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A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

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Publicado em 04/09/2019

A importância de um atendimento ao paciente de qualidade

Como consumidor, você já deve ter notado como um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença para sua satisfação, certo? Na área médica não é diferente: o atendimento ao paciente deve prezar pela ética, humanização e boas práticas de conduta para que ele sinta que recebeu toda a atenção e cuidado necessários do profissional responsável pela consulta. 

Mais do que isso, o atendimento de qualidade é essencial para garantir a fidelização e criar uma relação de confiança entre profissional e paciente, fazendo com que ele opte por realizar consultas, tratamentos e acompanhamentos em sua clínica sempre que precisar de atendimento médico

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Neste artigo, vamos abordar a importância da comunicação para fortalecer sua imagem, apresentar o poder da humanização e dar dicas para fidelizar seus pacientes por meio do marketing digital. Acompanhe!

A importância do plano de comunicação 

O que sua clínica deseja comunicar? Quais são os objetivos da sua mensagem? Se você não tem uma resposta clara para essas duas perguntas, pode estar perdendo a chance de atrair mais pacientes por não ter um plano de comunicação bem estruturado. Assim como em outras áreas, a comunicação é um fator decisivo na hora de escolher a clínica e o profissional em que o paciente deseja realizar a consulta.

Com tanta informação à nossa volta, a decisão de se consultar em sua clínica ou na de seu concorrente está fortemente relacionada à linha de comunicação adotada por cada instituição médica. É por isso que plano de comunicação de qualidade é essencial para definir ações e estratégias que visam a valorização e consolidação da imagem do profissional e da clínica.

Por que priorizar a humanização no atendimento ao paciente?

Quando buscamos ajuda médica, estamos tentando solucionar um problema de saúde, realizar um tratamento ou avaliar nossa condição física, certo? E como a saúde é nosso bem mais precioso, o paciente espera que, durante uma consulta, receba toda a atenção necessária do especialista que está cuidando de sua saúde. 

Contudo, muitos pacientes saem das consultas médicas insatisfeitos com o atendimento prestado. Isso porque, em muitos casos, as informações repassadas pelo médico ocorrem de forma rápida, ampla, complexa e técnica, sem a compreensão e individualidade que o paciente necessita.  

Por outro lado, o atendimento realizado de maneira humanizada transmite a confiança que o paciente precisa sentir em relação à preocupação do profissional com sua saúde. Prezar pela ética, empatia, respeito, atenção e comunicação objetiva durante todas as consultas faz com que o paciente saiba que ele é único e que você está disposto a ajudá-lo com todo o apoio, atenção e individualidade. Isso é humanização. 

Como fidelizar seus pacientes?

O atendimento ao paciente de qualidade tem como um dos principais resultados a fidelização. Por meio dela, é possível evitar gastos com a aquisição de novos pacientes, aumentar a rentabilidade da instituição médica e aumentar a promoção da marca de maneira natural por meio da divulgação boca a boca feita por quem já conhece o seu trabalho. 

Na área da saúde, o marketing digital é uma das melhores estratégias para a fidelização de pacientes. Saiba como usá-lo a seu favor!

Aposte no marketing de conteúdo

Quando utilizado de maneira estratégica, o marketing de conteúdo atua como um dos principais pilares para a construção de uma relação de confiança entre paciente e instituição de saúde. Por meio de conteúdos relevantes e informativos, é possível aumentar sua autoridade no mercado e tornar-se referência em seu segmento. Uma boa opção é criar um blog e mantê-lo sempre atualizado com assuntos relevantes sobre sua área de atuação.

Utilize o e-mail marketing

Além de ser uma poderosa ferramenta para nutrir e converter usuários em pacientes, o e-mail marketing também pode contribuir para fidelizar seus pacientes. O envio de e-mails com conteúdos, novidades e informações personalizadas contribui para que o paciente sinta que você está falando diretamente com ele, estreitando a relação e aumentando a confiança em seus serviços.

Ofereça atendimento próximo

Além do atendimento de qualidade, muitos pacientes prezam por uma relação próxima e ágil com a instituição médica. Para cumprir essa missão com êxito, o ideal é sempre responder os pacientes com objetividade e rapidez nas redes sociais, além de utilizar ferramentas de mensagem, como o Whatsapp, que permite agendar consultas e verificar se o paciente realmente ficou satisfeito com o atendimento.

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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