Blog
marketing médico

Decoração para clínicas: 5 dicas para receber melhor os pacientes

Publicado em: 2 de janeiro de 2017

Decoração para clínicas: 5 dicas para receber melhor os pacientes

Não há dúvidas do efeito que a primeira impressão causa na opinião de nossos pacientes, e investir em um ambiente agradável e confortável é apenas um dos detalhes da decoração para clínicas.

No momento de decorar sua clínica ou consultório, a prioridade sempre deve estar na segurança e imagem de profissionalismo que você precisa passar aos pacientes.

Para esclarecer esses aspectos, explicaremos para você 5 dos principais pontos que devem ser pensados na hora de fazer seu projeto de decoração para clínicas. Acompanhe!

1. Identifique sua persona

Reconhecer sua persona é o primeiro passo para tornar mais fácil o processo de decoração da clínica. Afinal, você será capaz de entender não apenas as principais características de seus pacientes, mas também suas necessidades.

Se os seus pacientes são idosos, por exemplo, é fundamental que a decoração seja pensada para facilitar a locomoção e segurança destas pessoas. Depois desse processo, você estará apto a pensar melhor a decoração para clínica em todos os aspectos, como mostraremos a seguir.

2. Proporcione conforto

Fidelizar o paciente é um processo que já começa na recepção e une tanto uma decoração agradável, como também o tratamento afável das recepcionistas e funcionários do local.

Pense que é neste espaço que o seu paciente passará um bom tempo, já que é onde aguardará atendimento ou marcará consultas. Por isso, não hesite em oferecer conforto, pensando em uma decoração que, acima de tudo, seja funcional. O essencial não pode faltar: lugares confortáveis para sentar e mesas de canto com revistas ou café.

Outros itens também são sinônimos de conforto para o paciente, a depender de quem ele seja, e por isso o reconhecimento de persona é tão importante. Por exemplo, se sua persona for formada por mães com filhos ainda pequenos, oferecer um espaço com brinquedos é um grande diferencial e estratégia eficiente.

3. Acerte nas cores

Cores são a forma mais rápida de passar uma mensagem ou conceito. Na decoração para clínicas, isso é ainda mais importante e pode representar o que diferencia você da concorrência. Ainda assim, algumas regras básicas devem ser seguidas.

O ideal é que toda a clínica seja decorada com cores mais claras. O verde e azul possuem grande potencial na área de saúde. Além de passar tranquilidade, essas cores também representam o cuidado, saúde e bem-estar. Em caso de clínicas exclusivas para mulheres, cores como rosa também podem ser usadas.

4. Use a iluminação certa

O erro de muitas clínicas é subestimar o papel de uma boa iluminação na decoração do espaço. Só com as luzes certas você consegue passar a noção de conforto e bem-estar, tão necessárias em espaços como a recepção.

Nesse ambiente, apostar em uma luz de tom quente é fundamental, porém, nas salas de atendimento ou espaços onde são realizadas o ofício da saúde, é fundamental o uso de cores frias que facilitem o manuseio de equipamentos e visualização das tarefas.

5. Tenha atenção às normas de segurança e higiene

Uma das nuances mais importantes da decoração para clínicas está, claro, em seu papel em oferecer segurança para os pacientes. Isso inclui o acompanhamento de uma série de normas de segurança e higiene regulamentadas pela Anvisa.

É fundamental manter uma equipe de manutenção e limpeza que trabalhem diariamente, ajudando a manter o espaço da clínica limpo. Além disso, mais do que apenas oferecer um bom visual para a recepção, os espaços de trabalho precisam respeitar a segurança dos próprios funcionários.

Sua clínica precisa estar preparada para o descarte apropriado de lixos tóxicos. O espaço também precisa ter medidas protetivas contra incêndios, panes elétricas e até inundações, unindo um design envolvente com segurança.

E então, está pronto para aplicar uma decoração para clínicas eficiente em seu estabelecimento e oferecer uma imagem de profissionalismo para seus pacientes? Deixe seu comentário com experiências, dicas ou dúvidas sobre o assunto!

Guia de marketing para clínicas médicas

Guia de marketing para clínicas médicas

Baixe Aqui