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6 termos de marketing que todo gestor de clínicas precisa conhecer

Publicado em 17.01.2018

6 termos de marketing que todo gestor de clínicas precisa conhecer

A cada dia que passa nos deparamos com inovações no mercado que têm tudo para dar certo, mas não fazem sucesso. O mesmo também pode acontecer com os serviços de sua clínica, caso, em sua gestão, você desconheça o significado de certos termos de marketing.

Conhecer esses conceitos vai te ajudar a traçar uma estratégia mais adequada para a sua clínica e tomar decisões mais assertivas. Pensando nisso, listamos alguns termos importantes, tanto para o mundo digital quando para o marketing tradicional. Confira!

1. Benchmarking

O processo caracterizado pelo estudo da concorrência e do mercado para aplicar as melhores práticas e inovações em sua empresa chama-se benchmarking. Serve para conduzir sua clínica para um desempenho superior.

Por meio da busca permanente de oportunidades de melhoria dos serviços prestados, dos processos utilizados e dos custos e prazos oferecidos, o processo serve para confrontar os resultados com os dos concorrentes mais fortes.

2. CRM

Um dos principais sistemas da empresa, o “Customer Relationship Management” é um termo oriundo do inglês e que é traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. É muito importante para trazer as pessoas de volta para a clínica.

Com a concentração de cadastros de pacientes em um só lugar, o sistema fornece o histórico de atendimento, desde o primeiro contato até a ficha médica. Dessa forma, você poderá enviar avisos sobre retornos ou oferecer tratamentos complementares.

3. CAC

O Custo de Aquisição por Cliente é um cálculo que serve para identificar o valor gasto pela clínica para conseguir pacientes. Existe uma fórmula simplificada, uma intermediária e uma completa. Muito interessante, não é mesmo?

É essencial limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que se vai ganhar. O CAC entra para auxiliar justamente nessa parte estratégica e determinar se a ação é válida e lucrativa.

4. ROI

Um dos termos preferidos da área de finanças, o Retorno Sobre o Investimento (Return on Investment) também é muito utilizado no mundo do marketing. Serve para analisar se o dinheiro investido nas campanhas está se revertendo em lucro ou não.

O cálculo é feito da seguinte maneira: subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo investimento inicial. Por fim, esse resultado é dividido pelo valor do investimento inicial.

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

5. Links patrocinados

Com certeza você já se deparou com os links patrocinados, mas provavelmente não sabia que é esse o termo técnico utilizado em marketing para se referir aos anúncios que aparecem nos sites.

São feitos em forma de links igual aos outros conteúdos da página. As empresas pagam os sites para fazerem a divulgação e alavancar os anúncios para o topo a partir da análise do próprio motor de busca.

6. Big Data

O Big Data é um termo referente ao conjunto de informações, tanto internas quanto externas, que podem ser acessadas remotamente ou pela internet. Baseia-se em 5 Vs: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Sendo assim, esses dados podem ser utilizados para transformar as informações em oportunidades para a clínica e para otimizar e automatizar as campanhas de marketing.

Você conhecia algum desses termos de marketing? Agora é hora de aplicar esses conhecimentos em sua clínica para oferecer o melhor para seus pacientes. 🙂

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