4 dicas para aprimorar o atendimento da clínica de saúde

4 dicas para aprimorar o atendimento da clínica de saúde

Atualizado em: 27/03/2023 | Publicado em: 15/02/2017

Melhorar o atendimento da clínica é uma ótima forma de oferecer uma boa experiência para os seus pacientes, aumentando as chances dele realizar outra consulta, exame e ainda recomendar a sua instituição de saúde para seus amigos e familiares.

Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, 94% dos brasileiros afirmam que ter um bom atendimento é fundamental. Apesar disso, apenas 11% estão realmente satisfeitos com a forma que são tratados por uma empresa. Isso mostra a real importância de repensar a forma que a recepção trata os seus pacientes.

Você com certeza já ouviu a famosa frase do pai do marketing, Philip Kotler, que afirma que conquistar um novo cliente custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter um atual, não é?! Isso também é verdade para a área de saúde.

Dessa forma, ao melhorar o atendimento da clínica é possível promover a fidelização e aumentar a reputação no mercado. Diversas dicas simples podem ser aplicadas no dia a dia e fazer toda a diferença. Quer saber quais são elas? Continue lendo e confira.

Como aprimorar o atendimento da clínica?

O atendimento da clínica é responsável pela primeira impressão do paciente. Se ele for rude, ineficaz e burocrático, a imagem da instituição ficará manchada e as chances de ocorrer outra marcação, seja de consulta ou de exames, é reduzida consideravelmente.

Por isso, a experiência do paciente deve ser uma das principais preocupações de gestores e proprietários de clínicas médicas. Para ajudar você a otimizar a experiência do paciente, selecionamos 4 dicas fundamentais. Confira!

1. Seja cortês e faça um bom atendimento

Os pacientes têm inúmeras opções de escolha ao buscar um tratamento de saúde. Em meio a tanta concorrência, é importante investir em um grande diferencial: o atendimento.

Ter cortesia no atendimento destacará sua clínica das demais. O paciente perceberá a dedicação e a atenção prestadas e se sentirá mais à vontade e confiante para escolher sua clínica não só para o primeiro atendimento, mas para voltar quando precisar.

Para isso, é importante que os colaboradores sejam bem treinados. Eles também devem se comprometer em mostrar qualidades como:

  • simpatia;
  • educação;
  • cortesia;
  • empatia e
  • sorriso no rosto.

São coisas simples, mas essenciais para fazer a diferença no atendimento da clínica. Uma forma de conversar com os colaboradores sobre isso é questionar como eles gostam de ser atendidos quando vão em uma empresa e pedir para replicarem esse comportamento.

2. Utilize o endomarketing

O marketing interno de uma clínica, ou endomarketing, é a forma de convencer os colaboradores da qualidade de seu estabelecimento de saúde. Para isso, eles precisam se sentir satisfeitos com o trabalho, seguros com a equipe e procedimentos realizados.

A partir dessa estratégia, é possível passar mais segurança para todo o time. Para isso, deve-se investir em treinamentos, no fortalecimento da cultura e na familiarização com os produtos, serviços e procedimentos realizados. Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais à vontade no seu ambiente de trabalho, impactando no atendimento da clínica.

Saiba mais: Como o endomarketing pode ajudar na gestão?

3. Saiba usar a tecnologia

A tecnologia faz parte da vida de todo mundo e isso é inegável. Por esse motivo, todos os colaboradores da recepção e, até mesmo, de outros setores de uma clínica precisam usar dispositivos, softwares e outras ferramentas digitais.

A partir desse conhecimento, é possível melhorar o atendimento da clínica, incorporando as tecnologias corretas para facilitar o agendamento, o cadastro do paciente, o levantamento de sintomas e a avaliação pós-atendimento.

Vale ressaltar que isso não quer dizer que você precisa contratar quem já saiba tudo sobre o mundo digital. É importante apenas encontrar pessoas que tenham vontade de aprender e consigam se adaptar rapidamente a novos processos.

4. Treine os colaboradores para aprimorar o atendimento

O treinamento dos colaboradores também está diretamente ligado com a qualidade do atendimento da clínica. Apenas uma equipe que conhece as melhores práticas e está atualizada nas tendências pode oferecer uma boa experiência.

Quando falamos sobre instituições de saúde, o foco são os recepcionistas e os secretários, que são o principal elo entre a clínica, os médicos e os pacientes. Por isso, invista pesado na capacitação desses profissionais e incentive que eles melhorem sempre.

Os treinamentos podem ser feitos de diversas formas, como:

  • conversas sobre os valores da clínica;
  • explicações sobre os produtos, serviços ou procedimentos realizados;
  • cursos presenciais ou online;
  • palestras com especialistas em atendimento;
  • workshops.

Leia também: Curso para recepcionista: confira a importância para sua instituição

Tenha sempre mente que nunca é um desperdício investir em conhecimentos para a sua equipe. E isso não vale apenas para quem trabalha na recepção! Médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais que interagem diretamente com os pacientes também devem ser treinados para melhorar o atendimento na clínica.

Dê play na nossa live abaixo e saiba mais sobre a importância de ter um time de excelência na recepção.

Viu como não é difícil melhorar a experiência do paciente? Dê o primeiro passo, promova pequenas mudanças diariamente e avalie constantemente a recepção para buscar maneiras de otimizar os processos.

Lembre-se, ao passar qualquer feedback para os seus colaboradores, seja construtivo, não destrutivo. Dê soluções para os problemas e ofereça ajuda. Dessa forma, você conseguirá conquistar todos, aumentar a satisfação de forma geral e criar divulgadores da sua empresa.

Se você curtiu o conteúdo e quer saber ainda mais, não deixe de baixar o nosso ebook 7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica. Ele é gratuito e conta com diversas dicas práticas.

Além disso, fique a vontade para entrar em contato conosco se tiver qualquer dúvida sobre o assunto. Estamos à disposição!

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato