Facebook Pixel A importância da identidade visual para minha clínica e consultório - E-saúde

Artigo

A importância da identidade visual para minha clínica e consultório

Publicado em 13.07.2015

A importância da identidade visual para minha clínica e consultório

No mundo competitivo da saúde o sucesso não depende apenas de prestar um bom serviço. A grande quantidade de clínicas e consultórios estimula a concorrência entre os estabelecimentos e para se destacar os profissionais devem investir em uma identidade visual que transmita corretamente seus valores e diferenciais.

Por que investir na criação de uma identidade visual?

A principal função da identidade visual é definir visualmente o perfil de uma empresa ou profissional para que através de uma marca sejam transmitidas suas qualidades e com isso alcance seu público-alvo. A criação dessa identidade estabelece um logotipo que irá representar o profissional ou a clínica em elementos como, por exemplo, o receituário, os cartões de visita, sinalização da clínica, uniformes, assinatura de email, conceito do site e outros elementos utilizados.

O estudo para desenvolvimento desta identidade avalia símbolos, cores e tipografias que são coerentes com a marca e irão transmitir a mensagem que o profissional deseja passar.

Análise das cores

A cor possui amplo valor significativo para as pessoas, pois impressiona e expressa, além de ser um importante elemento na transmissão de ideias. Estudos a respeito da utilização das cores e o resultado da aplicação delas indicam aos profissionais do design quais as melhores opções de acordo com a mensagem que deseja passar.

Tipografia

O tipo de letra que será usado na construção de uma identidade visual eficaz é parte fundamental dessa criação. Ela também irá auxiliar na compreensão da marca e de seus valores, uma vez que, para ser identificada a marca precisa ser legível e condizente com o serviço oferecido.

A importância dos elementos visuais

Para Naomi Klein, escritora canadense que publicou um livro sobre identidade visual, construir marcas não significa identificar produtos e sim marcar a reputação de uma empresa ou negócio. Sendo assim, quando um médico não transmite sua identidade de uma maneira correta, perde a oportunidade de atrair seu público-alvo e de ser reconhecido por sua competência e estilo de trabalho.

Marketing na área da saúde

No meio da saúde é bastante comum os pacientes chegarem ao médico através de pesquisas e indicações. Muitas vezes o contato com a marca do consultório é o primeiro contato deste paciente, e é através dela que o profissional da saúde já pode iniciar a comunicação da maneira correta. Desta forma, ao utilizar as ferramentas de marketing aplicadas à área da saúde, de maneira ética e eficaz, os profissionais e gestores de clínica têm a chance de se diferenciar entre os concorrentes e conquistar um número maior de pacientes.

Para conhecer outras ferramentas do marketing na área da saúde leia nossos artigos e entre em contato conosco para conhecer os planos de marketing, conhecendo suas expectativas vamos construir as melhores estratégias para o desenvolvimento da sua carreira.

Conheça as ferramentas indispensáveis do marketing em saúde

Artigo

Conheça as ferramentas indispensáveis do marketing em saúde

Receba nosso conteúdo VIP