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Como conquistar pacientes para a clínica?

Publicado em 10.02.2016

Como conquistar pacientes para a clínica?

Talvez você já tenha feito essa pergunta: será que não existe uma maneira de atrair apenas os pacientes certos para o meu consultório? Pacientes com o perfil que eu quero e posso atender da melhor forma? Aqueles pacientes que terão muito mais chances de se tornarem pacientes felizes?

Sim, existe uma forma de, pelo menos, aumentar essa probabilidade. Trata-se de uma prática que está dentro do contexto de ação da metodologia de Inbound Marketing (se quiser mais sobre o assunto, depois leia esse artigo aqui Inbound marketing: O que é isso?) que se divide em 4 etapas:

1. Definir Personas

Defina o perfil do “paciente perfeito”. Isso é o que se chama “buyer persona” dentro da metodologia do Inbound Marketing. E como definir a Persona? O ideal é realizar uma pesquisa com seus pacientes atuais e observar tendências, entre aqueles que você considera próximos do seu “paciente perfeito”. Perguntas como as listadas abaixo servem para entender melhor as dores, motivações e traçar o perfil da sua Persona:

  • Idade?
  • Estado civil?
  • Gênero?
  • Têm filhos?
  • Onde trabalha?
  • Qual é o cargo que ocupa?
  • Quais são os Interesses dessa pessoa? O que ela gosta de fazer?
  • Que tipos de serviço ela busca?
  • Quais são as maiores dificuldades desta pessoa, relacionadas ao que você tem a oferecer?
  • Por que ela escolhe o seu serviço ao invés de outros?

2. Definir a Jornada da Persona

Uma vez definido o perfil do “paciente perfeito” ou a Persona, é necessário definir as etapas pelas quais ela passa até chegar até o uso do seu serviço de saúde. Geralmente são três:

1) Conhecimento;
2) Consideração;
3) Decisão.

Na etapa de Conhecimento, a Persona está identificando um problema. Por exemplo: “Tenho dor de garganta e estou com dor no corpo. O que há de errado?”. A Persona, nesta etapa, vai procurar informações sobre suas dores, seus problemas. Ela passa para a etapa de Consideração quando descobre que os sintomas possivelmente se tratam de “infecção de garganta”, por exemplo. Assim, ela começa a Considerar procurar os tratamentos para a doença. A etapa de Decisão inicia quando ela resolve que precisa procurar um médico e vai em busca de uma alternativa para se consultar, seja em uma clínica, um hospital ou em seu médico.

3. Criar Conteúdo Educacional para atrair

Cada Persona precisa de um conteúdo específico para cada etapa da Jornada de Compra. Portanto, seu site deve oferecer conteúdo relevante para cada momento da jornada. O importante, na área da saúde, é que o conteúdo seja ético e contenha bases científicas, evitando o sensacionalismo ao compartilhar a informação. Outro cuidado que exige atenção é não falar diretamente do seu serviço. Ao invés disso, busque manter seu conteúdo isento, educacional, para não despertar a rejeição do conteúdo no leitor.

4. Alavancar o conteúdo

Agora que você tem conteúdo para o seu “paciente perfeito” e para todas as etapas da Jornada de Compra da Persona, impulsione a distribuição desse conteúdo, seja por meio do seu site, de um blog institucional, pelas redes sociais, landing pages, calls-to-action (chamadas para ação) ou pelo e-mail marketing. Lembre-se: utilize o inbound marketing. Não distribua conteúdo de forma aleatória. Busque acertar o alvo. Para isso, abuse das segmentações.

Depois disso, aguarde e se prepare para receber uma pessoa especial: o paciente perfeito está chegando!

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