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Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing: é possível integrar?

Publicado em 22.09.2016

Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing: é possível integrar?

Tem se tornado cada vez mais comum as agências integrarem a Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing e vice-versa, como se esse fosse o caminho natural das coisas. E, aparentemente, é.

Atualmente, a atuação da assessoria de imprensa ampliou-se para além da mediação do relacionamento entre assessorado e veículos da imprensa. A oferta de serviços ou, por outra via, a demanda, é mais completa e, talvez, complexa. Você já vai entender por quê.

Antes, vamos resgatar alguns conceitos, começando por o que é assessoria de imprensa e o que é inbound marketing.

Assessoria de Imprensa

Basicamente, a assessoria de imprensa é um serviço do qual médicos e clínicas médicas podem utilizar para divulgar suas ações e atividades para a imprensa (rádios, Tvs, jornais, veículos online) para tornarem-se conhecidos, adquirir credibilidade e transformarem-se, gradativamente, em uma referência para a sociedade em sua área de atuação. De que foma isso é feito?

Para alcançar o objetivo, são realizadas algumas ações. Entre elas estão:

  • o mapeamento dos assuntos que envolvem o médico ou a clínica;
  • o planejamento dos assuntos que podem se tornar sugestões de notícias para a imprensa;
  • a criação dos textos para serem enviados à imprensa contendo as informações básicas referente ao assunto abordado e sugerido como notícia;
  • criação de artigos opinativos sobre um assunto que esteja em evidência e que o médico domine para abordar e a assessoria possa sugerir como publicação nos veículos que detém espaço para este tipo de texto.

Tornar os assuntos mapeados em notícias publicadas nos meios de comunicação é o objetivo da Assessoria de Imprensa. Para alcançá-lo, após criar o texto e enviá-lo à imprensa, o assessor  entra em contato com os veículos em que considera relevante ter a sugestão de notícia publicada para confirmar o seu recebimento e reforçar a importância de o veículo dar atenção a sua recomendação.

Depois, acompanha a produção e publicação da matéria na mídia, e realiza o arquivamento do conteúdo editado para enviar ao assessorado junto com o relatório de resultados.

Inbound Marketing

Basicamente, o inbound marketing é uma estratégia de marketing para obter o interesse das pessoas.

O inbound marketing baseia-se na ideia de criar e compartilhar conteúdo para e com um público determinado, que tem o hábito de se interessar pelo assunto em questão, criando um canal direto de comunicação que pode se tornar um relacionamento duradouro.

Para isso, utiliza diversas ferramentas que precisam, antes, ser bem planejadas para ter o alcance esperado. Por exemplo, uma estratégia de marketing de conteúdo. Ela precisa ser:

  1. bem planejada;
  2. ter os conteúdos/assuntos/temas bem definidos e produzidos adequadamente;
  3. ter os canais de distribuição dos conteúdos bem especificados para alcançar o perfil de público esperado;
  4. ser monitorada para verificar se está alcançado o resultado esperado;
  5. gerar um relatório de resultado para análise e adequação se for o caso.

Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing podem atuar juntos

A Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing são estratégias semelhantes na sua essência. Ambas demandam a produção de conteúdo atrativo para despertar o interesse de um público determinado. Portanto, adequar uma à outra não é difícil. É, sim, muito vantajoso.

Aliá-las é o ideal por um motivo: o inbound marketing transpõe barreiras que a Assessoria de Imprensa, às vezes, não consegue. Em contrapartida, a Assessoria de Imprensa pode conseguir um alcance e uma visibilidade em um espaço menor de tempo do que o Inbound.

Outras vantagens em aliar Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing são:

  • a captação e nutrição de leads em canais externos, ou seja, em outros meios (tvs, rádios, jornais, revistas e sites de notícias online) que não seja exclusivamente o próprio blog ou rede social;
  • a ampliação da relevância nos mecanismos de busca, já que seu nome ou marca pode constar em um veículo de comunicação de alta circulação e credibilidade;
  • ocupar as primeiras posições na busca do Google em função da matéria ter sido veiculada pelos portais de notícias;
  • o aumento da credibilidade por ser considerada uma fonte confiável de informação sobre determinado assunto pelo qual as pessoas podem estar querendo mais informações;
  • A redução de custos, já que o processo de trabalho é todo baseado na geração de mídia ou busca espontânea, não paga.

Ao considerar se vale mesmo investir em Assessoria e Inbound, a análise que sugerimos é comparativa. Quanto custa um anúncio em um jornal de grande circulação para ser veiculado uma única vez? Adiantamos que não é pouco.

Com o resultado da integração da Assessoria com o Inbound, basta que seu nome seja citado positivamente uma vez por este mesmo veículo para o link da matéria em que foi citado surgir a cada vez que é feita uma busca por você na internet.

Você estará sempre atrelado àquela matéria e poderá usá-la para comprovar suas referências sempre que considerar pertinente.

Há outros benefícios em usar Assessoria de Imprensa e Inbound Marketing. Para saber quais são, sugerimos que leia o artigo Assessoria de imprensa para médicos: saiba como se relacionar com a mídia e o e-book Inbound marketing: tudo o que você precisa saber sobre o novo marketing e como aplicá-lo na área da saúde. Boa leitura!

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