6 ferramentas de Marketing Digital na área de saúde

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6 ferramentas de Marketing Digital na área de saúde

Atualizado em: 10/07/2023 | Publicado em: 03/03/2017

Por envolver assuntos complicados e delicados de explorar, muitas pessoas acreditam que é difícil desenvolver uma estratégia de marketing digital na área de saúde. Mas será que a realidade é bem assim?

Na verdade, com o planejamento adequado, é possível atingir seus objetivos por meio da divulgação on-line do seu negócio, como, por exemplo, renovar a imagem da sua clínica ou conquistar mais pacientes. Basta usar a comunicação certa para impactar essas pessoas.

O marketing digital na área de saúde oferece possibilidades valiosas para que as instituições ou profissionais autônomos se destaquem junto ao público que desejam atingir. Afinal, esse ramo conta com alto potencial de promover a confiança das pessoas que buscam tratamentos e vínculos mais significativos.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as ferramentas que podem ajudar a dar o pontapé inicial? Acompanha no texto!

6 ferramentas para o marketing digital na área de saúde

Listamos o que você precisa ter para começar a investir no marketing digital com a sua primeira campanha. Confira!

1. Planejamento de qualidade

Parece básico, mas trata-se de um passo muito importante para garantir a qualidade da sua campanha de marketing digital na área de saúde. Leve em consideração o perfil dos seus pacientes, os principais motivos que os levam a procurar seus serviços e conhecer o que outras marcas da área estão fazendo. Elabore uma estratégia que seja capaz de atingir seu público-alvo de maneira inovadora e assertiva ao agregar valor à sua mensagem publicitária.

Leia também: O que é uma persona e como definir uma para a minha clínica?

2. Site adequado

Não importa qual seja o seu objetivo, conquistar mais pacientes, tornar-se uma autoridade, aumentar sua visibilidade ou melhorar a imagem, você deve contar com um bom site que entregue as informações requisitadas por eles de modo adequado. Isso significa ter uma navegabilidade prática e adaptada às expectativas do seu público-alvo. Lembre-se de garantir que o conteúdo abra corretamente em computadores e celulares, já que a maioria das pessoas prefere esse segundo método.

3. Conteúdo relevante é essencial no marketing digital na área de saúde

Uma forma bastante eficiente de impactar de maneira positiva o seu público é oferecendo conteúdo que ele queira ler. A área de saúde possui diversas oportunidades bem valiosas nesse sentido, sendo possível desenvolver material relacionado à qualidade de vida, doenças, prevenção e outros tópicos de alto interesse por parte dos pacientes. Ele deve ser bem otimizado para aparecer em destaque no Google e maximizar sua exposição.

4. Verba para mídia

Não se iluda ao pensar que dá para obter bons retornos com o Marketing Digital na área de saúde sem investir em mídia paga, principalmente no início de uma estratégia. É um erro desconsiderar a importância desse canal de marketing, já que ele é capaz de aumentar sua visibilidade a um público específico e, se bem gerenciado, traz resultados rápidos.

Faça experimentos em plataformas como Google Ads e de anúncios em redes sociais para conferir o orçamento ideal para atingir seus objetivos. Você pode se aprofundar ainda mais nesse assunto no podcast que realizamos sobre esse orçamento na estratégia. Ouça aqui.

5. Relatórios regulares no marketing digital na área de saúde

Para ter certeza de que as suas iniciativas de marketing digital na área de saúde estão dando certo, é necessário fazer um acompanhamento recorrente dos seus resultados. Todas as suas campanhas precisam desse tipo de levantamento e ele deve ser periódico. Assim, você consegue comparar o seu desempenho ao longo do tempo e detectar tendências que possam ser vantajosas para os seus planos.

6. Ter especialistas ao seu lado

Para um marketing digital na área de saúde que seja realmente profissional, é importante ter especialistas para, por exemplo, não investir errado na hora de fazer os anúncios ou publicar conteúdos que ferem a ética da profissão. Afinal, estamos falando de um ramo sensível, regulamentado pelos conselhos de classe.

Nós até mesmo temos um e-book, chamado “Marketing médico ético: até onde ir na publicidade”. Você pode ler aqui.

A boa notícia é que a equipe da E-saúde é montada por profissionais com grande experiência no marketing em saúde, pois esse é o nosso foco de trabalho. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre nós.

Assim, com todas essas ferramentas em mãos, você já conta com o que precisa para iniciar a sua estratégia. Não deixe de seguir as etapas, já que cada uma contribui para que você chegue mais perto do público que deseja e, consequentemente, atraia para o seu consultório, clínica ou hospital.

Quer saber mais sobre marketing digital na área de saúde?

Como mencionamos, o foco da E-Saúde é atender os profissionais e empresas do ramo de saúde. Portanto, caso você queira aprender ainda mais sobre marketing digital na área da saúde, nós convidamos a nos seguir nas redes sociais. Lá sempre postamos conteúdos educativos sobre o assunto. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Spotify e LinkedIn.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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