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Clínicas de imagem: 4 estratégias de marketing digital que dão resultado

Publicado em 07.12.2017

Clínicas de imagem: 4 estratégias de marketing digital que dão resultado

Com o mercado de clínicas de imagem cada vez mais competitivo. As empresas do ramo devem buscar novas estratégias de marketing digital. Esta busca qualifica as formas de atuação, por meio das mais inovadoras ações de marketing.

Dentro do processo de gerenciamento estratégico, a marca de uma clínica de imagem precisa representar uma grande ideia, que seja diferenciada e demonstre ter qualidade.

4 estratégias de marketing digital para clínicas de imagem

Isso vai além de apenas alimentar a fanpage no Facebook com alguns posts, como forma de validar a presença da clínica de imagem no meio digital. Na verdade, requer o planejamento e a execução de estratégias de marketing digital bem mais consistentes:

1. Conheça seu público-alvo

Ao se iniciar qualquer estratégia de marketing digital, é necessário, antes, conhecer bem o público-alvo. Isso quer dizer que é preciso entender quem de fato é o paciente e como ele interage com a clínica. Perguntas como as listadas abaixo devem ser respondidas:

  • quais são as características comuns das pessoas que procuram o seu serviço?
  • Qual a maior preocupação delas?
  • Quais são as suas necessidades?

Nem sempre essas respostas podem ser aplicadas a uma abordagem genérica. Mas, caso seja possível começar a analisar os pacientes de forma padronizada, as chances de sucesso serão ainda maiores. Comentários, curtidas e compartilhamentos também são um termômetro para as estratégias de marketing digital.

É necessário medir o número de pessoas reagindo às suas postagens, e como elas interagem com a sua marca nas redes sociais. Desta forma, é possível descobrir os tipos de publicação que possuem maior valor para os pacientes.

Para se ter boas estratégias de marketing digital, é preciso trocar a forma de pensar mais tradicional e admitir que a internet mudou completamente a forma como as pessoas se relacionam.

Levando em consideração que a maioria dos concorrentes possui apenas um site que, provavelmente, ainda não está otimizado e responsivo, além de um perfil em determinada rede social, o marketing digital pode ser uma ótima solução para entregar valor para o público que se deseja atingir.

2. Tenha um website otimizado

A otimização, ou SEO (Search Engine Optimization), baseia-se em estruturar a página de acordo com os padrões dos mecanismos de busca na web.

É algo complexo de ser feito, mas, quando realizado, torna-se um fator importante para colocar o seu website em destaque nos resultados de busca.

3. Tenha um blog

Existem inúmeros benefícios para as clínicas de imagem que possuem um blog em seu website. Mas é importante traçar um planejamento para ele. Muitas clínicas acabam realizando postagens desordenadas, sem relevância de conteúdo e com diversos erros de otimização.

Deve-se postar, sempre, conteúdos significativos. Comece, por exemplo, respondendo às principais perguntas que os seus pacientes fazem. Embora se pense que é interessante promover a clínica de imagem em todos os posts, a chave do sucesso de um blog é fornecer conteúdo que seja valioso para quem os procura.

Uma boa dica para que uma clínica de imagem alcance os melhores resultados é contratar uma agência de marketing especializada em saúde, com conhecimento acerca de inbound marketing, o novo jeito de se relacionar com os pacientes por meio de conteúdos relevantes e pela fidelização.

4. Utilize as redes sociais de forma racional

É preciso saber quais redes sociais o seu público-alvo utiliza, efetivamente. Pode ser o Facebook, o Instagram, ou mesmo o YouTube. Contudo, é preciso que se entenda onde o público está. Com todas as redes sociais existentes, é quase impossível ter uma presença em todas elas.

Para descobrir quais plataformas utilizar, a dica é pesquisar a preferência com os seus pacientes e, também, criar um perfil em diferentes redes sociais. É preciso testar qual se adapta melhor à realidade de uma clínica de imagem.

Com base na forma como as pessoas começam a interagir com a clínica, pode-se definir uma plataforma capaz de criar um relacionamento efetivo com elas. É preciso levar em conta que cada plataforma exige uma linguagem, para corresponder aos seus usuários.

Estabelecer uma estratégia de marketing digital para alavancar os serviços também ajuda a fidelizar pacientes. Implemente as novas maneiras de comunicação e interação e observe os resultados. Eles podem te surpreender!

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