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5 erros na sua clínica que te fazem perder pacientes

Publicado em 10.05.2017

5 erros na sua clínica que te fazem perder pacientes

Sua clínica recebe muitas reclamações? Você já perdeu um número considerável de pacientes? Sua imagem nas redes sociais está ruim? Se a resposta para a maioria dessas perguntas foi sim, pode ser importante estabelecer mudanças gerenciais dentro do seu estabelecimento de saúde.

Quer saber como fazer esse gerenciamento de maneira correta para não perder pacientes? Conheça os 5 principais erros cometidos nas clínicas e como evitá-los.

1. Não investir em divulgação

Não investir em divulgação pode fazer com que sua instituição perca pacientes, pois assim ela reduz sua visibilidade. Muitos gestores pensam que só têm retorno grandes organizações que podem investir em propagandas caras, o que não é verdade. Veja algumas formas de divulgar a sua clínica com um investimento que cabe no seu bolso:

  • e-mail marketing;
  • redes sociais;
  • links patrocinados;
  • disponibilização de um site atrativo e de fácil navegação.

Caso sua equipe não conte com profissionais capacitados para gerenciar a visibilidade da sua marca, contrate uma agência de marketing especializada em saúde que ofereça esse tipo de serviço e veja como um especialista pode ajudar na captação de novos pacientes.

2. Perder pacientes por não saber gerenciar a sua imagem nas redes sociais

Muitas vezes as redes sociais são usadas apenas para chamar a atenção, misturando conteúdos de pouca credibilidade e sem nenhuma relevância. Para converter sua visibilidade nas redes sociais em ferramentas de sucesso, fuja dos seguintes erros:

  • nenhum investimento em publicações;
  • postagens pouco relevantes;
  • erros de português;
  • pouca interatividade com os seguidores da página;
  • discussão com seguidores.

Para não cair em nenhuma dessas ciladas, gerencie corretamente seu Facebook, LinkedIn e Instagram. Caso não tenha tempo para isso, deixe a tarefa com quem realmente entende do assunto, contratando uma agência ou profissional habilitado. Além de ganhar maior destaque na internet, você e seus colaboradores terão mais tempo para focar no que realmente importa para a sua empresa: o paciente.

3. Colaboradores despreparados

De nada adianta investir pesado em publicidade se as pessoas da equipe não entregarem um atendimento diferenciado e com qualidade. Algumas atitudes nocivas que podem comprometer a imagem da sua clínica incluem:

  • falar alto pelos corredores;
  • mexer no celular a todo o momento;
  • ser mal-educado;
  • não saber passar as informações de maneira correta;
  • discutir com outros funcionários na sala de espera;
  • divulgar informações sigilosas;
  • não saber ouvir.

Apesar da maioria das competências citadas serem de natureza comportamental, a equipe deve ser orientada para não cometer tais deslizes.

Para ter mais sucesso nessa tarefa, utilize as principais reclamações para oferecer feedbacks aos colaboradores: apenas evite chamar a atenção dos funcionários na frente de outras pessoas, principalmente dos pacientes e de seus acompanhantes.

4. Falhas no processo de atendimento

Sabemos que errar é humano, mas, na área da saúde, uma pequena falha pode custar a recuperação ou, até mesmo, a vida de um paciente. Conheça as principais falhas cometidas nos processos de atendimento:

  • erro no agendamento;
  • atrasos;
  • troca de exames;
  • erro de médico;
  • falta de comunicação entre os setores.

Para evitar problemas, certifique-se de que os processos estão sendo feitos com qualidade e excelência.

Treine seus colaboradores e gestores para saber lidar com as possíveis adversidades do cotidiano. Agindo dessa forma, sua equipe estará preparada para corrigir os erros prontamente.

5. Ambiente desorganizado e com pouca higiene

Não há nada mais desagradável do que ser atendido em um lugar onde não há organização e higiene, ainda mais se o estabelecimento for um hospital ou clínica. São alguns exemplos desses descuidos:

  • mobiliário gasto;
  • materiais e utensílios de escritório espalhados;
  • acúmulo de papéis nos balcões de atendimento;
  • pisos molhados;
  • papéis e embalagens no chão.

Determine que a limpeza e a manutenção dos objetos sejam feitas regularmente, orientando os seus colaboradores para que cada um cuide de seus pertences.

Agora que você conhece os 5 principais erros que podem fazer a sua clínica perder pacientes, que tal ficar por dentro das melhores dicas para se tornar referência em atendimento na sua região? Curta a nossa página no Facebook e conheça as melhores práticas na área da saúde. 😉

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