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4 dicas para aprimorar o atendimento da sua clínica

Publicado em 15.02.2017

4 dicas para aprimorar o atendimento da sua clínica

Atender bem é o pilar de sustentação de qualquer clínica: a forma de atendimento pode tanto tornar a sua clínica uma referência quanto minar a sua reputação, bem como a dos profissionais que trabalham nela.

Todos que procuram seus serviços precisam se sentir bem atendidos. Se você sente que sua clínica precisa melhorar nesse quesito, nunca é tarde para aprimorar o atendimento aos pacientes — afinal, eles serão seus principais divulgadores!

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas importantes para que você possa ter um atendimento exemplar em sua clínica. Confira!

Como aprimorar o atendimento na sua clínica?

Cuidar do atendimento deve ser a primeira preocupação de gestores e proprietários de clínicas médicas. Isso inclui diversos fatores, como treinamento, uso de softwares de gestão, o próprio atendimento em si, cortesia, educação, entre outros.

Veja abaixo 4 dicas fundamentais para aprimorar o atendimento em sua clínica:

1. Seja cortês e faça um bom atendimento

Os pacientes têm inúmeras opções de escolha ao buscar um tratamento de saúde. Em meio a tanta concorrência, é importante investir em um grande diferencial: o atendimento.

Ter cortesia no atendimento destacará sua clínica das demais: o paciente perceberá a dedicação e a atenção prestadas e se sentirá mais à vontade e confiante para escolher sua clínica não só para o primeiro atendimento, mas para voltar quando precisar.

Para isso, é importante que os funcionários sejam bem treinados. Eles também devem se comprometer em mostrar qualidades como simpatia, educação, cortesia e um sorriso no rosto, por exemplo. São coisas simples, mas que são essenciais para fazer a diferença no atendimento.

2. Utilize o Endomarketing

O marketing interno de uma clínica, ou Endomarketing, é a forma de convencer os colaboradores da qualidade de seu estabelecimento de saúde. Para isso, eles precisam se sentir satisfeitos com o trabalho, seguros com a equipe e procedimentos realizados.

O Endomarketing da clínica deve passar esta segurança aos colaboradores antes do atendimento. Isso é feito ao treinar os funcionários para serem também parceiros da clínica e ao tornar conhecidos os produtos, serviços e procedimentos de forma mais clara possível.

Ao serem bem informados, os colaboradores se sentirão seguros para realizar suas atividades e atender os pacientes da melhor forma possível.

3. Saiba usar a tecnologia

Todo funcionário que trabalha na recepção ou em outros setores de uma clínica hoje em dia, deve ter conhecimentos de tecnologia. A tecnologia está cada vez mais presente em clínicas médicas e é preciso saber utilizar computadores e softwares de gestão financeiro e de atendimento.

Não é obrigatório ser um expert em tecnologia, mas é importante ter vontade de aprender para poder se adaptar bem aos processos que somente podem ser realizados mediante o uso de métodos mais avançados. Dessa forma, há mais economia de recursos financeiros da clínica e de tempo para os médicos e pacientes.

4. Treine os funcionários para aprimorar o atendimento

Este é outro item essencial para as clínicas poderem garantir um atendimento de qualidade. Um atendimento impecável só pode ser realizado com uma equipe bem treinada. Por exemplo, secretárias serão o principal elo entre a clínica, médicos e pacientes. É preciso garantir uma ótima primeira impressão.

Os treinamentos podem ser feitos mediante conversas sobre valores da clínica, por meio de cursos, palestras e workshops, por exemplo. Nunca é um desperdício investir em conhecimentos para os funcionários.

Não apenas secretárias podem se beneficiar com esses treinamentos, mas também os médicos, os técnicos e outros profissionais envolvidos diretamente no atendimento ao paciente. Ter uma equipe qualificada é o ponto principal para aprimorar o atendimento em clínicas e garantir a satisfação dos pacientes.

Como vimos, aprimorar o atendimento de clínicas não é tão complicado. Passos simples e não dispendiosos podem ser dados e estão ao alcance de gestores para proporcionar um excelente e exemplar atendimento em sua clínica, deixando seus pacientes mais satisfeitos, fiéis a seus serviços e sendo seus principais divulgadores.

E você, tem mais dicas de como aprimorar o atendimento de clínicas médicas? Deixe seu comentário aqui no post!

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