Artigo

5 maneiras para melhorar os processos hospitalares

Publicado em 11.08.2018

5 maneiras para melhorar os processos hospitalares

A tecnologia pode ser uma grande aliada para gerenciar processos hospitalares. O setor da saúde, diferente de outros segmentos, lida diretamente com a vida humana, ou seja, é imprescindível que ele tenha um bom planejamento estratégico hospitalar.

Ao implantar um sistema automatizado de saúde, diversos benefícios são agregados tanto para a gestão de pacientes, quanto para os profissionais que atuam nesta área.

Softwares e hardwares estão a todo momento sendo desenvolvidos com o objetivo de contribuir com a administração das unidades de saúde. Dessa forma, é preciso ser versátil  e estar “aberto” para conhecê-los.

Veja agora 5 desses recursos que podem impactar positivamente na sua instituição:

ERP

ERP é a sigla Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Esse Software é uma ferramenta corporativa que automatiza e integra diferentes atividades dentro de uma organização.

Ele permite uma percepção estratégica aos gestores, além disso, otimiza processos e ajuda a direcionar investimentos. Na administração em saúde, as instituições precisam priorizar recursos como esse, para conseguirem coordenar com eficiência a demanda exigente de um hospital.

Sistema de gestão de suprimentos

O ERP também contribui para o gerenciamento da cadeia de gestão de suprimentos. Ele integra e automatiza processos operacionais – controle de

demandas, monitoramento dos níveis de estoques e administração dos processos  produtivos.

Além de identificar possíveis falhas na gestão hospitalar, ele ainda corrige eventuais erros durante a produção. Assim, ao auxiliar no planejamento, apoio e execução das atividades, o ERP aperfeiçoa todas as fases dos serviços hospitalares.

Prontuário Eletrônico

O Prontuário Eletrônico é capaz de registrar e disponibilizar em tempo real  todas as informações necessárias sobre um paciente. Ele já é realidade para uma pequena parte dos hospitais no país.

Segundo o DATASUS, o Brasil conta atualmente com 11.112 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o sistema informatizado.O Ministério da Saúde, alega ser um direito do cidadão receber um atendimento ainda mais ágil e eficiente no momento da consulta.

Agendamento Online

O sistema de Agendamento Online  é uma plataforma que possibilita marcações de consultas e exames pela internet. Ele reduz 80% do custo de um agendamento comum, além de oferecer maior conforto e tranquilidade para os seus pacientes.

Com essa ferramenta, os custos com ligações e com a contratação de funcionários para atendimento em call center diminui significativamente, uma vez que, não seria preciso um profissional para realizar essa atividade.

Inclusive, a margem de erro quando utiliza-se um software como esse torna-se baixíssima.

No dia a dia um atendente pode facilmente marcar duas consultas em um mesmo horário e local, algo que com a utilização desse sistema dificilmente aconteceria.

Beira-leito

A checagem Beira-leito é uma tecnologia inserida no prontuário eletrônico de cada paciente. Esse sistema otimiza a gestão dos remédios e atualiza os dados do prontuário automaticamente, o que é de extrema utilidade na administração das atividades da enfermagem.

Um estudo realizado pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), apontou que 8 mil mortes no Brasil são decorrentes de erros de medicação, isto é, essa tecnologia além de trazer agilidade no cotidiano de uma instituição também proporciona uma maior segurança aos pacientes.

Tecnologia aliada à profissionais capacitados

Investir em automatização de processos é essencial para toda entidade, mas é preciso se preocupar também com a capacitação dos profissionais que irão manusear essas tecnologias.

Com uma equipe qualificada, a instituição pode facilmente implementar qualquer ferramenta. Afinal, quanto mais instruídos os colaboradores estiverem, mais facilmente irão se adaptar aos novos recursos.

Além disso, quando o assunto é a melhora nos processos hospitalares, não podemos nos esquecer da importância de um Marketing bem estruturado.

O Marketing é o responsável por encontrar as novas oportunidades e descobrir como desenvolvê las, de modo que ajude a gerar lucro e proporcionar maior satisfação aos usuários.

Com isso é necessário estabelecer métricas fundamentais da gestão hospitalar, assim conseguirá manter uma instituição ainda mais eficiente.

Saiba como ter um bom planejamento hospitalar

Artigo

Saiba como ter um bom planejamento hospitalar

Receba nosso conteúdo VIP