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Estratégias de marketing: como aparecer na primeira página do Google

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Publicado em 02/03/2019

Estratégias de marketing: como aparecer na primeira página do Google

Você já sabe como aparecer na primeira página do Google? Hoje em dia, para manter qualquer negócio de sucesso, é importante trabalhar, também, a sua visibilidade dentro da internet.

Mas, ainda assim, não basta apenas estar dentro da web, pois, para que esse tipo de estratégia realmente funcione, é preciso que o posicionamento do seu site ou blog esteja no topo do ranking de buscas.

E qual é a melhor maneira de otimizar a busca orgânica (não-paga) do site da sua instituição de saúde?

Bom, para tornar isso real e efetivo, é fundamental conhecer um conjunto de técnicas de marketing digital para a área da saúde. Essas dicas serão indispensáveis para você alavancar o seu negócio, aumentar o número de acessos ao seu site/blog e ter maior visibilidade dentro da rede, posicionando a sua página de forma muito mais satisfatória.

No decorrer do artigo, explicaremos, de maneira simples e bem direcionada, sobre as ferramentas que você não pode deixar de utilizar, caso o seu intuito seja alcançar uma  maior visibilidade da sua marca e aumentar o tráfego de maneira orgânica.

 

Vamos lá?

Como aparecer na primeira página do Google: comece pelo inbound marketing

Como vimos, para obter sucesso nas buscas do Google e em outros buscadores, é fundamental que você conheça as estratégias básicas de inbound marketing e implemente-as na sua marca.

Isso é fundamental para que o seu serviço deslanche e, consequentemente, haja uma maior procura pelo seu conteúdo.

Mas em que se baseia o inbound marketing?

Entenda o que é inbound marketing

O primeiro passo para alcançar notoriedade da sua marca na internet é começando pelo básico. E para que as estratégias de marketing digital funcionem, não podemos deixar de falar sobre inbound marketing, um dos grandes pilares para que isso tudo dê certo.

O conceito de inbound marketing engloba toda e qualquer estratégia de marketing que tem como principal objetivo a atração do paciente. Mas como isso é feito?

A partir das técnicas do marketing digital, o inbound marketing é totalmente capaz de atrair o paciente para a sua clínica por meio de conteúdos de qualidade.

É exatamente a partir disso que as pessoas interessadas pelo seu serviço darão credibilidade e irão desenvolver confiança acerca da sua instituição de saúde.

Dessa maneira, a aproximação gradativa da sua marca leva a um relacionamento iniciado pela vontade própria do paciente, fazendo-o decidir pelo seu serviço.

Assim sendo, podemos definir a metodologia do inbound marketing por meio de quatro fases:

  • atração: desenvolvida pelo blog e pelas mídias sociais, visa propagar conteúdos de qualidade;
  • conversão: os mesmos visitantes conquistados pela fase da atração, devem ser qualificados como potenciais pacientes, ou leads, sendo essa tarefa realizada por meio do preenchimento de formulários, e-books, landing pages e call-to-actions;
  • fechamento: nesta fase, é hora de converter o lead e um paciente, mostrando que a empresa possui a solução ideal para o que a persona procura;
  • encantamento: após o serviço ser realizado, é importante que a instituição de saúde fidelize o paciente, criando um diálogo humanizado e auxiliando-o nas suas necessidades. Esta etapa é muito importante, pois os pacientes que se sentirem satisfeitos e acolhidos, irão se tornar promotores dos seus serviços e instituição.

 

De maneira geral, podemos dizer que o inbound marketing é uma abordagem que tomou grande popularidade na última década, pois se difere da antiga abordagem do marketing tradicional, que podemos chamar de outbound marketing.

O outbound marketing sempre funcionou ao longo da história do marketing, mas, com o avanço da tecnologia, foi perdendo a sua funcionalidade, principalmente devido aos seus altos custos.

Ou seja, com o tempo, as empresas tiveram de encontrar novas maneiras para atrair os seus clientes e, diante disso, surgiu o inbound marketing, que abrange técnicas mais específicas para o ambiente digital.

Implementando as técnicas básicas de inbound marketing

Hoje em dia, qual é a primeira ação que alguém toma quando deseja procurar descrições sobre alguma condição de saúde, encontrar alguma informação, ou mesmo solucionar algum problema?

Podemos dizer que a maioria das pessoas procura todas essas informações em mecanismos de busca como o Google. E, ao fazer essa busca, as pessoas direcionam as suas dúvidas por meio de palavras-chave.

Por exemplo, se você sente algum tipo de desconforto, irá descrevê-lo ao mecanismo de busca. Dessa maneira, a expressão que você digitou ou buscou por voz na página irá lhe trazer uma série de resultados e, na maioria das vezes, a sua escolha será pautada pelas primeiras opções do buscador.

É, basicamente, por aí que se fortalecem as técnicas de inbound marketing, como explicaremos a seguir.

 

A primeira estratégia é voltada para a implementação do Search Engine Optimization (SEO) nas postagens do blog da clínica.

O que é SEO?

Para alcançar o maior número de pessoas com o seu conteúdo, é fundamental que seu site/blog figure entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Nessa trajetória de saber como aparecer na primeira página, uma ferramenta indispensável do marketing digital é o Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização Para Mecanismos de Busca.

Trata-se de um conjunto de técnicas que são aplicadas para otimizar o posicionamento de uma página do site e, por consequência, melhorar o tráfego orgânico.

O tráfego orgânico corresponde às visitas voluntárias dos usuários ao site, os quais não são direcionados por meio anúncios pagos.

Por isso, o aumento desse tipo de tráfego é um indicativo de que a sua página seja relevante para os mecanismos de busca. Um reconhecimento e tanto, não é?

No entanto, é importante ter em mente que não existem fórmulas mágicas, já que nenhuma ação ou técnica de marketing irá colocar seu site na primeira posição de um dia para o outro. Por isso, para que o rankeamento seja favorável ao seu site, é importante se atentar ao uso correto das estratégias do SEO, a começar pelas palavras-chave.

Uso correto de palavras-chave

As palavras-chave correspondem ao principal instrumento de pesquisa na internet, como já dissemos. De maneira geral, consideramos uma palavra-chave como a palavra ou expressão utilizadas pelo usuário em sua busca na web.

Por exemplo, se o usuário deseja saber se a corrida é um exercício físico que ajuda a emagrecer, poderá perguntar aos mecanismos de busca se “correr emagrece?”, “como emagrecer com a corrida”, “posso emagrecer correndo?”, dentre várias outras possibilidades.

Todas essas perguntas correspondem a palavras-chave e caberá analisar qual delas escolher e direcionar a produção de um conteúdo. Existe uma série de ferramentas que estudam o uso das palavras-chave.

Após isso, é importante posicioná-las estrategicamente no decorrer do texto, seguindo os seguintes aspectos:

  • relacione-as de forma favorável aos conteúdos, ou seja, as palavras-chave devem aparecer na introdução, conclusão e no primeiro intertítulo;
  • é importante que as palavras-chave apareçam de forma natural no decorrer do texto, sem cansar o leitor e prejudicar a fluidez da leitura;
  • as palavras-chave também devem estar presentes no título principal, descrição das imagens (alt-text), assim como na meta-descrição e URL da página, para otimizar a busca.

Além das palavras-chave usadas corretamente, é fundamental apostar em um conteúdo de qualidade e conquistar cada vez mais leitores e possíveis pacientes.

Ofereça conteúdo de qualidade

Embora as palavras-chave sirvam para otimizar o conteúdo, é fundamental que ele ofereça informações de qualidade e atenda à persona da clínica.

Primeiramente, é importante que um bom artigo para blog seja direcionado aos problemas das personas, identificadas no momento do planejamento de conteúdo.

Nesse sentido, um artigo escrito com originalidade e correta estruturação corresponde a um texto com relevância para a indexação no topo dos mecanismos de busca.

Também é fundamental inserir links no artigo para o blog. Mas como fazer isso da melhor maneira possível?

Aposte no link building

É fundamental que o texto apresente links externos durante seu desenvolvimento. Ou seja, é importante interligar o seu conteúdo com outros portais de informação. Mas atenção! Estes sites devem ser confiáveis e apresentar, também, um conteúdo de qualidade.

Isso beneficia o rankeamento do seu site, e pode ser feito de duas maneiras:

  • links internos: direcionam o leitor para conteúdos relacionados dentro do seu próprio site, fazendo-o navegar cada vez mais nos seus conteúdos;
  • links externos: trabalham como “fonte de indicação”, uma vez que é possível encaminhar seu visitante para outro domínio que tenha um assunto relevante, por meio de links externos.

Ou seja, um conteúdo sem links não consegue um bom ranqueamento de busca e, por isso, pode apresentar um tráfego orgânico insatisfatório.

Por isso, fique atento, hoje em dia os algoritmos dos mecanismos de busca não só avaliam a presença de links, como também investigam se aquela relação é válida e confiável. Dessa forma, quanto mais links externos de qualidade você obter para o seu site, melhores serão as suas buscas.

Deixe o texto leve

Outra maneira de agregar valor ao artigo para blog é mantendo o ritmo do texto e dando espaço para a fluidez das ideias. Ou seja, utilizar frases curtas e parágrafos pequenos é fundamental para que o leitor não se canse no decorrer da leitura e continue navegando pelo site.

Além disso, ao redigir um artigo para blog, é indispensável estar atento a estruturação do texto. Isso significa que o redator deve dividir o texto em intertítulos.

Esteja sempre em busca de um melhor rankeamento

Todas essas dicas são valiosas para alcançar a primeira página dos mecanismos de busca na web. No entanto, existem diversas outras estratégias que podem surtir efeito no site da sua clínica médica. Tudo irá depender do planejamento do seu negócio, assim como o que a instituição almeja conquistar.

Além disso, os mecanismos de busca e suas métricas estão em constantes mudanças. Por isso, para alavancar os seus conteúdos, é possível recorrer a uma agência de marketing digital especializada na área da saúde, que irá direcionar profissionalmente todas as técnicas citadas anteriormente.

A importância de contratar uma agência especializada

Para ter domínio de todas as técnicas de SEO e conseguir bons resultados para o seu site, é fundamental muito estudo e empenho. O problema é que nem sempre os profissionais da área da saúde têm tempo para isso.

Nestes casos, é possível contar com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada, que saiba empregar estratégias eficazes e realizar um trabalho profissional para o seu público.

Enquanto isso, você pode se dedicar a outras atividades, otimizando ainda mais o crescimento da sua instituição de saúde.

As dicas que trouxemos neste blog post são apenas algumas dentre as tantas que fazem parte das estratégias para aparecer na primeira página de mecanismos de pesquisa online, como o Google.

Caso você busque ainda mais visibilidade para seu site e deseje saber como aparecer na primeira página do Google, confie em quem pode auxiliá-lo nessa jornada e invista nas melhores estratégias de marketing digital.

Entre em contato conosco. Será um prazer acompanhar você nesse desafio!

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Material escrito por:
Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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