Artigo

A importância da identidade visual para minha clínica e consultório


Publicado em 13/07/2015 - Atualizado 16/03/2017

A importância da identidade visual para minha clínica e consultório

No mundo competitivo da saúde o sucesso não depende apenas de prestar um bom serviço. A grande quantidade de clínicas e consultórios estimula a concorrência entre os estabelecimentos e para se destacar os profissionais devem investir em uma identidade visual que transmita corretamente seus valores e diferenciais.

Por que investir na criação de uma identidade visual?

A principal função da identidade visual é definir visualmente o perfil de uma empresa ou profissional para que através de uma marca sejam transmitidas suas qualidades e com isso alcance seu público-alvo. A criação dessa identidade estabelece um logotipo que irá representar o profissional ou a clínica em elementos como, por exemplo, o receituário, os cartões de visita, sinalização da clínica, uniformes, assinatura de email, conceito do site e outros elementos utilizados.

O estudo para desenvolvimento desta identidade avalia símbolos, cores e tipografias que são coerentes com a marca e irão transmitir a mensagem que o profissional deseja passar.

Análise das cores

A cor possui amplo valor significativo para as pessoas, pois impressiona e expressa, além de ser um importante elemento na transmissão de ideias. Estudos a respeito da utilização das cores e o resultado da aplicação delas indicam aos profissionais do design quais as melhores opções de acordo com a mensagem que deseja passar.

Tipografia

O tipo de letra que será usado na construção de uma identidade visual eficaz é parte fundamental dessa criação. Ela também irá auxiliar na compreensão da marca e de seus valores, uma vez que, para ser identificada a marca precisa ser legível e condizente com o serviço oferecido.

A importância dos elementos visuais

Para Naomi Klein, escritora canadense que publicou um livro sobre identidade visual, construir marcas não significa identificar produtos e sim marcar a reputação de uma empresa ou negócio. Sendo assim, quando um médico não transmite sua identidade de uma maneira correta, perde a oportunidade de atrair seu público-alvo e de ser reconhecido por sua competência e estilo de trabalho.

Marketing na área da saúde

No meio da saúde é bastante comum os pacientes chegarem ao médico através de pesquisas e indicações. Muitas vezes o contato com a marca do consultório é o primeiro contato deste paciente, e é através dela que o profissional da saúde já pode iniciar a comunicação da maneira correta. Desta forma, ao utilizar as ferramentas de marketing aplicadas à área da saúde, de maneira ética e eficaz, os profissionais e gestores de clínica têm a chance de se diferenciar entre os concorrentes e conquistar um número maior de pacientes.

Para conhecer outras ferramentas do marketing na área da saúde leia nossos artigos e entre em contato conosco para conhecer os planos de marketing, conhecendo suas expectativas vamos construir as melhores estratégias para o desenvolvimento da sua carreira.

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Artigo

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Receba nosso conteúdo VIP