Artigo

A importância da decoração no marketing da sua clínica


Publicado em 04/09/2015

A importância da decoração no marketing da sua clínica

Uma clínica não é um ambiente agradável e convidativo para todas as pessoas, algumas estão buscando atendimento porque precisam tratar um problema e a situação pode sugerir inclusive uma sensação de desconforto. Por esse motivo, a ambientação da clínica deve proporcionar segurança, organização e bem-estar: a decoração do ambiente deve ser convidativa para tornar a clínica o menos impessoal possível para o paciente e seu acompanhante.

Essa análise é uma das funções do marketing médico, um conjunto de estratégias que procuram fortalecer a relação médico-paciente, aumentar a credibilidade do profissional, fidelizar o paciente e incentivar que ele indique o profissional da área da saúde para outras pessoas.

Na clínica, além do bom atendimento, a decoração é importante porque é o momento de receber o paciente, na maioria das vezes será o primeiro contato pessoal entre ele e o médico. Ao pensar em como transformar o ambiente em um lugar agradável, o médico deve pensar na mensagem que deseja transmitir. Para que isso se reflita ele deve escolher um estilo a seguir, e algumas técnicas do design de interiores ajudam a criar esse espaço. O ambiente pode ser elegante, clean ou moderno, cada um irá utilizar um tipo de material, projeto de iluminação e cores específicas. Confira algumas dicas para fazer suas escolhas e melhorar o marketing da sua clínica:

  • Estilo: Cada médico segue uma linha de trabalho, quer atender um determinado tipo de público e pode fazer escolhas de acordo com suas preferências para a decoração.Médicos mais tracionais, que prezam pela elegância e sofisticação, devem investir em materiais nobres, como a madeira, um elemento que traz calor naturalmente. Utilizar móveis de madeira dão a sensação de aconchego.Para ambientes mais cleans uma boa opção é utilizar o vidro, com divisórias neste material o espaço passa a impressão de maior integração. Existem também alguns modelos de mesa totalmente de vidro que são uma boa opção para quem quer demonstrar um trabalho minimalista, com transparência e precisão.Quem é mais moderno pode optar por materiais como detalhes em metal, telas de alta resolução com transmissão de vídeos informativos sobre procedimentos, por exemplo. Nesta opção o conforto fica a cargo da mobília, que deve ser aconchegante, para que o ambiente não pareça impessoal demais.
  • Cores: O uso correto das cores também é muito importante, o uso demasiado de cores quentes e fortes (vermelho, roxo, laranja) pode deixar os pacientes ainda mais agitados. Sendo assim, o azul e o verde como cores principais são boas opções, são tons que acalmam e combinam com a madeira. Contudo, escolher objetos de decoração, flores e quadros em tons mais quentes podem contribuir quando o estilo escolhido for o moderno e tecnológico.
  • Iluminação: A utilização da luz é muito importante, o ideal é aproveitar luz natural, mas também dar atenção para que o ambiente esteja sempre uniforme. A luz não deve ser clara demais, para evitar parecer um lugar frio, e nem muito escuro. Se optar por móveis escuros, a luz deve ser trabalhada para oferecer um contraponto e levar ao equilíbrio.
  • Se a clínica tiver uma recepção pequena, invista em espelhos, que colocados nos lugares certos darão uma sensação de amplitude.

Além dessas regras de decoração e interiores é fundamental seguir as normas de segurança e higiene estabelecidas pela Anvisa para regulamentação da infra-estrutura física dos serviços de saúde.

Receber bem, treinar a equipe para prestar um atendimento de excelência e oferecer qualidade de serviço para o paciente são atitudes de valorização do seu trabalho. Todo seu conhecimento e dedicação com a profissão também se traduzem nesses quesitos. E isso é marketing aplicado na área da saúde.

Sua clínica precisa de um diagnóstico de como está prestando os serviços? Existem ferramentas, como a pesquisa de satisfação, que servem para avaliar como está o nível de satisfação de seus pacientes. Deseja saber mais sobre essa e outras formas de atuar do marketing médico? Venha conversar com nossa equipe, somos especialistas em avaliar e sugerir estratégias de crescimento em sua área de atuação.

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.

Sua instituição de saúde está nas redes sociais? Saiba porque não ficar de fora

Artigo

Sua instituição de saúde está nas redes sociais? Saiba porque não ficar de fora

Receba nosso conteúdo VIP