conteúdo qualificado e de interesse as pessoas se sentem mais dispostas a fornecer informações pessoais a você, como nome e email, que pode ser utilizado para manter um relacionamento com ela, por exemplo.

Conteúdo digital = baixo custo. Custos de impressão são bastante altos. Com conteúdo digital você não necessita inserir essa despesa no seu orçamento de marketing.

Publicidade em saúde = educação em saúde. Além disso, a principal forma de divulgar sua marca de maneira ética e eficaz, sendo uma instituição da saúde, é o conteúdo, possuindo a função dupla de divulgar e educar, sendo esta última papel social da área da saúde.

Dicas

  • Evite conteúdos de cunho publicitários.
  • Aborde temas como dicas de prevenção de doenças, perguntas e respostas, explicações de procedimentos e tudo aquilo que seja de interesse de seu paciente.
  • Sempre que citar dados e informações, cite as referências utilizadas.
  • Utilize meios distintos para disseminar a informação: vídeos, podcasts, artigos, posts para Facebook, banner no site, ebooks.
  • Facilite o compartilhamento: botões de compartilhamento via Facebook e e enviar por email para um amigo, por exemplo, ampliam a distribuição e a credibilidade do seu material.
  • Pense no seu público e escreva para ele. Se vai escrever para o seu paciente, escreva como se estivesse falando com ele, de maneira que ele compreenda.
  • Monte um calendário de datas comemorativas e de eventos para criar conteúdo relacionado. Por exemplo, planeje-se para criar um conteúdo preventivo para o câncer de mama e divulgue em outubro, com a campanha Outubro Rosa.

Acha que precisa de ajuda? Fale com um consultor e saiba como o seu marketing pode ser cada vez mais ético e eficaz.

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