
Conteúdo de qualidade, anúncios, publicações em redes sociais, e-mail marketing, enfim. É claro que cada uma dessas ações tem uma importância inquestionável, mas, no fim do dia, tudo que queremos são os resultados. E para saber se eles estão sendo alcançados, temos como principal ferramenta o KPI.
No texto que você lerá em seguida, falamos tudo sobre KPIs e a importância de usá-los em sua estratégia de marketing em saúde. Saiba mais!
Ouça este conteúdo:
O que é KPI e para que ele é utilizado?
KPI é, na verdade, uma sigla que significa Key Performance Indicator em inglês. Podemos traduzir o termo para “indicador-chave de performance” ou “indicador-chave de sucesso”. Basicamente, um KPI é um número ou uma porcentagem que revela a performance de uma ação de marketing na internet, seja ela qual for.
Em outras palavras, pode-se dizer também que um KPI é uma maneira de mensurar os resultados de um esforço em uma estratégia de marketing. É através de um número como este que você verá, na prática, o quão bem seus esforços e, obviamente, seu dinheiro estão sendo investidos.
A importância dos KPIs na estratégia de marketing
De acordo com a pesquisa Content Trends, da Rock Content, realizada em 2017, mais de 78% das empresas que registram suas estratégias de marketing dizem ser bem-sucedidas. Já no caso das que não costumam fazer o registro ou acompanhar estes números, a porcentagem cai drasticamente para aproximadamente 25%.
Se até mesmo na percepção das empresas o uso de KPIs faz a diferença, imagine o quanto ele realmente faz na prática. KPIs são números que mostram os resultados. E, no final das contas, é o que todos queremos quando trabalhamos com marketing digital.
KPIs mais relevantes e como analisá-los
A escolha dos KPIs mais relevantes para a sua estratégia dependerá, é claro, do objetivo traçado por você e sua empresa. Se o desejo é atrair mais conversões, a taxa delas que deve ser analisada. Já se você quer possuir mais contatos na sua base, seu KPI será o número de leads. Confira a breve lista abaixo com alguns dos principais KPIs:
- tráfego;
- custo por lead;
- ROI;
- leads;
- receita total;
- taxa de conversão;
- entre tantos outros.
Para analisar cada um desses KPIs, basta olhar para cada resultado e ver se ele está de acordo com o plano traçado. Se sim, ótimo, você está no caminho certo e deve continuar! Caso contrário, é sinal de que algo na sua operação não está certo e talvez seja a hora de mudar.
KPI x Métricas: Qual é a diferença?
Aqui as coisas começam a ficar um pouco confusas. Mas acompanhe; enquanto métricas são números mais “crus”, os KPIs são interpretações que apresentam uma visão mais clara do objetivo. Um exemplo que pode ser usado é:
- Em uma semana, 100 pessoas entraram no seu site através da home;
- Nesta mesma semana, 22 dessas 100 fecharam seu site sem acessar nenhuma outra página além da principal.
- Logo, seu site está com uma taxa de rejeição de 22%.
As duas primeiras informações tratam-se de métricas, enquanto a última é um KPI.
Entendeu a importância do KPI para sua estratégia de marketing? Aqui na E-saúde, nós trabalhamos constantemente com indicadores para mostrar os resultados entregues a cada um de nossos clientes. Conheça nossos serviços e saiba o que podemos fazer para você!