Blog
marketing médico

Como avaliar a produtividade da sua clínica médica?

Publicado em: 2 de dezembro de 2016

Como avaliar a produtividade da sua clínica médica?

Uma empresa que trabalha com planejamento estratégico sabe que ele tem 4 fases: a definição da missão, visão e valores; a análise do ambiente externo e interno; a formulação do plano de ação e, finalmente, o monitoramento e controle. Esta última fase é fundamental pois é nela que está a avaliação da produtividade, que deve ser realizada em qualquer ramo de atuação. Inclusive em uma clínica médica.

Embora a clínica médica ofereça um serviço considerado essencial, não significa que os médicos não precisem cativar os pacientes. Pelo contrário! Com a enorme concorrência, as pessoas têm muitas opções para escolherem qual profissional escolher para realizar um tratamento. Por isso, é fundamental cuidar do atendimento prestado pela clínica.

E é justamente o atendimento em especial, tanto dos médicos quanto das recepcionistas ou de qualquer membro da equipe, que deve ser rigorosamente monitorado. Uma falha de qualquer um dos atores deste processo poderá levar sua clínica a perder pacientes importantes.

Como avaliar os funcionários da clínica médica?

A avaliação de funcionários deve começar pelo próprio planejamento estratégico. Para isso, é preciso traçar metas de produtividade para cada funcionário, para que se possa estabelecer parâmetros de avaliação. Caso fique difícil estabelecer metas individuais, podem ser estabelecidas metas por setor. Veja:

Recepcionistas

Para a recepção, por exemplo, podem ser traçados objetivos como diminuir o tempo de retorno quando o paciente solicita uma informação. Ou agilizar a agenda quando há alguma desistência, entrando em contato rapidamente com pacientes que estão na fila de espera.

Equipe médica

Para os médicos, podem ser estabelecidas metas relacionadas ao tempo de cada consulta, para evitar que os pacientes fiquem muito tempo na sala de espera. Também pode-se prever metas de economia de material, para reduzir o custo operacional da clínica. O importante é que as metas sejam desafiadoras, porém factíveis e passíveis de avaliação ao final do ano.

Já avaliei a equipe. Como posso avaliar a produtividade da clínica?

Existem muitos instrumentos que podem ser utilizados para avaliar a produtividade da clínica. Veja alguns exemplos:

Softwares

Uma boa sugestão é investir em softwares especializados na área de saúde, que permitem realizar a gestão da agenda à distância, verificar as informações dos pacientes, fazer a contabilidade financeira da clínica e muito mais.

Tudo isso pode ser feito por meio do seu celular ou tablet, com os arquivos sendo armazenados em nuvem. Com isso, você tem a oportunidade de monitorar constantemente a produtividade da clínica, podendo tomar atitudes corretivas mais ágeis e eficazes.

Formulários

Você também pode disponibilizar formulários de avaliação para que o próprio paciente avalie a produtividade da clínica. Podem ser incluídas perguntas sobre a agilidade na marcação da consulta, o atendimento dos seus funcionários, o conforto da sala de espera, o tempo que ficou aguardando e, claro, quanto ao seu atendimento como médico.

Reuniões

Crie o hábito de se reunir semanalmente, por pelo menos uma hora, com sua equipe de atendimento. Esse momento será importante para vocês avaliarem a semana anterior e estabelecerem novas rotinas e melhorias que serão fundamentais para a produtividade da sua clínica.

E você, gostou dessas dicas? Compartilhe este artigo com seus amigos na redes sociais e ajude-os a melhorar a produtividade!

Guia de marketing para clínicas médicas

Guia de marketing para clínicas médicas

Baixe Aqui