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Assessoria de Imprensa vs. Marketing de Conteúdo: entenda as diferenças!

Publicado em: 12 de dezembro de 2016

Assessoria de Imprensa vs. Marketing de Conteúdo: entenda as diferenças!

Você provavelmente já ficou na dúvida sobre a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo. Afinal, ambos se dedicam a atrair atenção para a sua empresa baseando-se na publicação de textos informativos, certo?

Apesar de semelhantes, estes dois tipos de trabalho são bem diferentes mesmo sendo igualmente vitais para a saúde de uma empresa e, para ter sucesso, é preciso contar com ambos.

Veja a seguir como é a atuação de cada uma dessas estratégias e entenda quais são as principais diferenças entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo!

O que faz a assessoria de imprensa?

O objetivo principal de uma assessoria de imprensa é conquistar espaço para a sua empresa em veículos de mídia, como TV, revistas, jornais, sites de notícias, entre outros. Ela se responsabiliza pela criação de press releases, treinamento de profissionais para entrevistas, detalhes logísticos envolvendo visitas da imprensa, entre outros.

A assessoria de imprensa trabalha com foco em apresentar os seus serviços para a população. O material desenvolvido por ela pode ser publicado na íntegra pela mídia ou adaptado: o que importa é que ele contenha o máximo de informação possível a respeito do assunto tratado, de maneira que não faltem dados e entrevistas relevantes sobre o tema.

Para que serve o marketing de conteúdo?

Diferentemente dos press releases, o marketing de conteúdo envolve publicações feitas nos próprios espaços da empresa, como site, blog ou redes sociais, por exemplo. Trata-se de um material desenvolvido para agregar valor à empresa ao trazer informações que sejam úteis para o público, de modo que ele passe a enxergá-la como uma autoridade em sua área de atuação.

O marketing de conteúdo é importante para solidificar a presença da sua empresa no ambiente digital. Com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) devidamente configuradas e rotinas de envio de conteúdo para redes sociais e e-mail marketing, você consegue impactar uma parte substancial da sua audiência e fazer com que estas pessoas continuem voltando.

Qual a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo?

Para que funcione da forma adequada, a assessoria de imprensa precisa concentrar esforços de profissionais de múltiplas áreas. Para divulgar um novo lançamento, por exemplo, você deve contar com o apoio de uma equipe focada em diferentes mídias, sendo necessário ter um olhar estratégico para perceber qual a forma mais vantajosa de divulgar suas informações.

As publicações do seu blog podem também incluir assuntos tratados pela assessoria de imprensa, como destaques de lançamentos ou o depoimento de algum profissional importante. No entanto, isso não pode representar a totalidade do que é produzido no marketing de conteúdo: o foco principal desta estratégia é tratar de temas de interesse do público-alvo na forma de posts informativos, evitando propagandas diretas sobre seus produtos ou serviços.

Agora que já sabe a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo, certifique-se de que essas duas estratégias estejam funcionando bem na sua clínica. Afinal, para sempre atingir os seus objetivos, é indispensável contar com a ajuda desses departamentos.

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