A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

Atualizado em: 18/12/2023 | Publicado em: 04/09/2019

Como consumidor, você já deve ter notado como um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença para sua satisfação, certo? Na área médica não é diferente: o atendimento ao paciente deve prezar pela ética, humanização e boas práticas de conduta para que ele sinta que recebeu toda a atenção e cuidado necessários do profissional responsável pela consulta.

Mais do que isso, o atendimento de qualidade é essencial para garantir a fidelização e criar uma relação de confiança entre profissional e paciente, fazendo com que ele opte por realizar consultas, tratamentos e acompanhamentos em sua clínica sempre que precisar de atendimento médico.

Neste artigo, vamos abordar a importância da comunicação para fortalecer sua imagem, apresentar o poder da humanização e dar dicas para fidelizar seus pacientes por meio do marketing digital. Acompanhe!

Por que priorizar a humanização no atendimento ao paciente?

Quando buscamos ajuda médica, estamos tentando solucionar um problema de saúde, realizar um tratamento ou avaliar nossa condição física, certo? E como a saúde é nosso bem mais precioso, o paciente espera que, durante uma consulta, receba toda a atenção necessária do especialista que está cuidando de sua saúde.

Contudo, muitos pacientes saem das consultas médicas insatisfeitos com o atendimento prestado. Isso porque, em muitos casos, as informações repassadas pelo médico ocorrem de forma rápida, ampla, complexa e técnica, sem a compreensão e individualidade que o paciente necessita.

Por outro lado, o atendimento realizado de maneira humanizada transmite a confiança que o paciente precisa sentir em relação à preocupação do profissional com sua saúde. Prezar pela ética, empatia, respeito, atenção e comunicação objetiva durante todas as consultas faz com que o paciente saiba que ele é único e que você está disposto a ajudá-lo com todo o apoio, atenção e individualidade. Isso é humanização.

Benefícios do atendimento de qualidade para sua instituição

É claro que a qualidade do atendimento deve ter foco total na experiência do paciente. Mas quando ele tem uma experiência positiva e satisfatória, o atendimento de qualidade também pode refletir em benefícios para sua instituição. Confira algumas vantagens:

  • Maior competitividade: quanto melhor for o atendimento prestado em uma instituição médica, mais você irá conquistar a confiança do paciente e se diferenciar dos serviços de saúde concorrentes.

  • Melhora a reputação: ao ter uma experiência positiva, os pacientes podem deixar avaliações no Google, em redes sociais ou outros canais, aumentando sua reputação e servindo como prova social para novos pacientes.

  • Marketing natural: além das avaliações online, os pacientes que ficam satisfeitos com o atendimento também podem indicar seus serviços para familiares e amigos, promovendo o marketing natural da sua instituição.

  • Previne conflitos: em muitos casos, conflitos começam por conta de um atendimento de má qualidade. Por isso, oferecer um bom atendimento ajuda a minimizar riscos de problemas.

A importância da recepcionista

O atendimento médico pode ser o mais importante para o paciente, mas lembre-se de que ele sempre procura uma experiência completa desde o primeiro contato com sua clínica. E a primeira impressão é sempre a que fica, certo?

Em clínicas e instituições médicas, a recepção atua como uma verdadeira porta de entrada, afinal quanto mais pacientes satisfeitos, mais você poderá aumentar o número de consultas.

Ao receber o paciente, sua equipe de recepcionistas precisa adotar um tom de comunicação afetivo, ético e responsável. Receber o paciente com um sorriso, perguntar como ele está e ajudar a tranquilizá-lo, por exemplo, demonstra que sua equipe está realmente preocupada com a saúde e bem-estar do paciente.

Isso faz com que ele se sinta mais acolhido e não apenas mais um paciente no meio de tantos. E é exatamente isso que o paciente moderno está procurando: sentir-se único e importante para as instituições médicas.

Para garantir que isso seja possível, é importante contar com uma equipe de recepcionistas bem treinada, capacitada e preparada para oferecer um atendimento ao paciente de qualidade, humanizado e único.

A E-saúde pode te ajudar nessa missão: em nosso “Treinamento online para recepcionistas” ensinamos tudo o que suas recepcionistas precisam saber para atender bem seu paciente e transformar a recepção em um verdadeiro centro de encantamento.

Atendimento ao paciente X Fidelização

O atendimento ao paciente de qualidade tem como um dos principais resultados a fidelização. Por meio dela, é possível evitar gastos com a aquisição de novos pacientes, aumentar a rentabilidade da instituição médica e aumentar a promoção da marca de maneira natural por meio da divulgação boca a boca feita por quem já conhece o seu trabalho.

Por isso, o atendimento ao paciente de qualidade é uma prática extremamente importante para construir uma relação de confiança e aumentar a chance de fidelização. Além disso, existem diversas ações de marketing digital que você pode utilizar para aumentar ainda mais a fidelização de pacientes. Saiba o que você pode fazer!!

Aposte no marketing de conteúdo

Quando utilizado de maneira estratégica, o marketing de conteúdo atua como um dos principais pilares para a construção de uma relação de confiança entre paciente e instituição de saúde. Por meio de conteúdos relevantes e informativos, é possível aumentar sua autoridade no mercado e tornar-se referência em seu segmento. Uma boa opção é criar um blog e mantê-lo sempre atualizado com assuntos relevantes sobre sua área de atuação.

Utilize o e-mail marketing

Além de ser uma poderosa ferramenta para nutrir e converter usuários em pacientes, o e-mail marketing também pode contribuir para fidelizar seus pacientes. O envio de e-mails com conteúdos, novidades e informações personalizadas contribui para que o paciente sinta que você está falando diretamente com ele, estreitando a relação e aumentando a confiança em seus serviços.

Ofereça atendimento próximo

Além do atendimento de qualidade, muitos pacientes prezam por uma relação próxima e ágil com a instituição médica. Para cumprir essa missão com êxito, o ideal é sempre responder os pacientes com objetividade e rapidez nas redes sociais, além de utilizar ferramentas de mensagem, como o Whatsapp, que permite agendar consultas e verificar se o paciente realmente ficou satisfeito com o atendimento.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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