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12 sugestões para otimizar mídias sociais em saúde

Publicado em 03.02.2012

12 sugestões para otimizar mídias sociais em saúde

O Center of Disease Control (CDC) dos Estados Unidos propôs 12 sugestões para os gestores que desejam utilizar as mídias sociais em seus programas:

  1. Faça escolhas estratégicas baseadas no perfil da audiência e seus objetivos de comunicação
  2. “Vá onde as pessoas estão” de acordo estudos estatísticos e demográficos. Devemos lembrar que há grande diferenças no uso e acesso à internet nas diferentes regiões do Brasil e entre as classes sociais.
  3. “Adote recursos de baixo-risco” como vídeos e “podcasts”
  4. “Tenha certeza de que as mensagens tenham embasamento científico” garantindo consistência e acurácia das informações. É importante resistir à tentação de simplesmente reproduzir textos encontrados na internet.
  5. “Crie conteúdos dissemináveis” – como vídeos on line que podem facilmente ser compartilhados. Este material deve ser “leve” e de boa qualidade.
  6. “ Facilite a disseminação viral das informações” – através de sites como Facebook e YouTube.
  7. “Estimule a participação” especialmente através da comunicação de duas vias
  8.  “Influencie as redes” – em mídias como Facebook ou Orkut onde muitos do seu público-alvo podem ter mais de 100 amigos
  9. “Ofereça múltiplos formatos” para facilitar o acesso, reforçar as mensagens e propiciar alternativas para interação
  10. “Considere os celulares”, pois a grande maioria da população utiliza estes equipamentos. Pesquisa feita pela F/Nazca e Datafolha no segundo semestre de 2011 constatou que 29,5 milhões de brasileiros com mais de 12 anos costumam se conectar á internet por meio de dispositivos móveis.
  11. “Tenha metas realistas” pois, isoladamente, as mídias sociais tem efeito limitado na mudança de comportamento.
  12. “Aprenda das métricas e avalie os esforços”, pois isso é uma vantagem da comunicação digital.

Os profissionais de saúde corporativa precisam, gradualmente, ter mais contato e aprender a usar as mídias sociais e saber como gerenciá-las. Naturalmente será um processo gradual e não se devem ter expectativas exageradas. De acordo com uma pesquisa da consultoria Forrester Research sobre o uso de mídias sociais divulgada na edição de 23 de janeiro de 2012 na Folha de São Paulo, só um terço dos americanos e europeus atualiza seus perfis em redes sociais, Twitter inclusive, toda semana. A maioria das pessoas são “espectadores”. Neste contexto, seria importante priorizar conteúdos que as pessoas possam simplesmente ver ou ler e não esperar muita interação. Aliás, este é o comportamento que frequentemente observamos também em redes como o Linkedin onde as pessoas fazem conexões, mas raramente interagem ou realizam posts com informações ou comentários.

Fonte: adaptado de Saúde Web

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