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5 benefícios do marketing de relacionamento para clínicas médicas

Publicado em 17.02.2018

5 benefícios do marketing de relacionamento para clínicas médicas

É possível criar, e até mesmo fortalecer, uma boa comunicação com os pacientes por meio do marketing de relacionamento para clínicas médicas. Na realidade, a valorização do paciente deve ser prioridade em qualquer estabelecimento de saúde.

A técnica do marketing de relacionamento engloba estratégias valiosas para qualquer clínica ou consultório médico, pois coloca o paciente em um papel protagonista, além de incentivar a comunicação humanizada.

Humanizar o atendimento e, consequentemente, fidelizar pacientes, colaboradores, profissionais encaminhadores, fornecedores e distribuidores é um investimento imprescindível para os negócios na área da saúde.

E este investimento é constituído pela soma do conhecimento, experiência e confiança que uma clínica médica possui perante seu público.

Perfil do marketing de relacionamento para clínicas médicas

O marketing de relacionamento para clínicas médicas é a forma pela qual uma empresa de saúde marca a sua presença, por meio de um atendimento humanizado, na vida do paciente.

Isso se refere às ações de qualificação que contribuem para uma relação mais positiva, amigável, duradoura, prestativa e empática com o público que usufrui do serviço e os colaboradores. Uma interação eficiente é capaz de conquistar, engajar e fidelizar pacientes.

O grande benefício que uma clínica médica recebe quando investe em marketing de relacionamento é a viabilidade de fidelização dos usuários dos seus serviços. Isso quer dizer que é possível conquistar cada vez mais as pessoas, tornando-se uma referência para elas.

Implantar o marketing de relacionamento pode ser uma tarefa simples, caso sejam executados alguns passos. A longo prazo, o resultado é a garantia da satisfação dos pacientes e colaboradores. Mas é preciso foco, determinação, planejamento e trabalho de equipe.

Benefícios do marketing de relacionamento para clínicas médicas

1 – Humanização do atendimento

Cada vez mais, tem havido uma consciência social de que devemos sempre respeitar as outras pessoas, tratá-las com responsabilidade, cordialidade e respeito. Enxergar, sempre, o seu lado humano, e não meramente vê-la como apenas um paciente.

A humanização no atendimento, que é um dos preceitos do marketing de relacionamento, tem se tornado central, não apenas por essa consciência social, mas por, também, ter sido comprovado que um atendimento humanizado gera mais retorno positivo do público e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

2 – Fortalecimento da marca

No marketing de relacionamento para clínicas médicas, é importante que o estabelecimento tenha uma identidade visual atrativa. Isso ajuda a construir uma imagem positiva na memória deles.

Agências de marketing especializadas na área da saúde elaboram ótimas soluções de identidade visual. Elas possuem experiência diferenciada na otimização da comunicação entre médicos, instituições de saúde e pacientes.

2 – Comunicação e identificação facilitada

Uma clínica médica deve estar presente em todos os canais atuais de comunicação, como redes sociais, WhatsApp, e-mail, telefone, etc.. Além disso, seus pacientes merecem reconhecê-la rapidamente. Por isso, é importante a marca da clínica estar presente:

  • no uniforme da equipe;
  • impressa em fichas, receituários, pastas, envelopes;
  • em publicações na internet.

Assim, os pacientes a identificam facilmente.

3 – Formação de cadastro dos pacientes

Ter os dados dos pacientes é essencial no marketing de relacionamento, pois reúnem o nome, o telefone, o endereço, a data de aniversário, o e-mail, interesses, e outras informações que viabilizam diversas estratégias de marketing, além de enfatizar o atendimento humanizado e personalizado em sua clínica.

4 – Empatia pelos colaboradores

Quando a equipe de colaboradores está preparada para receber e orientar o paciente, seja por WhatsApp, e-mail, redes sociais ou por meio de um software médico, o paciente sente-se bem acolhido e desenvolve maior empatia pela clínica médica.

5 – Satisfação

Pacientes que passam por uma boa experiência em uma clínica médica tendem a sentir-se mais satisfeitos. É importante que o estabelecimento tenha um ambiente agradável, climatizado e limpo.

As salas de espera para consultas devem oferecer água mineral, revistas e aparelhos de TV, preferencialmente com conteúdo próprio. Para cada especialidade médica, é possível personalizar o ambiente de acordo com o público.

Quando o foco é humanizar o atendimento dos seus pacientes, nada melhor do que adotar novas alternativas, você não acha? É esse tipo de estratégia que faz da sua clínica um lugar em que todos se sentem bem.

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