Como conquistar pacientes para a clínica?

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Como conquistar pacientes para a clínica?

Atualizado em: 09/05/2023 | Publicado em: 10/02/2016

Não há nenhum médico ou gestor de instituição de saúde que não deseja saber como conquistar pacientes que tenham o mesmo perfil da sua clínica, para aumentar as chances de se fidelizarem, não é?

O que muitas pessoas não sabem é que isso realmente é possível! Para isso, deve-se utilizar estratégias do marketing digital, que focam em trazer o seu paciente até você, ao invés de ir até ele.

Para fazer isso, é necessário seguir 4 etapas simples que farão toda a diferença para sua estratégia de marketing.

Continue lendo e saiba como conquistar pacientes para a sua clínica.

Como conquistar pacientes: veja nossas dicas

Confira quais etapas você deve seguir para conquistar pacientes para a sua clínica.

1. Definir personas

Já começamos com um termo complicado, mas calma que esse conceito é simples! Basicamente, dentro do inbound marketing, chamamos de “buyer persona” uma representação semifictícia do seu paciente perfeito.

Para isso, recomendamos que você faça uma pesquisa com os seus pacientes atuais para identificar similaridades e entender quais são as suas dores e motivações. Características como as listadas abaixo podem ajudar você nesse processo:

  • idade;
  • estado civil;
  • gênero;
  • quantidade de filhos;
  • cargo ocupado;
  • local de trabalho;
  • interesses;
  • hábitos;
  • tipos de serviços que ela busca;
  • dificuldades enfrentadas relacionadas a sua área de atuação e
  • fatores que a levam escolher um serviço.

Vale ressaltar que a sua persona sempre deve se basear em fatos reais. Muitas vezes achamos que atendemos um certo público, mas a realidade é totalmente diferente.

Saiba mais: O que é persona e como definir uma para minha clínica?.

2. Definir a jornada da persona

O próximo passo para saber como conquistar pacientes para sua clínica é entender as etapas que a sua persona passa até agendar uma consulta ou um exame. Normalmente, esse processo é representado em três etapas:

  • conhecimento: a persona ainda está identificando o seu problema. Se está com dor de garganta, por exemplo, buscará informações sobre esse sintoma;
  • consideração: aqui a pessoa já entendem quais são as possíveis causas do seu problema e começa a procurar por uma solução e
  • decisão: a persona entende que precisa procurar um médico e busca alternativas de clínicas, hospitais ou consultórios para solucionar a sua dor.

Leia também: Qual a importância do funil de vendas para sua clínica médica?

3. Criar conteúdo educativo para atrair

Já sabendo sua persona e a sua jornada, é hora de criar conteúdos relevantes para conquistar pacientes. Cada pessoa precisa de um conteúdo específico para que possa passar de uma etapa para a outra e, eventualmente, procurar ajuda médica.

No nosso exemplo acima, por exemplo, o paciente que está com dor de garganta provavelmente pesquisará no Google ou em uma rede social qual é a possível causa. Depois continuará a sua jornada (podendo ser no mesmo dia ou não) e buscará o que deve fazer para reduzir o seu desconforto. Por fim, pesquisará por médicos próximos dele para realizar uma consulta.

Esse processo ocorre em todos os segmentos, mas quando falamos sobre saúde é preciso ter muita ética e bases científicas para evitar sensacionalismo. Já pensou se logo no primeiro conteúdo que o paciente abre há a sugestão que uma simples dor de garganta é quase certamente um câncer de traqueia? Esse conteúdo causaria muita preocupação, de forma desnecessária, não é?

É preciso trazer informações verdadeiras e com responsabilidade, sempre informando ao invés de assustar.

Outro cuidado que exige atenção é não falar diretamente sobre os seus serviços, principalmente durante as etapas de conhecimento e consideração, já que ninguém gosta de ser interrompido com propagandas comerciais de forma desnecessária.

Dê play no vídeo abaixo e veja mais dicas para produção de conteúdo.

4. Alavancar o conteúdo

Nossa última dica relacionada com como conquistar pacientes é impulsionar ao máximo os conteúdos criados. Isso pode ser feito por meio de diversos canais, como:

E para ter ainda mais resultados, recomendamos que os seus artigos sejam otimizados para os mecanismos de busca, o que chamamos de SEO. Se você desejar saber mais sobre essa estratégia, recomendamos o nosso curso completo sobre inbound marketing.

Esses passos farão toda a diferença para a sua clínica e melhorarão os resultados alcançados. Lembre-se de não focar apenas em conquistar novos pacientes, mas fidelizar todos que consultarem. Ofereça um atendimento de qualidade, evite atrasos nas consultas e foque totalmente na saúde de todos que forem atendidos.

Uma boa ideia é avaliar de forma frequente os seus resultados e buscar por melhorias. Veja o vídeo abaixo e saiba como fazer isso.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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