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Satisfação do paciente

Satisfação do paciente

A satisfação do paciente é o objetivo máximo dentro de uma estratégia de marketing em saúde. Um paciente insatisfeito pode destruir sua reputação e um paciente satisfeito pode ser seu principal aliado para o sucesso.

A construção de um relacionamento mais confiável e perene é um desafio para os médicos. Principalmente porque o perfil de público atual demanda um atendimento mais integrado, particular e individualizado, em que há espaço para uma interação maior com os médicos e acesso mais fácil às próprias informações de saúde. Requer mais que o tratamento das doenças com qualidade e segurança, requer a sensação de proximidade, que é possível e eficaz quando há preocupação com a satisfação do paciente.

Por que um trabalho de satisfação do paciente?

O paciente é a razão de ser de qualquer hospital, clínica, consultório e profissional da saúde. Sem ele, não há nem a profissão. Torná-lo cada vez mais satisfeito é uma via positiva de mão dupla: faz bem para todos.

Um paciente contente com o atendimento em saúde torna-se um propagador voluntário para fortalecer o reconhecimento do profissional ou da clínica na área em que atua.

Além do mais, saber quais razões levam os pacientes a se sentirem satisfeitos e como foi possível fidelizá-los permite a possibilidade de desenvolver métodos sistemáticos para atrair os demais, evitando referências negativas, e corrigir problemas que impactam diretamente no fluxo de consultas.

Por isso, um trabalho estratégico e personalizado, para monitorar e melhorar a satisfação do seu paciente, é tão importante.

Como funcionam os planos de satisfação do paciente da E-saúde?

Conquistar e fidelizar pacientes em um mercado bastante concorrido como o da área da saúde é um desafio.

Vamos, junto com sua equipe, elencar as principais atividades necessárias, que podem ser desde a implementação de uma pesquisa de satisfação do paciente adequada, até o treinamento de recepcionistas, criação de vídeos para a recepção, análise de ambiente e sonorização, e a elaboração de fluxos de e-mail personalizados para o paciente, para garantir sua satisfação.

O planejamento é feito de tal forma que o resultado final seja o desejo do paciente em vivenciar a experiência positiva novamente, estabelecendo, assim, relacionamentos duradouros e benéficos para todos. É uma forma eficiente de promover uma imagem favorável e motivar as pessoas a escolherem seus serviços.

É a construção de boas experiências, bons relacionamentos, que se revertem em satisfação.

Saiba mais sobre como melhorar o atendimento da sua clínica no nosso e-book 7 dicas para melhorar o atendimento da sua clínica.

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