Artigo

A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

Por:
Publicado em 04/09/2019

A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

Como consumidor, você já deve ter notado como um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença para sua satisfação, certo? Na área médica não é diferente: o atendimento ao paciente deve prezar pela ética, humanização e boas práticas de conduta para que ele sinta que recebeu toda a atenção e cuidado necessários do profissional responsável pela consulta. 

Mais do que isso, o atendimento de qualidade é essencial para garantir a fidelização e criar uma relação de confiança entre profissional e paciente, fazendo com que ele opte por realizar consultas, tratamentos e acompanhamentos em sua clínica sempre que precisar de atendimento médico

Ouça este conteúdo: 

 

Neste artigo, vamos abordar a importância da comunicação para fortalecer sua imagem, apresentar o poder da humanização e dar dicas para fidelizar seus pacientes por meio do marketing digital. Acompanhe!

A importância do plano de comunicação 

O que sua clínica deseja comunicar? Quais são os objetivos da sua mensagem? Se você não tem uma resposta clara para essas duas perguntas, pode estar perdendo a chance de atrair mais pacientes por não ter um plano de comunicação bem estruturado. Assim como em outras áreas, a comunicação é um fator decisivo na hora de escolher a clínica e o profissional em que o paciente deseja realizar a consulta.

Com tanta informação à nossa volta, a decisão de se consultar em sua clínica ou na de seu concorrente está fortemente relacionada à linha de comunicação adotada por cada instituição médica. É por isso que plano de comunicação de qualidade é essencial para definir ações e estratégias que visam a valorização e consolidação da imagem do profissional e da clínica.

Por que priorizar a humanização no atendimento ao paciente?

Quando buscamos ajuda médica, estamos tentando solucionar um problema de saúde, realizar um tratamento ou avaliar nossa condição física, certo? E como a saúde é nosso bem mais precioso, o paciente espera que, durante uma consulta, receba toda a atenção necessária do especialista que está cuidando de sua saúde. 

Contudo, muitos pacientes saem das consultas médicas insatisfeitos com o atendimento prestado. Isso porque, em muitos casos, as informações repassadas pelo médico ocorrem de forma rápida, ampla, complexa e técnica, sem a compreensão e individualidade que o paciente necessita.  

Por outro lado, o atendimento realizado de maneira humanizada transmite a confiança que o paciente precisa sentir em relação à preocupação do profissional com sua saúde. Prezar pela ética, empatia, respeito, atenção e comunicação objetiva durante todas as consultas faz com que o paciente saiba que ele é único e que você está disposto a ajudá-lo com todo o apoio, atenção e individualidade. Isso é humanização. 

Como fidelizar seus pacientes?

O atendimento ao paciente de qualidade tem como um dos principais resultados a fidelização. Por meio dela, é possível evitar gastos com a aquisição de novos pacientes, aumentar a rentabilidade da instituição médica e aumentar a promoção da marca de maneira natural por meio da divulgação boca a boca feita por quem já conhece o seu trabalho. 

Na área da saúde, o marketing digital é uma das melhores estratégias para a fidelização de pacientes. Saiba como usá-lo a seu favor!

Aposte no marketing de conteúdo

Quando utilizado de maneira estratégica, o marketing de conteúdo atua como um dos principais pilares para a construção de uma relação de confiança entre paciente e instituição de saúde. Por meio de conteúdos relevantes e informativos, é possível aumentar sua autoridade no mercado e tornar-se referência em seu segmento. Uma boa opção é criar um blog e mantê-lo sempre atualizado com assuntos relevantes sobre sua área de atuação.

Utilize o e-mail marketing

Além de ser uma poderosa ferramenta para nutrir e converter usuários em pacientes, o e-mail marketing também pode contribuir para fidelizar seus pacientes. O envio de e-mails com conteúdos, novidades e informações personalizadas contribui para que o paciente sinta que você está falando diretamente com ele, estreitando a relação e aumentando a confiança em seus serviços.

Ofereça atendimento próximo

Além do atendimento de qualidade, muitos pacientes prezam por uma relação próxima e ágil com a instituição médica. Para cumprir essa missão com êxito, o ideal é sempre responder os pacientes com objetividade e rapidez nas redes sociais, além de utilizar ferramentas de mensagem, como o Whatsapp, que permite agendar consultas e verificar se o paciente realmente ficou satisfeito com o atendimento.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir nosso blog e nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas novidades!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.

Material escrito por:
Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

Como usar os influenciadores digitais na estratégia de marketing médico?

Artigo

Como usar os influenciadores digitais na estratégia de marketing médico?

Receba nosso conteúdo VIP