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Aprenda como calcular o Lifetime Value de um novo paciente

Publicado em 07.06.2017

Aprenda como calcular o Lifetime Value de um novo paciente

O Lifetime Value é uma métrica originária do marketing e vendas, e seu objetivo é estimar a potencial receita e lucro que poderão ser gerados por um cliente. Trata-se, portanto, de um valor matemático que pode ser medido.

No marketing médico, o Lifetime Value visa medir quanto um determinado paciente representa financeiramente para a clínica ao longo de todo o tempo em que ele fez uso dos seus serviços e conhecimentos.

No artigo de hoje, mostraremos a você por que medir isso é fundamental para a saúde financeira da sua instituição, aprimoramento profissional e para a saúde dos seus pacientes. Confira!

O que é Lifetime Value (LTV)?

A medicina é muito mais que uma ocupação: trata-se de um compromisso com a saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, ela também deve prover o sustento dos seus gestores, gerando receitas e/ou lucros para os envolvidos.

Manter um mesmo paciente por muitos anos não é apenas sinal da competência de um profissional de saúde ou clínica, mas também um fator que permite a boa convivência e um entendimento mais preciso dos problemas desse paciente.

Ou seja, a meta de toda clínica é manter seus pacientes fiéis o máximo possível. Mas como medir esse tempo? Além disso, como converter em valores reais o período que esse paciente permaneceu sob os seus cuidados?

Simples: com o cálculo do Lifetime Value.

Por que ele é importante?

O Lifetime Value é um dado imprescindível para calcular orçamentos, investimentos em estrutura e pessoal, marketing e outras ações de ampliação ou publicidade da sua instituição.

Se você investe em marketing digital e paga anúncios online, por exemplo, como vai avaliar se eles trazem o retorno esperado? Uma das soluções é analisar se os pacientes que chegam até você por meio dessa estratégia permanecem fiéis aos seus serviços por muito tempo.

Analisando seus pacientes com maior Lifetime Value, é possível compreender o perfil das pessoas que estão satisfeitas com o seu atendimento. Isso permite que você invista para encontrar mais pessoas com esse perfil e aumente, consequentemente, os rendimentos da sua clínica.

Como calcular o Lifetime Value?

Com uma multiplicação simples, é possível avaliar o rendimento que determinado paciente trouxe ao longo do tempo em que permaneceu sob os seus cuidados. Veja a fórmula:

LTV = VALOR DO SEU SERVIÇO x NÚMERO DE TRANSAÇÕES x TEMPO COM O PACIENTE

Vamos entender isso com um exemplo bem prático. Imagine que você atenda regularmente um paciente chamado João.

João tem um histórico familiar de hipertensão arterial. Por esse motivo, ele busca atendimento recorrente em sua clínica. Durante dois anos, ele tem medido a pressão e feito exames de rotina a cada três meses, o que custa a ele R$ 300, em média, a cada visita.

Para o caso específico do João, o cálculo do LTV fica assim: LTV = 300 x 4 x 2

Ou seja, multiplicamos os 300 reais pelas 4 consultas anuais que ele fez no período de dois anos. O Lifetime Value do João é de R$ 2.400.

Simples e fácil de calcular, essa é uma métrica fundamental para a prosperidade financeira da sua instituição e a sua realização profissional. Agora que você já sabe o que é Lifetime Value, aproveite para analisá-lo e obter mais controle do seu faturamento e investimentos.

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